Como instalar pendente no gesso em 4 passos? Descubra!

As luminárias pendentes, ou simplesmente pendentes, são opções de iluminação que agregam muito em vários estilos de decoração. Além disso, elas também têm uma função muito importante nos projetos de iluminação, que é a de trazer a lâmpada um pouco mais para baixo, oferecendo uma iluminação mais próxima do usuário.

Atualmente, é possível encontrar os pendentes em formatos, estruturas, materiais e cores diferentes, agradando às mais variadas preferências para a decoração de interiores.

Então, se você está pensando em investir em pendentes para o seu projeto de iluminação, nós vamos trazer aqui um passo a passo prático para instalar o seu pendente com facilidade aí no seu espaço!

Materiais para instalar pendente no gesso

Antes de iniciar o passo a passo, é válido ressaltar as características do gesso, que é um material muito frágil, então, é muito importante ter muito cuidado ao trabalhar com ele. Você pode danificar o seu forro de gesso facilmente caso imprima muita força ou coloque muito peso nele. Então, faça o processo com muita atenção e sutileza.

lista de materiais para usar para instalar pendente no gesso

Além dos pendentes que você escolheu, que descem do teto através de cabos elétricos, anote o restante dos materiais que você irá precisar:

  • Fita isolante ou conector por torsão;
  • Chaves de fenda;
  • Chave Philips;
  • Alicate universal;
  • Furadeira (a broca vai depender do peso da luminária escolhida);
  • Trena;
  • Lápis;
  • Chave hexagonal;
  • Travessas para forro de gesso (conhecidas como pés de galinha);
  • Escada de alumínio.

Passo 01: faça um pequeno furo no gesso

Antes de tudo, é importante que você desligue a rede elétrica para que não corra o risco de acidente, como choques inesperados quando você estiver realizando a operação. Então, desligue a chave correspondente ao circuito elétrico onde você irá instalar o seu pendente.

pendente aceso ao fundo e frase sobre passos para instalar pendente em gesso

Caso o seu pendente for substituir alguma lâmpada do seu ambiente, você não precisará realizar nenhum furo, pois usará o mesmo da lâmpada.

Contudo, se pendente for adicionado ao seu espaço como mais um ponto de iluminação, será necessário realizar o furo pelo qual ele ficará pendurado.

Então, com a furadeira, você realizará um furo pelo qual passará o cabo do pendente. Para garantir assertividade, é válido efetuar a medição correta da posição em que você pretende instalar o seu pendente. Bem devagar, realize o furo com calma no centro da marcação no forro de gesso.

Claro que, além desse furo, você precisará de outro ponto aberto no forro para ter acesso aos fios elétricos e realizar a instalação. Esse ponto pode ser de uma luminária embutida ou um plafon instalado no gesso, que você irá retirar do local para passar o fio do pendente.

Passo 02: ajuste a altura que ficará seu pendente

O próximo passo a ser realizado é ajustar o comprimento do cabo e fazer a sua fixação. Existe uma altura recomendada que o pendente deve ficar em relação ao chão, que é de 2,10m, contudo, isso pode variar dependendo do ambiente e do objetivo que se tem com a luminária.

Por exemplo, se você pretende usar sua luminária sobre mesa ou uma bancada em uma cozinha planejada, o recomendado é deixar em uma altura entre 70 cm e 90 cm da base até o tampo para oferecer uma iluminação mais focada.

Então, calcule o comprimento do cabo para que o pendente fique na altura que você necessita. Caso tenha excesso de cabo, basta cortá-lo, mas lembre-se de deixar um pouco de folga para realizar a ligação elétrica.

Passo 03: realize a instalação elétrica

Esse passo será mais fácil caso você já tenha experiência com a ligação entre fios elétricos, visto que aqui não será diferente. Use o alicate para fazer a decapação das pontas dos fios elétricos que você irá unir (os da luminária e os da rede elétrica da sua propriedade).

Com as pontas dos fios desencapados, realize a ligação entre eles utilizando o conector por torsão ou a fita isolante. E lembre-se de que você não deve deixar que as duas conexões tenham possibilidade de ter sobras de fios, para não correr o risco de elas se tocarem entre si, visto que isso gera um curto-circuito e danificará a sua rede. Sempre deixe as extremidades dos fios bem acabadas.

Passo 04: fixe o pendente e a canopla

Por último, basta realizar o processo final de fixação do pendente na altura escolhida. Você precisará fazer um pequeno nó no cabo da sua luminária pendente na parte que estará para dentro do gesso, assim, ela ficará bem fixada.

Então, suba a canopla até ficar bem rente ao teto e aperte o parafuso para fixá-la na posição correta, finalizando a instalação do seu pendente. Após se certificar de que tudo está instalado corretamente, é hora de testar se a iluminação realmente está funcionando.

Ligue a rede elétrica da sua residência ou sala comercial e teste a sua luminária. Confira qual é o efeito que ela te proporcionará e aproveite!

E aí, preparado para instalar o seu pendente no seu ambiente? Aproveite e leia nosso post sobre os tipos de pendentes para ter mais parâmetros para escolhe o seu!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário