Como instalar sensor de presença? A Henrilustres ensina!

Como instalar sensor de presença? A Henrilustres ensina!

É fato que ambientes bem iluminados proporcionam melhor visibilidade e segurança. Mas o que acontece quando você sai de manhã, esquece as luzes acesas e só volta à noite? E quando certas regiões e estabelecimentos precisam de mais segurança? Há uma solução!

Se você quer trazer mais otimização para sua casa ou outros espaços, além de segurança, principalmente nos momentos do dia que está escuro ou ao anoitecer mesmo, a Henrilustres, então, ensinará como instalar um sensor de presença com dicas fáceis e muito práticas, além de explicar um pouco mais sobre o dispositivo. Então, acompanhe o post para saber mais!

O sensor de presença e sua importância

simulação de sensor de presença em desenho

A tecnologia está sempre em evolução e, como exemplo, temos a história da lâmpada, desde que Thomas Edison a inventou há décadas. Sendo assim, as automatizações para esse serviço também mudaram, tanto para tornar tudo mais econômico quanto para facilitar a rotina.

Há muitos anos, os lampiões das grandes avenidas e ruas precisavam ser acesos e apagados manualmente, sempre havia alguém que acordava bem cedo para apagá-los e, ao final do dia, acendê-los novamente.

Com a energia elétrica, interruptores foram criados para maior praticidade e esses são usados até hoje. Mas, há alguns anos, o sensor de presença apareceu e, com ele, ainda mais facilidade na hora de acender e apagar as lâmpadas.

O sensor de presença nada mais é do que um dispositivo que detecta uma pessoa, animal ou movimento dentro de seu raio de alcance e aciona o sistema para que uma lâmpada seja acesa como resposta ou outros equipamentos aos quais ele esteja ligado. Esses aparelhos podem estar tanto na parede ou no teto. E existem três tipos dele:

  • Infravermelho: detecta a presença de alguém pelo calor corporal;
  • Micro-ondas: detecta algo quando o pulso de ondas emitidas é interrompido;
  • Ruídos: detecta uma presença a partir do eco das ondas sonoras emitidas, que não são audíveis pelos humanos.

imagem de casa sendo vista por sensor de presença por temperatura

A importância de se ter um sensor de presença é, principalmente, pela segurança. Independente de estar instalado em residências ou empresas, eles iluminarão todo o espaço assim que detectarem alguém, tornando tudo mais visível. Além disso, eles são ótimos se você gosta de economizar energia, afinal pode acontecer da luz ficar acesa por muito tempo sem precisar, e isso afeta bastante a conta elétrica no final do mês.

Como instalar sensor de presença: passo a passo simplificado

Apesar do que algumas pessoas podem achar, a instalação desse produto se assemelha à de um interruptor comum. Mas para realizar, é preciso ter a atenção e o cuidado de desligar a energia geral do espaço para que não haja riscos altos de levar um choque. Depois, siga os passos conforme o tipo de sensor de presença:

Com lâmpada e sem interruptor

banheiro público com sensor de presença sem interruptor

Se você quer saber como instalar uma lâmpada com sensor de presença, esse é o momento! Nesse sistema, é usado um pouco de energia para que o circuito fique ativo, mas esse gasto é mínimo por toda a segurança que promove. Para instalar:

  1. Identifique quais são os frios neutro e fase;
  2. Pegue os fios e os conecte nas entradas indicadas, o neutro para neutro e fase para entrada de fase;
  3. Inclua a fiação da lâmpada que será usada no circuito;
  4. Ligue o cabo neutro na entrada indicada do receptor da lâmpada;
  5. Conecte o cabo de retorno à fase da lâmpada para, depois, ligá-la ao sensor.

Fazendo esses passos, a troca da lâmpada será muito mais segura, não haverá risco de choque e o sensor funcionará perfeitamente.

Com lâmpada e com interruptor

Se você desejar, tem a opção de colocar o seu sensor de presença com um interruptor, caso precise manter a luz acesa por mais tempo, entre outras coisas. Isso também não é difícil, é quase igual o modo de instalação interior, confira:

  1. Ache quais são os frios neutro e fase;
  2. Conecte-os às entradas indicadas;
  3. Adicione a fiação da lâmpada que será usada;
  4. Pegue o cabo neutro e o ligue na entrada do receptor da lâmpada que é indicada;
  5. Conecte o cabo de retorno à fase da lâmpada;
  6. Tenha um cabo derivado da ligação entre a lâmpada e o sensor;
  7. Coloque o cabo derivado na entrada de cima do interruptor;
  8. Pegue outro cabo derivado para que seja conectado ao fio de fase ligado à segunda entrada.

Ainda, há os sensores de presença em soquetes, eles já vêm praticamente funcionando, só é preciso conectar a lâmpada no soquete e, pronto, tudo certo para usar!

Está claro sobre a facilidade de como instalar um sensor de presença, seja em residências ou estabelecimentos, não é? Despende um pouco mais de tempo para a instalação, mas, depois, só há vantagens pessoais, como conforto, segurança e bem-estar, e econômicas.

O que achou do passo a passo? Realmente não é algo difícil, certo? Basta seguir tudo certinho e logo você terá o sensor de presença bem instalado. E para conferir outras dicas de iluminação para ambientes residenciais, comerciais e industriais, continue acompanhando o blog da Henrilustres!

Deixe um Comentário