Altura certa para instalar arandela no painel de cabeceira!

Atualmente, um ótimo recurso de iluminação disponível para utilização nos quartos são as arandelas, luminárias presas nas paredes. Existem diversos modelos diferenciados no mercado para projetos de iluminação modernos que buscam oferecer a iluminação ideal para momentos mais aconchegantes, sobretudo no período da noite.

Se você está interessado em saber mais sobre iluminação para o quarto, em especial sobre qual é a altura certa para instalar arandelas no painel de cabeceira da cama, acompanhe esse post da Henrilustres para descobrir!

Altura certa para cada tipo de arandela sobre a cabeceira

Geralmente, não são escolhidas lâmpadas de luminosidade intensas nas arandelas para os quartos, uma vez que são mais indicadas para serem instaladas acima das cabeceira ou sobre as mesinhas de cabeceira com intuito de fornecer uma luz mais suave, muito utilizada para momentos de leitura. Ou seja, a arandela é instalada para oferecer uma iluminação mais intimista e acolhedora.

Quando falamos na altura para instalar uma arandela, devemos ter em mente que isso depende do tipo de arandela que você escolher para compor a decoração do seu cômodo.

Em medidas gerais, os decoradores e design de interiores costumam indicar que a arandela seja fixada cerca de 1 metro acima da cabeceira, podendo chegar até 1,60 m, caso se trate de uma luminária articulada, por exemplo.

Partindo do chão, elas devem ficar a uma altura mínima de 1,50 me do piso e, caso você for instalar uma em cada lado do quarto, sugerimos que elas fiquem a uma distância média de 2,5 m entre si.

Essas são recomendações gerais para a instalação de arandelas em ambientes como os quartos, contudo, essas medidas podem variar um pouco dependendo do quarto, da cama e dos restante de móveis que compõem o ambiente.

Confira a seguir alguns modelos de arandelas e suas características para definição da altura de instalação:

Altura das arandelas industriais

Os modelos industriais são luminárias com visual mais pesado que remete às estéticas industriais, por isso, levam muito material metálico, como as hastes e as cúpulas que interferem na altura em que a lâmpada ficará na sua parede.

foto de cama arrumada com lençol listrado claro

Como a maioria dos modelos possuem hastes, inclusive muitas delas são articuláveis, é necessário calcular uma altura diferente para usá-las acima da cabeceira.

O ideal é realizar a medição para se certificar de qual altura deve instalar e qual é a intensidade de luz ideal para proporcionar um ambiente agradável. Ah, uma vantagem dos modelos articuláveis é que os usuários ainda podem ajustar um pouco a altura que deseja na hora que for utilizar a arandela.

Essas luminárias de parede, inspiradas em peças feitas com restos de estruturas fabris, atualmente, apresentam novos traços e dinamismo, sendo um modelo inovador e sofisticado de iluminação.

Altura das arandelas fixas

As arandelas fixas são encontradas em uma grande variedade no mercado, desde as opções modernas até as mais rústicas, são excelentes pedidas para os quartos.

foto de cama branca e cabeceira de madeira

Apesar de também depender do modelo de arandela que você escolher, os modelos fixos, geralmente, são instalados na altura recomendada, entre 1 m e 1,50 m a partir da cabeceira ou da mesa de apoio de cabeceira. Os modelos com cúpula mais fechada proporcionam um ambiente mais intimista, uma vez que oferecem uma claridade mais controlada.

Para a decoração, elas proporcionam um ambiente mais clássico, requintado e aconchegante. É possível encontrar modelos em formatos geométricos ou também em estruturas metálicas com hastes e cúpulas modernas.

Altura das arandelas minimalistas

O minimalismo surgiu como proposta estética trazendo elementos de decoração mais concisos e simplista, reduzidos ao mínimo essencial. Por isso, as arandelas minimalistas apresentam design mais simplista com um conceito que preza por detalhes modestos, mas que proporcionam muito aconchego e conforto ao ambiente.

casal deitado na cama com tablet na mão e arandela de parede ao lado esquerdo

Essas arandelas também podem proporcionar maior disponibilidade de espaço na parede, visto que utilizam muito pouca área útil para serem fixadas.

Contudo, como a maioria dos modelos minimalistas possuem longas hastes, é necessário efetuar todas as medições corretas da altura que se pretende instalar a luminária. Calcule para que a lâmpada da arandela fique a uma altura de 1,50 m da sua cama, por exemplo, que é onde você estará sentado utilizando os benefícios da iluminação.

Altura das arandelas rústicas

Como o próprio nome sugere, as arandelas rústicas remetem aos tempos antigos quando os itens decorativos eram fabricados com materiais encontrados na natureza, como a madeira e o metal.

foto de travesseiros na cama, parede com quadro, abajur e arandela

Por isso, a maioria dos modelos de arandelas rústicos são fabricados em madeira com detalhes em metais em tons que variam entre cinza escuro, bronze e rosé, que trazem uma atmosfera mais campestre e rural.

Essas arandelas não possuem hastes e ficam fixadas na parede, portanto, devem seguir a dica de altura que demos no início que é colocá-las em uma altura de 1 a 1,60 m para que ofereçam uma excelente iluminação para o ambiente.

Para quem possuem móveis rústicos em seu quarto, essas arandelas são opções de luminárias que casam perfeitamente com a decoração do ambiente.

E aí, qual modelos de arandela você vai instalar acima da sua cabeceira? Agora que você já sabe a altura ideal, aproveite e confira nossas dicas de como instalar arandela na parede!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário