Como limpar lustre de cristal: 4 dicas práticas!

Como limpar lustre de cristal: 4 dicas práticas!

A limpeza é uma atividade rotineira e que traz uma sensação de bem-estar à medida em que deixa sua casa mais aconchegante e confortável. No entanto, há alguns lugares que são mais difíceis de serem acessados e que podem ser uma verdadeira dor de cabeça para os amantes de ambientes limpos e organizados.

Um grande exemplo são os lustres – são peças lindas e que acrescentam muita elegância e sofisticação aos ambientes, no entanto, geralmente, também são muito delicados e por isso é necessários todo um cuidado ao serem manuseados para não quebrá-los ou até mesmo acabar se machucando.

Por isso, é muito importante fazer essa limpeza de forma adequada. Se você tem um lustre em sua residência e deseja deixá-lo limpinho e sem nenhum vestígio de sujeira, continue com a gente e aprenda como limpar lustre de cristal de forma eficiente.

Atente-se aos cuidados

Devido ao fato de que são posicionados no teto, os lustres são ideais para conseguir uma iluminação mais ampla e abrangente por todo o ambiente. Isso também significa que é necessário se atentar aos cuidados que você deve ter com o item, uma vez que se trata de um objeto delicado e que pode se quebrar com muita facilidade.

Além disso, é importante se atentar à altura do lustre no momento da limpeza. Escolha com cuidado um equipamento no qual você possa se apoiar, de preferência uma escada, e lembre-se de verificar se ela está apoiada com firmeza no chão, sem espaços entre os pés para que ela não fique balançado e para que você possa alcançar o topo da peça de iluminação.

Além disso, é preciso se atentar em relação à eletricidade, isso porque há riscos de choque elétricos se houver algum problema em relação à instalação do lustre. Por isso, para sua segurança, procure um profissional especializado no momento da instalação para evitar quaisquer problemas ao longo do tempo. Para se certificar de que não há nenhum risco com a eletricidade, desligue a chave de energia.

Por fim, alguns lustres de cristais possuem peças pequenas e que podem contar materiais cortantes, como vidro e cristal – caso queira entender a diferença entre os dois, confira nosso post com o tema. Assim, atente-se no momento em que for manusear os componentes de seu lustre. O ideal é usar uma luva produzida em materiais que evitam cortes.

Conheça as principais dicas para limpar seu lustre

Pensando na dificuldade existente para limpar e manter seu lustre de cristal longe da poeira, separamos algumas dicas valiosas para você guardar e que irão auxiliar grandemente em sua rotina de limpeza, confira:

1. Use um pano com álcool

O melhor método para começar a limpar qualquer coisa é com a ajuda de um pequeno pano com álcool, que consegue auxiliar a remover também as bactérias existentes na superfície dos componentes do lustre. Além disso, o líquido também é ideal para superfícies de vidro, pois consegue fazer com que elas fiquem mais lustradas e luminosas.

2. Use um pano adequado para limpeza

Além disso, é preciso que você se atente a escolher um pano que não deixe sujeiras sob a superfície dos componentes do lustre, isso porque alguns tecidos não são os ideais para realizar limpezas e acabam deixando pequenos fios que podem ser notados por pessoas mais detalhistas.

3. Passe um pano seco após a limpeza

Para dar um acabamento às partes do lustre, você pode usar um pano seco para se certificar de que não ficou nenhum rastro de sujeira e ainda conseguir fazer com que a iluminação fique com mais brilho. Aqui também cabe a dica que mencionamos acima, use um pano adequado.

4. Use água e amaciante para manter a limpeza

Por fim, temos essa dica de ouro que você precisa levar com você para sempre. Em um recipiente, adicione água e uma tampinha de amaciante de roupas. Use um pano adequado para passar no lustre e assim você estará criando uma camada de proteção que consegue manter seu lustre distante da sujeira por muito mais tempo. Assim, você tem mais tempo para você e não precisa ficar se preocupando com limpeza com tanta frequência.

Essa dica é tão valiosa que também serve para os móveis de sua casa. Crie uma camada de proteção contra a sujeira e mantenha todo o seu ambiente limpo por muito mais tempo.

Seguindo essas dicas, seu lustre de cristal estará sempre limpinho e você não irá se importar tanto com a limpeza ao passo em que a sujeira não irá mais marcar presença por aí. O ideal é fazer essa limpeza ao menos uma vez por mês para garantir com propriedade que não há nenhuma sujeira no lustre.

O que você achou dessas dicas? Aproveite a leitura para conferir nosso post sobre intensidade luminosa e entenda melhor sobre como ela funciona. Agradecemos a você por ter lido até aqui e nos vemos no próximo post. Até lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário