Altura de pendente: saiba a ideal para diferentes ambientes

Os pendentes são uma tendência bastante difundida e bem aceita por profissionais da arquitetura e designers de interiores porque oferecem muito mais beleza aos ambientes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como pendurar esses itens, principalmente em relação à altura dos pendentes.

Usados como forma de refinamento e ornamento, os lustres pendentes clareiam áreas específicas, funcionando como pontos de luz para locais estratégicos, como balcões onde se realizam refeições.

Primeiro, é fundamental decidir onde você deseja colocar os pendentes. Depois da escolha, é preciso se atentar a algumas informações que traremos neste post.

Altura de pendente para bancadas: como usar?

Áreas gourmet e cozinhas americanas nunca saem de moda, nelas são colocados balcões estreitos que dividem o espaço e dão um charme total ao recinto. É comum usar pendentes em bancadas justamente para obter uma iluminação mais focalizada, aconchegante e garantir um toque personalizado.

Área interna de uma cozinha com bancada e pendentes pretos.

A altura do pendente colocados em bancadas não deve ser nem baixa demais, para evitar que a luz incida em partes muito pequenas, nem altas demais, evitando que a focalização deixe de funcionar como estratégia. É ideal que o pendente esteja de 75cm a 90cm da base da bancada.

É necessário apelar para o bom senso ao decidir a quantidade de pendentes sobrepostos às bancadas. As mais longas exigem vários pêndulos para uma iluminação adequada, já bancadas menores não comportam muitos itens e ficam poluídas.

Altura de pendente para mesas de jantar

A mesma dimensão de 75cm a 90cm pode ser considerada para lustres sobre mesas de jantar. Aqui é preciso levar em conta que muitas refeições diárias são realizadas no local e que a luz deve ser adequada, não podendo nem criar excesso de sombras nem ofuscar a visão das pessoas.

Por isso, tome ciência de alguns outros pontos: a sua sala de jantar já é bem iluminada? Caso seja, o pendente pode ser usado a 90cm de distância do tampão da mesa de modo a criar um efeito mais aconchegante com luz amarelada.

No entanto, se o seu espaço é escuro e precisa de luz incidente, verifique a possibilidade de deixar o pendente mais próximo à base, mas nunca abaixo dos 75cm. Além disso, outras possibilidades além do pendente podem ser levadas em consideração, como o uso de spots para reforçar a iluminação.

Atente-se ao posicionamento da luminária em pêndulo

Mesas arredondas ou quadradas requerem luminárias centralizadas, mas é possível aplicar um design mais arrojado e inovador com o uso de mais de um pendente que transpasse por toda a mesa. É preciso muita atenção para não exceder e causar desconforto visual.

Altura de pendentes para mesas de trabalho e escrivaninhas

Escritórios e demais locais de trabalho e estudos exigem atenção e é habitual que as pessoas passem muitas horas nesses ambientes. Por isso, a escolha da iluminação é um fator primordial a ser pensado.

Interior de um escritório de trabalho bem decorado.

Para além da beleza, os pendentes em escritórios podem ser utilizados como pontos de luzes principais ou secundárias. É imprescindível pensar no efeito desejado. A altura de pelo menos 75cm de afastamento do objeto deve ser mantida, mas outros aspectos devem analisados, tais como:

  • As bancadas de trabalho ou estudos com aparelhos eletrônicos já são iluminadas, às vezes até excessivamente. Então é necessário evitar pendentes muito próximos aos equipamentos, pois pode causar interferência e cansaço visual.
  • Os escritórios escurecidos e sem lâmpadas bem posicionadas toleram pendentes com pêndulos mais cumpridos e focos de luz direcionados.

Altura do pendente para o quarto

Ao considerar que camas e mesas de cabeceira são mais baixas que móveis de outros ambientes, os pendentes para quartos podem ser instalados de 60cm a 90cm desses artigos. O valor do lúmen das lâmpadas desses pêndulos tem que ser menor, a fim de obter um fluxo luminoso mais baixo.

Essa é uma alternativa bastante funcional, uma vez que contar com iluminação ao lado da cama ou em outras regiões do dormitório evita aquela corrida em busca do interruptor no meio da noite. Também é uma ótima opção para os leitores e muito mais moderno que os abajures, os pendentes baixos auxiliam na claridade focalizada.

Como usar o pendente de cabeceira

A luminária pendente tem sido usada com frequência como um adereço de cabeceira e também como uma forma de auxiliar as pessoas com hábito de leitura noturna ou que levantam durante a noite.

Essa pode ser também uma estratégia para quartos de crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção. Sendo assim, é uma ideia vantajosa para aqueles que desejam elegância e praticidade. Outra opção belíssima é adotar as fitas de luzes de led na cabeceira.

Quanto mais alto é instalado o pendente, mais ampla será a incidência de sua luz. É significativo avaliar a sua intenção e necessidade na hora de definir a altura do pendente de cabeceira.

Luzes em pêndulo para o banheiro: aconchego e sofisticação

Entre as múltiplas opções de luminárias para banheiros, os pêndulos têm ganhado notoriedade por criar uma atmosfera de estilo e refinamento. Seja de teto ou de parede, é ideal que as luminárias sejam alocadas em uma posição mais alta, a 90cm da cuba, se próxima ao espelho, é preciso que não distorça a imagem refletida.

Área de banheiro composta por duas pias, espelho e pendentes de luz pretos.

Em banheiros mais sofisticados e com banheiras, é possível inserir as luzes a 1,60m do chão para evitar que a água danifique o produto.

Diversidade em formatos, texturas, cores e finalidade

Como já mencionado anteriormente, as luzes em pêndulo ganharam notoriedade e, por isso, muitos tipos foram desenvolvidos conforme o anseio de cada pessoa.

Modelos rústicos, industriais, contemporâneos, minimalistas, em cúpula, alongados, arredondados, quadrados, de madeira, em metal, plástico, coloridos, brancos, pretos… são muitas as opções para você adaptar ao seu gosto – e a gente tem um conteúdo completo sobre os tipos de pendentes!

A escolha pela instalação das luminárias pendentes pode ser a possibilidade de renovação de um ambiente. No entanto, atente-se à altura em que ele será posicionado para não transformar um adereço sofisticado em uma grande gafe.

Gostou das dicas? Há muitas variações e formas de instalar o seu pendente em diferentes cômodos, mas temos certeza que este post pode te ajudar! Nos vemos no próximo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário