5 dicas de como economizar energia: práticas e fáceis

5 dicas de como economizar energia: práticas e fáceis

Uma pergunta simples: o que você faria se economizasse de 100 a 1000 reais de energia por ano? Já daria para juntar uma graninha para uma viagem para praia, fazer a manutenção do carro ou até mesmo pagar aquela parcela atrasada da faculdade, não é?

Até parece uma missão impossível, mas estamos aqui hoje para te mostrar que sim, é extremamente possível reduzir os gastos de energia elétrica. Para isso é preciso que você mude hábitos e crie novas práticas iguais a essas que trouxemos no post de hoje.

Fique com a gente e confira 5 dicas de como economizar energia no dia a dia de formas simples e muito práticas!

A fuga de energia pode estar te empobrecendo

Antes de passarmos às dicas propriamente ditas, é muito importante que você se assegure de que o alto valor em sua conta de luz não está vindo de uma possível fuga de energia.

Para tanto, recomendamos que você apague todas as luzes de sua residência e retire todos os eletrodomésticos da tomada. Após essas ações, certifique-se de que o medidor de energia ficará parado e estável, do contrário pode haver alguma falha na rede elétrica. Entenda também o que é bivolt.

Nesse caso em específico, o ideal é entrar em contato com um eletricista para averiguar como anda a fiação. Isso porque, se houver o problema, mesmo com todos os cuidados, você ainda estará desperdiçando energia por aí.

Cidade iluminada vista de cima

TOP 5 dicas para economizar na conta de luz

Agora, se você identificou que está tudo certo com o medidor, então, é hora de tomar medidas mais específicas e funcionais. Afinal, gastos de energia podem ser facilmente ampliados quando não tomamos as devidas precauções. Confira as nossas dicas a seguir.

Economize a bateria de seu celular

A primeira pergunta que temos para você é a seguinte: quantas vezes você carrega o seu celular por dia? Estima-se que gastamos 0,23 centavos de energia a cada vez que carregamos o nosso celular.

Parece um valor irrisório, mas acaba ganhando maior sustância quando não moramos sozinhos e compartilhamos a energia elétrica com outras pessoas. Quanto mais pessoas dentro de uma residência que utilizam aparelhos móveis maior será o gasto de energia.

Sendo assim, temos uma dica incrível que pode te ajudar a diminuir o gasto com carregamentos de celular. Após alcançar o 100% de bateria, busque nas configurações de seu celular, a opção de baixa energia, assim o equipamento reduzirá o desempenho com aplicativos que estão parados.

Além disso, alguns celulares já contam com o modo noturno, uma funcionalidade que diminui a luminosidade da tela e, consequentemente, os gastos energéticos. Confira se essa é a realidade de seu aparelho.

Verifique as luzes dos painéis de eletrodomésticos

Sabe aquela luzinha vermelha do tamanho de um bolinha que fica na TV assim que você a desliga, ou a luz de display do relógio do microondas? Pois bem, mesmo que esses eletrodomésticos não estejam realizando as suas funções prototípicas, estão conectados na tomada e, portanto, gastando energia.

Afinal, como você acha que aquela luzinha fica acesa? Ora, por meio da corrente elétrica que você está pagando.

Então, o meio mais eficiente de economizar é tirando todos os eletrodomésticos da tomada quando inutilizados, exceto o aparelho da TV a cabo, já que pode desconfigurar a lista de canais.

E só para constar, nunca deixe esses aparelhos na tomada quando for viajar, pois a surpresinha no final do mês pode não ser muito agradável, logo, desligue a chave geral de sua residência.

Raios de luz

Economize a energia gasta com o chuveiro

Indiscutivelmente, o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que geram maiores gastos de energia dentro de uma casa. A regra é clara, quanto mais watts um chuveiro tem, mais energia ele consome.

Um chuveiro de 3.500 watts, por exemplo, consome 0,04 centavos por minuto e 2,44 reais por hora. Se considerarmos uma casa com 4 pessoas, as quais tomam apenas 1 banho por dia, no final de um mês temos um gasto de 48,00 reais por mês.

Mas, então, como reduzir o gasto de energia do chuveiro? Geralmente, quando o chuveiro está no quente, para amenizar a temperatura, abrimos mais o registro, assim jogamos água, energia e dinheiro pelo ralo.

Se quanto mais quente a água mais dinheiro o aparelho tende a gastar e mais fria menor o gasto de energia, quando desligado advinha: o chuveiro não gastará nada!

Entretanto, é óbvio que em dias frios não tem como ficar tomando banhos gelados, mas você pode reduzir o tempo de banho e até mesmo limpar os furinhos da ducha para ampliar a vazão de água, o que tornará o seu banho muito mais rápido e econômico.

Dê uma chance às lâmpadas de LED

Se você acompanha o nosso blog, já deve estar cansado de saber que as lâmpadas incandescentes possuem baixa capacidade de luminosidade, em contrapartida, bem sabemos que muitas pessoas acham as lâmpadas de LED muito caras, já que podem custar até 3x mais do que as lâmpadas incandescentes.

Mas, as lâmpadas incandescentes têm um tempo de vida estimado em aproximadamente 1000 horas de iluminação, já as de LED possuem um tempo de vida útil de 25.000 horas.

Quando você opta por comprar as lâmpadas incandescentes pelo preço etiquetado, achando que está fazendo uma grande economia, na verdade, você está jogando dinheiro no lixo.

Ao longo prazo, o barato sairá caro. Para que você possa ter 25.000 horas da lâmpada incandescente terá que comprar 25 delas, gastando 8x mais do que o valor de 1 lâmpada de LED capaz de te oferecer as mesmas 25.000 horas. Então, já passou da hora de trocar todas as lâmpadas incandescentes de sua casa por lâmpadas de LED, não acha?

Lâmpada acesa

 

Fique de olho no ar condicionado

O ar condicionado certamente é uma das propostas tecnológicas mais incríveis já inventadas e merece, sim, ser utilizado no dia a dia, ainda mais no verão. O problema nunca foi o uso do aparelho em si, mas o uso indevido.

Muitas pessoas ligam o equipamento mesmo que não estejam no ambiente de instalação e o deixam ligado por horas a fio, consumindo muita energia. Então, se quer economizar com o ar condicionado, nunca deixe janelas e portas abertas, do contrário você propicia a evasão de ar e pouca ventilação ao ambiente.

Outra dica importante é manter todos os membros da casa no mesmo ambiente no qual o ar esteja em funcionamento, assim a economia será certa, afinal, um ar condicionado de 1000 watts consome em média 0,66 por hora. Ao final de um mês, deixando o ar ligado todos os dias por 8 horas, teríamos um gasto de 158,00 reais. É muito dinheiro não acha?

Bem, agora que você já sabe como economizar nos gastos com energia elétrica, que tal compartilhar o post de hoje com os seus familiares? Quando muitos estão unidos para alcançar um propósito, tudo fica mais fácil.

Parte do planeta terra visto de perto com pontos de luz

Se gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas como essa, fique por dentro de nossas postagens semanais. Aqui você encontra conteúdos diversos e úteis para melhor otimização de projetos de iluminação e Arte & Decor.

Até semana que vem!

Deixe um Comentário