Como montar o cantinho de leitura ideal? Aprenda de uma vez por todas!

Você já deve ter feito grandes milagres para usufruir de espaços pequenos, quando na verdade a sua mobília necessitava de espaços mais amplos. Ou ainda, você com certeza já deve ter sofrido com uma iluminação precária, quando precisava de uma luz de baixa intensidade e não tão amarelada, para fazer suas leituras diárias.

A verdade é que a forma como os ambientes estão planejados, decorados e iluminados reflete diretamente nas atividades que pretendemos realizar no recinto. Nesse sentido, traçar um bom planejamento estrutural e uma boa decoração ao seu canto de leitura é sempre uma ação inteligente, posto que imprimirá mais qualidade aos seus estudos.

Pessoa deitada na cama com livro no colo cheio de luzes pequenas de cores quentes dentro dele visto de cima

Seja você um estudante a nível médio, superior ou até um leitor de primeira viagem é imprescindível que você se preocupe com o seu cantinho de leitura, afinal, este é um ambiente que exige muito de sua presença e concentração, não é mesmo?

Por isso, nós da equipe Henrilustres trouxemos para você, no post de hoje, algumas dicas práticas de planejamento, decoração e iluminação para que você possa deixar o seu espaço de leitura mais aconchegante e funcional.

A importância da iluminação no ambiente de leitura

A maneira em que a iluminação do seu recinto de leitura está projetada influi diretamente na sua fadiga ou no seu prazer em ler. A falta de um ambiente bem iluminado pode gerar uma série de consequências que podem comprometer a sua saúde ocular.

Você certamente já deve ter sofrido com dores de cabeça e nos olhos, após um longo período de leitura, não é mesmo? Crises de cefaleia acompanhadas por dores oculares durante a leitura podem estar ligadas a tentativas frustradas de leitura em ambientes com  pouca iluminação.

Mulher deitada na cama com um livro aberto na frente do rosto

Então, primeiramente, certifique-se de que a sua mesa de leitura esteja virada para uma janela, pois assim você consegue aproveitar melhor a luz natural do sol durante o dia. Já de noite, não tem jeito, você terá de apostar em uma boa luminária, e aqui nós temos uma opção estilosa e funcional.

O ideal é que a iluminação artificial seja um simulacro da iluminação do sol, posto que assim não há cansaço visual, tampouco haverá excesso de sombras durante a leitura.

Assim, aposte em luminárias de mesa. Além de práticos e funcionais, estes equipamentos são ótimos para focalizar o objeto de leitura, seja este um livro ou uma apostila. Mas, para tanto, é preciso saber posicionar a luminária e adequar a intensidade da luz ao objeto.

Lembre-se de posicionar a luminária sempre do lado oposto àquele que você escreve. Já quanto a intensidade de luz, já existem no mercado algumas luminárias com reguladores de intensidade de luz, sendo ótimas para um ambiente de estudos

Mesa e cadeira: qual altura é ideal?

Saber as medidas de sua mesa e cadeira para leitura é muito importante, não somente para assegurar o seu conforto, mas também para garantir que você não sofrerá com eventuais dores lombares e articulares.

Deste modo, a mesa ideal para um ambiente de leitura deve ter no mínimo 40 cm de profundidade para suportar os seus livros e comportá-los com mais comodidade, 60 cm de largura para garantir maior mobilidade de acesso aos materiais e recursos que você vai utilizar. A altura de mesa indicada para adultos é entre 73-75 cm e para crianças cerca de até 65 cm de altura.

Luminária no canto do quarto em cima de uma mesa de cabeceira

Se você é um adolescente em fase de crescimento, o ideal é apostar em uma cadeira com regulagem de altura, uma vez que na medida em que for crescendo, você pode regular a altura da cadeira. Ademais, uma cadeira com regulagem de encosto e assento também pode ser uma boa pedida, uma vez o processo de leitura pode durar horas e horas.

Se você faz frequentemente leituras pelo computador, é muito importante que utilize uma cadeira com braços reguláveis, de modo que os seus braços fiquem ali apoiados, formando um ângulo de 90º, para a garantia de uma melhor postura. 

Lembre-se sempre de que os seus olhos devem ficar na altura do topo da tela do computador, esta seria a posição correta do seu escopo visual para garantir a qualidade de seus estudos, bem como a qualidade de sua saúde ocular.

Decoração: para um cantinho de leitura mais estiloso

Para decorar o seu cantinho de leitura não há grandes segredos, tampouco um protocolo a se seguir. 

Se você é uma pessoa que preza por organização, optar por calendários personalizados é uma ótima oportunidade de ficar sempre em dia com as tarefas a serem cumpridas no dia a dia, além de poder contar com um acessório de gestão de leitura, uma vez que você pode delimitar previamente as leituras a serem feitas para cada dia da semana. 

Luminária em cima da mesa de cabeceira do lado da cama de casal formando um cantinho de leitura

E sério, não há nada mais gratificante do que chegar ao final do dia e dar um checklist nas leituras concluídas. 

Outra opção funcional e despojada de decoração é pintar uma das paredes do ambiente de leitura com uma tinta de lousa, o que te possibilita escrever e anotar livremente sobre o que leu. Ademais, você pode utilizar a lousa para marcar as frases que mais te impactaram no processo de leitura, concedendo ao ambiente um ar mais cult.

Como poderíamos passar por esse tópico sem falar das famosas estantes de livros? Queridinhas de todos os aficionados por leitura, as estantes são importantes, uma vez que organizam o acervo de livros, criando uma biblioteca particular. 

Atualmente, há um grande rol de modelos de estantes de livros, desde as mais clássicas às mais modernas, mas seja em qual estilo for, podemos brincar com a organização dos livros nas estantes ao separá-los por cor, tema, autor, ordem alfabética e até mesmo por gênero. Aqui vai de sua mente criativa e de suas necessidades específicas.

No mais, vale inserir neste espaço de estudo plantinhas e quadros com imagens emblemáticas de seu gosto para deixar o ambiente ainda mais arejado, confortável e, como não, com toques de sua própria personalidade. Que tal se jogar em quadros com ilustrações de grandes obras literárias?

Organização: uma busca por funcionalidade

Nem todas as pessoas dão muita importância para a organização do ambiente de leitura, mas ela é crucial a qualquer recinto. E uma ótima forma de manter o seu cantinho sempre organizado é utilizando de organizadores como ganchos, cestos, caixas e gavetas para melhor selecionar tudo o que você precisa para se aventurar no mundo dos livros.

Otimizando espaços e transformando cantos de leitura mais agradáveis

Uma dica para organizar os seus materiais é separando-os por nichos, o que pode facilitar e muito o acesso daquilo que lhe é essencial sem grande desprendimento de tempo. Assim, separe um organizador para cada segmento seja ele de canetas, cadernos, planers, post its e, assim, poupe o seu precioso tempo!

E aí, curtiu o nosso post? Para mais dicas como essa continue acompanhando o blog da Henrilustres. Aqui, sempre postamos muitas informações sobre decoração de ambientes. Não deixe de conferir!

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário