Casa Aconchegante: 5 dicas simples e práticas para decorar!

Casa Aconchegante: 5 dicas simples e práticas para decorar!

5 dicas infalíveis para deixar a casa aconchegante

Ter uma casa aconchegante é um dos prazeres da vida moderna, não é mesmo? Saber que, ao chegar em casa, você vai se sentir no seu lar, protegido e seguro. E isso não é tão fácil quanto parece! Mas pode trazer sentimentos e sensações indescritíveis e únicos após um dia agitado no trabalho.

Afinal, atualmente, tudo é muito objetivo e se preza por visuais cleans – que a gente também ama, mas, no geral, não são muito convidativos. Por isso, ter uma casa com um toque intimista e que nos deixa com aquela sensação de lar pode ser o que você precisa para aproveitar ainda mais os momentos sozinho ou em família.

E há várias formas e truques dos quais você pode lançar mão para conseguir esse efeito no seu lar. Por isso, se você quer saber como deixar a casa aconchegante, a Henrilustres preparou 5 dicas simples e práticas que vão otimizar seu dia a dia e transformar o seu imóvel em um lar!

Ficou curioso? Então continue lendo e aprenda mais!

1. Decoração aconchegante de acordo com o seu estilo

Como falar de uma casa intimista sem falar da decoração? Afinal, é esse “detalhe” que vai deixar o seu lar mais aconchegante e fazer você se sentir “abraçado”, não importa em qual cômodo esteja. Mas isso não quer dizer que você precisa abrir mão do estilo de decoração que escolheu para o seu lar para deixá-lo mais intimista.

É fato que alguns estilos naturalmente promovem mais a sensação de aconchego do que outros, mas todos eles podem ficar mais delicados e transmitir essa sensação com os elementos certos. O estilo boho, por exemplo, já traz bastante essa pegada mais intimista, com mescla de texturas, tecidos e cores mais quentes, além dos toques naturais de madeira que são super característicos.

Mas, se você prefere uma casa mais clara, seguindo a premissa do “menos é mais” que tanto abrange o minimalismo, também é possível deixar seu lar mais aconchegante. Aposte em itens decorativos que transmitam essa sensação de conforto, como mantas, almofadas, porta-retratos etc., mas sempre respeitando o estilo, com cores claras e neutras e sem exageros, como é no caso das decorações minimalistas.

Assim, elementos decorativos que deixam o ambiente aconchegante são:

  • almofadas;
  • mantas;
  • fotografias da família;
  • plantas;
  • tapetes.

Essas são só algumas opções, mas podemos ver que o uso de tecidos e a mescla de texturas são essenciais para deixar tudo com esse aspecto de conforto que você tanto busca.

2. Aposte nas cortinas

Usar cortinas pode ser uma forma simples e muito assertiva de garantir o clima que você está buscando para o seu lar. E não necessariamente elas precisam funcionar para bloquear a passagem de luz do ambiente, mas podem ser usadas apenas para torná-lo mais discreto, ou acrescentar no seu visual.

Por exemplo, na cozinha, vale a pena investir em cortinas de renda bem delicadas e sem blackout, para aproveitar a luz natural de fora e garantir um ambiente arejado e bem iluminado. A renda dá um toque nostálgico ao visual, trazendo memórias da infância e da casa da vó – quer mais aconchego do que isso?

Se quiser saber tudo sobre iluminação da cozinha, confira nosso conteúdo completo e exclusivo!

Outra dica é optar por peças de tecido mais natural e cores neutras, como o off white em uma cortina de linho – novamente as texturas vêm com peso para somar no aconchego do seu lar.

3. Invista em uma iluminação estratégica

Outro fator que interfere muito no clima do ambiente com certeza é a iluminação – e a gente já tem dito muito isso por aqui. Se você quer que o espaço fique leve e com sensação de amplitude, uma iluminação geral bem clara pode ser a solução. O e de luz que você usa pode interferir até na produtividade em um ambiente de trabalho.

Para sua iluminação ajudar a trazer mais sensação de conforto para o seu lar, invista em pontos de iluminação indireta, com arandelas ou pendentes. Abajures são excelentes para o quarto, ao lado da cabeceira, deixando o ambiente ainda mais relaxante e confortável.

Usar luzes pisca-pisca também pode ser uma excelente opção, ajudando também na decoração: elas podem ir na cabeceira ou em um mural de fotos, por exemplo, podendo servir até como varal de fotos – fica lindo e personalizado para diferentes ambientes da sua casa.

4. Móveis que abraçam: muito conforto

A escolha dos móveis também é essencial para definir o clima do seu lar. Por isso, preste atenção a essa etapa de mobília e decoração de todos os ambientes da casa. Afinal, o conforto que eles oferecem deve ser para o corpo todo, incluindo os olhos, pois influenciam diretamente no visual de qualquer espaço.

Uma poltrona aveludada, por exemplo, é super bem vinda naquele cantinho da sala, ao lado de um abajur de chão, garantindo um efeito clássico invejável. Para o quarto, puffs almofadados são uma aposta certeira, ajudando na funcionalidade do local também. Além disso, investir em móveis de madeira envernizados é uma ótima forma de trazer essa textura e essas cores para a decoração, deixando-a ainda mais intimista.

5. Tenha o seu cantinho do aconchego

Para que sua casa fique sempre aconchegante sem que você precise mudar toda a decoração do ambiente, você também pode optar por criar um cantinho do aconchego. Esse é um espaço pensado justamente para ter esse clima de conforto com toque intimista, onde você e sua família podem relaxar e se sentirem super à vontade e aconchegados.

Montar esse ambiente é fácil: escolha um local da casa que não tenha tanto barulho e incidência de luz, como um cantinho na sala. No quintal também fica ótimo! Daí, precisa investir em um móvel de qualidade para sentar, como poltronas, puffs ou cadeiras, muitas almofadas e uma manta para dar um charme especial.

Também vale a pena deixar uma luminária discreta no ambiente, criando uma luz indireta, junto a objetos que ajudem a relaxar: livros, perfumes, petiscos, ou até fazer um cantinho para o cinema. Se você tiver crianças em casa, pode ser o espaço perfeito para acalmá-las e prepará-las para uma boa soneca.

Viu só? Com mudanças simples no seu lar, fica fácil ter uma casa aconchegante com uma decoração e iluminação intimistas na medida certa. O que achou das nossas dicas? Conte para nós nos comentários.

Até o próximo post!

Deixe um Comentário