Como instalar um refletor de LED? Passo a passo fácil!

A evolução da tecnologia é constante e cada vez mais as pessoas querem que elas promovam um mundo sustentável e menos poluído. Se você faz parte desse grupo que busca fazer mudanças para conseguir sustentabilidade, instalar iluminação de LED é um começo muito proeminente.

Se você já decidiu ou ainda está considerando a opção de adicionar os refletores de LED, saiba quais são as vantagens de optar por luz LED e como aplicá-la na sua casa ou empresa. Veja:

Quais os benefícios e as vantagens dos refletores de LED?

Se você está buscando por economia e segurança, esse tipo de iluminação de LED nos apresenta grandes vantagens e benefícios em comparação aos refletores tradicionais. Essas lâmpadas estão cada vez mais versáteis e em inúmeras opções, podendo ser utilizadas em qualquer ambiente, desde áreas internas quanto externas.

Refletor de Led em fundo escuro.

Com uma economia significativamente maior que os outros tipos de lâmpadas, o LED nos oferece também uma maior durabilidade, resistência, potencialização de cores e sustentabilidade.

Todos os tipos de refletores possuem bastante resistência e uma ampla variação de cores, porém os de LED garantem até 3 vezes mais durabilidade e intensificação do policromático.

Um refletor de LED pode ser usado em áreas externas?

Sim, as luminárias de LED são bastante comuns em piscinas e jardins. Pela sua grande variações de cores e pela sua intensidade luminosa, conseguem dar destaque aos pequenos detalhes.

Outra vantagem desses artigos de iluminação é que fazem com que a luz se dissipe mais pelo ambiente, garantindo harmonia e equilíbrio nas cores. Ainda, além de não emitirem raios UV ou IV, o material que é fabricado, em sua maioria, é reciclável.

Agora que você as conhece as vantagens e os benefícios dos refletores de LED, veja o passo a passo de como fazer a instalação dessas luminárias.

Instalação de refletores de LED: passo a passo

Seguindo todas essas nossas dicas, você conseguirá instalar um refletor de LED de uma maneira fácil e prática.

Checklist de como instalar refletor em retângulo preto dentro de fundo branco.

1- Análise do ambiente:

Antes de começar a instalação, é muito importante avaliar o lugar em que essa luminária será adicionada. Como é um tarefa que exige o manuseio de fios elétricos, é necessário garantir segurança, por isso confira se a energia está totalmente desligada, antes de começar o processo, e não deixe muitos fios juntos, porque podem causar um superaquecimento na rede elétrica e provocar curtos, incêndios e até uma danificação na estrutura da resistência.

2- Avaliação da voltagem

Depois de analisar o espaço, é fundamental conferir se a voltagem do prédio está em concordância com a do refletor, para não acontecer gastos desnecessários.

3- Identificação dos cabos

Geralmente existem 3 tipo de fios que merecem uma atenção redobrada:

  1. Fio neutro: frequentemente exibido em cores como azul claro ou branco.
  2. Fio terra: amarelo listrado com verde ou apenas verde.
  3. Fio fase: quase sempre é apresentado pelas cores vermelho, preto ou marrom.

4- Conexão dos fios

Agora que você já identificou os fios, é hora de conectá-los. Iremos apresentar dois métodos de instalação: instalação com fotocélula e com um interruptor para você escolher a forma que seja mais adequada e funcional no seu caso:

Como instalar um refletor de LED com fotocélula?

A fotocélula é um tipo de receptor comum e que, internamente, possui um circuito elétrico que necessita ser alimentado por fios neutros e fios fase. Todo relé fotoelétrico possui um esquema de ligação, sendo que o fio neutro da rede elétrica deverá ser ligado no fio fase da fotocélula, depois use fita isolante para fazer uma boa vedação.

Em seguida, ligue o fio neutro do dispositivo no fio neutro da lâmpada, juntamente com o fio da rede elétrica. Por último, conecte os fios fase da lâmpada e do relé elétrico, lembre-se de fazer a vedação com a fita isolante e está pronto!

Como instalar um refletor de LED com um interruptor?

A instalação no interruptor não se diferencia muito do com a fotocélula. Nesse caso, o fio terra não será utilizado, então, fazer o isolamento dele com fita isolante é importante.

O próximo passo é bem simples, basicamente você deverá unir o fio neutro no fio da sua rede elétrica e da mesma forma unir o da fase ao outro fio que sobrar, garantindo sempre uma boa vedação em todas as conexões.

5- Posicionamento do refletor

Para finalizar todo esse processo, você deverá verificar o posicionamento desse refletor e adequá-lo à altura da luz para que fique em um ângulo de 90°. Esse passo é importante para que não ocorra nenhum acúmulo de água no local.

E então, aprendeu a instalar um refletor de LED? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso post sobre qual o melhor refletor de LED para áreas externas e garanta um ambiente muito mais agradável e aconchegante.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente ficaremos feliz em te ajudar. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário