Aprenda a como clarear ambientes escuros sem erro

Aprenda a como clarear ambientes escuros sem erro

É comum que, na hora de mudanças e reformas, muitas pessoas não estejam nem um pouco preocupadas com a decoração. A regra de ouro é escolher os móveis que se gosta, certo? Infelizmente, as coisas não são tão simples.

Uma falta de estratégia na hora do décor pode tornar o seu ambiente bastante escuro e disfuncional. E assim, aquele cômodo da casa que era para te trazer maior aconchego e prazer, acaba por ser o ambiente menos frequentado pelos moradores.

Ambiente com um móvel escuro um abajur apagado  no centro um vaso de planta

A implementação de técnicas simples, mas essenciais, pode devolver ao seu recinto maior harmonia e vontade de ocupação. Logo, se você está sofrendo com ambiente escuros e pouco agradáveis em sua residência, considere as seguintes dicas:

Paredes e revestimentos claros

Manter cores muito escuras nos cômodos com certeza manifestará um ar mais fechado e sóbrio ao ambiente. O mesmo vale para pisos e azulejos com matizes escuras. Logo, optar por pintura e revestimentos mais claros certamente é uma forma de otimizar a difusão de luz no ambiente.

Sala de jantar sofisticada com móveis e paredes claras, bem iluminado

Sugerimos o uso de materiais como o porcelanato, uma vez que são capazes de refletir melhor a incidência da luz natural no recinto, iluminando-o de forma mais contundente. Nas paredes, gelo e palha não tem erro.

Abuse de espelhos

Na Arte & Décor, é básico o uso de espelhos para ampliar os espaços. Além de trazer a sensação de amplitude, espelhos são essenciais para refletir e expandir a luz para diferentes cantos do ambiente.

Hall de entrada com elevadores espelhados, local com bastante iluminação pisos e paredes claras

Para garantir o efeito desejado, o melhor mesmo é dispô-los de frente para aberturas que possuam a maior incisão da luz solar. Lembre-se ainda de buscar colocá-los em um lugar estratégico para possam refletir os cantinhos mais compactos.

Utilize móveis transparentes

A ideia de trazer maior clareza não vale apenas para revestimentos, mas também para o conteúdo dos recintos. Considerar o uso de móveis claros pode tornar o ambiente melhor iluminado, sendo assim, considere o uso de móveis em acrílico.

Grande corredor com móvel planejado claro e portas transparentes

Além de serem muito resistentes e criarem estéticas mais minimalistas, os móveis em acrílico são extremamente funcionais na hora de clarear ambientes mais escuros. Isso porque quando a luz incide não é barrada, mas transpassa o artigo tendo continuidade e, consequentemente, mais poder de iluminação.

Incremente a luz primária com luz secundária

Além dos diversos tipos de lâmpadas que encontramos no mercado, a iluminação de um ambiente também pode ser otimizada a partir do uso de artigos luminotécnicos de luz secundária.

Nesse sentido, optar pelas famosas arandelas nas paredes é uma forma mais contundente de conseguir melhorar a iluminância de um ambiente escuro. Mas, além delas, luminárias de piso e de mesa também podem dar conta do recado e garantir pontos na decoração.

Cozinha sofisticada com mesa de oito cadeiras ao centro, sob um lustre com diversas lâmpadas e na parede uma arandela

Outra forma de incrementar o projeto luminotécnico do ambiente é se valendo das fitas de LED. Além de aumentarem os pontos de luz, ainda são encontradas em diversas cores e tamanhos, garantindo assim maior claridade e uma estética mais despojada.

Quarto de casal, onde a cama fica entre móveis que possuem fita de LED ao redor da cabeceira

Opte por persianas

Se engana você que acha que apenas o tamanho da janela e o material são os únicos responsáveis por tornar o ambiente mais escuro. As cortinas também bloqueiam a passagem de luz, principalmente se forem muito escuras e cheias de tecido.

Quarto moderno com local para guarda as roupas um pouco escuro, possui uma janela do tamanho da parede coberta com uma cortina leve transparente que permite entrada de luz

Se o ambiente já está sofrendo com a escuridão, considere o uso de persianas ao invés de cortinas de tecido. Assim é possível deixá-la semi aberta possibilitando não só a passagem de luz, mas também de ar. E nem precisamos dizer que em ambientes escuros os blackouts estão proibidos, né?

Não se esqueça da luz natural

Se notar, em grande parte de nossas dicas falamos sobre a importância de se atentar para o uso da iluminação natural ao seu favor. Isso porque o ambiente escuro pode ganhar ares de maior desconforto no período diurno.

Quarto com uma grande janela aproveitando a iluminação externa

A ideia de ter que acender a luz em um ambiente residencial durante dias extremamente iluminados não parece e nem é tão confortável. O certo mesmo seria tentar utilizar a luz do sol ao seu favor.

Para isso, você pode considerar a ideia de ampliar as janelas para que os raios solares possam entrar com maior facilidade. Ou ainda, se o ambiente não tiver janela, não há nenhum problema, considere a ideia de utilizar um domus, claraboia ou ducto de luz para torná-lo mais aprazível.

Sala de estar recebendo iluminação exterior

Leve em consideração ainda que quanto menos iluminado o ambiente mais propenso à umidade ele será, o que pode gerar a proliferação de fungos e mofo, logo, abuse o quanto possível da luz solar.

Viu só que com as dicas certas você consegue manter até mesmo um ambiente escuro mais iluminado e aconchegante? Mas, qual das nossas sugestões você gostou mais? Se quer ler mais conteúdos como esse, navegue pelo nosso blog e confira as nossas dicas de iluminação e decoração.

Até mais!

Deixe um Comentário