Como combinar lustres em ambientes integrados: 5 dicas

Como combinar lustres em ambientes integrados: 5 dicas

A iluminação com lustres deixa qualquer espaço sofisticado e completamente elegante, principalmente nos ambientes integrados em que não há separação entre um cômodo e outro, e as possibilidades de decoração aumentam. Esses elementos marcantes mudam a aparência do lugar e geram um efeito de amplitude e destaque que se tornam essenciais.

É importante ressaltar que o lustre é muito mais do que apenas um elemento que proporciona uma iluminação fantástica, sendo também uma ótima opção para agregar na decoração geral. Com modelos mais simples e básicos até os mais robustos e completos com ramificações luxuosas, cada um vai deixar seus cômodos integrados com aspectos diferentes, por isso é importante ter uma atenção extra ao escolher o modelo que vai atender a sua necessidade.

Para que você escolha o lustre ideal e que consiga combinar com seu ambiente integrado, nós da Henrilustres chegamos com essas 5 dicas que vão te ajudar a montar a iluminação perfeita para seus espaços.

Proporções do Ambiente

lustres modernos sala chique

Antes de escolher o seu lustre é preciso analisar as proporções do ambiente, visto que existem lustres pequenos e outros tão grandes que a estrutura de seu espaço pode não suportar. Essas opções maiores de lustre são perfeitas para os locais integrados com teto mais alto e que também têm com pé-direito duplo porque, nesses casos, a amplitude é ainda mais distribuída, e as possibilidades aumentam.

As medidas precisam ser definidas porque tudo vai depender do tamanho dos moradores, da distância entre a mesa e o início do lustre e outros elementos que podem interferir na instalação. Antes de começar a escolher, saiba que nos casos em que os moradores tenham uma altura maior, será necessário deixar o lustre mais alto, enquanto os moradores baixos podem ter o lustre mais distante do teto e próximo do elemento que ele está iluminando.

Um outro fator imprescindível é que a iluminação destaque algo, nos casos das salas de jantar embutidas com uma sala de estar, a dica é que o lustre fique acima da mesa ou na sala de TV , você cria um ambiente mais aconchegante centralizando o lustre nos pontos que precisam de mais atenção.

5 Dicas para combinar lustres em ambientes integrados

Depois de ter as medidas de seu ambiente tiradas e saber qual o tamanho ideal do lustre que deseja, está na hora de combinar os modelos mais adequados para cada caso. Confira essas 5 dicas que preparamos para você deixar sua casa luxuosa e iluminada!

1- Espaços minimalistas

Nos espaços minimalistas, a dica é dar destaque em poucos elementos, que conseguem transmitir uma proposta luxuosa e com detalhes pequenos. E se você for um dos amantes do minimalismo, vai preferir os lustres menores, que além de agregarem com sofisticação, ajudam na composição de menos elementos.

Essa proposta é interessante para otimizar os espaços integrados, porque se for posicionar o lustre no centro do ambiente, eles ajudam como uma decoração clássica e neutra! Opte pelas luzes frias, que expandem um efeito tradicional. Assim, também se classificam como modelos de lustres que ajudam a compor uma sala pequena.

2- Espaços maximalistas

lustre decorativo suíte elegante

Assim como existem os apaixonados pelo minimalismo, os maximalistas se sobressaem com ainda mais elementos, visto que quanto mais, melhor. É claro, que isso não significa jogar elementos aleatórios no ambiente integrado, tudo é bem pensado e a iluminação também precisa ser condizente com o estilo definido.

Nesse estilo de decoração, o destaque se dá nas inusitadas maneiras de incrementar cores, objetos, quadros e, é claro, lustres gigantes, que agregam uma exclusividade única ao espaço integrado, que te leva em conceitos diferentes apenas com elementos direcionados.

3- Ambientes rústicos

Os ambientes rústicos pedem por móveis e elementos com coloração terrosa, utilizando madeira e peças inspiradas em ambientes rurais, os lustres com cúpulas maiores e escuras, além também de poder escolher os lustres com cristal de rocha. É indicado que as luzes sejam em cores quentes, o que orna diretamente com o ambiente rústico.

4- Ambientes contemporâneos

lustre para mesa jantar moderna

Os ambientes contemporâneos contém uma modernidade nos elementos mais compactos e até tecnológicos, os lustres esculturais, um tipo de lustre com formatos mais detalhados são a escolha certa. Despojados, abrem espaço para deixar a atenção direcionada para ele, por isso é preciso que eles fiquem posicionados próximos a mesas e distantes dos locais que contém muitos elementos, para não quebrar a harmonia.

5- Lustre nas laterais

apartamento lustres iluminação moderno

Os cantos e laterais dos ambientes integrados recebem um destaque especial que pode ser levado em consideração ao posicionar uma iluminação. Se o sofá fica próximo à lateral, o lustre pode ficar em cima dele dando um destaque nessa divisão das paredes, mas também se tiver um vaso ou qualquer objeto que possa ser destacado, vale a pena investir em um lustre menor que direcione a luz ao elemento.

Quadros e estátuas também podem receber esse benefício do lustre na lateral. Uma outra opção para esses ambientes integrados é deixar mais de um lustre na lateral de um dos locais e outro na extremidade contrária. Por exemplo, se o ambiente integrado for uma sala de estar e uma sala de jantar, um lustre pode ficar na lateral ao lado do sofá e o outro no canto próximo a mesa de jantar.

Agora que você viu as possibilidades de incluir um lustre em ambientes integrados, não deixe de acompanhar também nosso conteúdo sobre iluminação indireta, fundamental para os locais que também são integrados! Esperamos que tenha gostado desse post, e para saber mais sobre iluminação confira nossos outros conteúdos e continue acompanhando nosso blog!

Deixe um Comentário