Como valorizar seu espaço pequeno com iluminação indireta

Em espaços pequenos, cada detalhe faz a diferença na hora de criar um ambiente aconchegante e funcional através da decoração, e certamente o recurso da iluminação indireta é capaz de criar efeitos muito especiais na valorização de de seu espaço.

Como funciona a iluminação indireta

Dentre os recursos de iluminação que as vertentes atuais da decoração dispõem, certamente a iluminação indireta é um dos mais versáteis e amados. Isso porque ela pode ser pensada sobre muitas técnicas diferentes, e consiste, basicamente, na incidência indireta da luz

Essa luz indireta é quebrada por algum item, como luminárias, arandelas, sancas ou até outros itens decorativas que são sobrepostos ao foco, suavizando sua incidência pelo ambiente, comum especialmente em instalações em tetos de gesso e embutidas através de áreas da casa.

As propriedades decorativas da iluminação indireta

iluminação indireta pendentes

Com a quebra do foco direto da luz, o efeito mais imediato da iluminação indireta é uma espécie de suavização do ambiente, e o design de muitas decorações se beneficia fortemente disto.

Mas a iluminação indireta não precisa ter unicamente essa propriedade “minimalista” e branda, pelo contrário, justamente por ser tão mais sutil, ambientes que buscam uma decoração mais exuberante podem apostar em múltiplos focos usando lâmpadas quentes sem causar nenhuma espécie de estranhamento ou ‘choque’.

Os espaços pequenos

Há uma tendência na redução do espaço médio, seja para moradia, seja para fins comerciais ou recreativos indoors, e essa nova tendência exige uma readequação, uma nova forma de pensar e valorizar as propriedades destes ambientes.

Os pequenos espaços não precisam parecer exíguos ou limitados, pelo contrário, muitos braços do design de diferentes áreas têm despendido atenção sobre o tema do espaço pequeno e os resultados têm sido cada vez mais produtivos.

As demandas dos espaços pequenos

O primeiro aspecto de um espaço pequeno costuma ser o aconchego. E esta propriedade pode ser muito bem explorada para compensar outras limitações como – óbviamente – o espaço.

Mas o espaço também pode ser ampliado por meio de efeitos simples, mas bastante efetivos. Veja alguns exemplos:

  • Distribuir espelhos nos cantos e nas áreas convergentes dos espaços, de forma que seja possível ter sempre uma vista ampla do ambiente, criando uma sensação de completude.

iluminação indireta espelho

  • Tons claros, neutros e até pastéis ajudam a aumentar, tanto a sensação de uniformidade quanto de conforto do espaço.
  • Mobílias bem distribuídas podem fazer toda a diferença; optar por um número reduzido mas conciso de itens, funcionais e decorativos, o “menos é mais” é uma regra dourada na decoração de espaços pequenos, mas isso não significa necessariamente que você não possa investir em designs mais exuberantes.
  • A iluminação é a grande chave para valorizar espaços pequenos, especialmente iluminação natural ou que a simule. Focos muito quentes e diretos de luz podem causar certo desconforto e, em espaços curtos, os raios encurtados podem causar um efeito indesejado na valorização. Veja também sobre sanca de gesso invertida.

Como utilizar com propriedade a iluminação indireta em espaços pequenos

A simulação da luz natural, mais sutil, faz maravilhas no ambiente em relação à sensação de conforto. Mas quando falamos de iluminação indireta, luzes mais amarelas e intensas também encontram seu lugar.

Na sala de estar

iluminação indireta sala

No ambiente de sala de estar, você pode optar por usar um único foco de luz central entre a área de estar e jantar, como um painel mais extenso, ou pode optar por dois focos distintos de iluminação indireta, um em cada ambiente.

Sancas combinam perfeitamente com salas, espaços com sofás longos, enquanto uma luminária pendente valoriza mesas de jantar pequenas ou bancadas. Já na área de cozinhar, spots de led brancos dão amplitude e conforto para trabalhar nas panelas.

O recurso do dimmer combina especialmente com o ambiente de sala.

No quarto

iluminação indireta quarto

A incidência da luz tem uma função especial no quarto: criar condições propícias para uma boa produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Luzes amarelas bem suaves e com focos indiretos são muito bem-vindas; os quartos com penteadeiras, por sua vez, podem ter sua iluminação própria no esquadro do espelho, que também ajuda a ganhar em efeito de expansão do espaço.

Para espaços de leitura, tanto uma luminária tradicional de mesa quanto suspensas ou embutidas são ótimos recursos.

Nos corredores entre os quartos, arandelas não quebram o tom dos ambientes e são focos suficientes.

No banheiro

iluminação indireta lampada

O banheiro costuma ser um caso especial, ainda mais em espaços pequenos: enquanto é preferível uma luz branca e forte sobre o espelho do lavabo caso seja o espaço para maquiagem, o ambiente de banho fica muito mais relaxante com uma luz amarelada e branda

Para espaços mais relaxantes, opte por luzes quentes, enquanto espaços de foco, trabalho e socialização ficam mais energizados com luzes brancas. Além das instalações imóveis de luz indireta, que podem ser embutidas ou customizadas com luminárias de no teto, vale a pena investir em abajures móveis; altos para a sala, de mesa para os quartos.

Investindo em decorações mais vivazes e de cores exuberantes, luzes mais fortes, obstruídas por itens decorativos podem ter ótimos resultados também, desde que a iluminação esteja posicionada na direção adequada para evitar o efeito de ofuscação. Você pode valorizar itens mais centrais de sua decoração, como estátuas ou cantos especiais da casa.

 Em salas comerciais e lojas

iluminação indireta recepção

Conforme as casas acabaram diminuindo, o mesmo aconteceu com os disputados espaços comerciais. As técnicas de iluminação para a valorização, especialmente das áreas de convivência e atendimento ao público de escritórios, já têm investido em iluminação de foco para valorizar seus logos e propiciar espaços mais relaxantes em salas de espera.

Já nas partes onde o trabalho costuma acontecer, a iluminação indireta é um pouco mais intensa e disposta, de forma a não cansar a visão dos colaboradores, mas ajudar na focalização de modo confortável.

Nas lojas, especialmente em pequenas salas de shoppings e centros comerciais, tudo precisa ser ainda mais bem planejado a fim de valorizar produtos, prateleiras ou logos; a vitrine muito bem iluminada é indispensável.

iluminação indireta quarto home office

O foco generoso com luz dirigida sobre as prateleiras também destaca os itens à venda, mas entre os ambientes de provadores, balcão e áreas livres, a iluminação indireta é uma boa opção para evitar a saturação do ambiente, permitindo uma área de descanso na permanência dos clientes. 

Os espaços pequenos merecem ainda mais carinho em sua valorização, para que ampliem ainda mais sua atmosfera de aconchego, e nesse ponto, a iluminação faz toda a diferença.

No blog da Henri Lustres você encontra uma série de dicas de iluminação, decorativa e funcional, e em nossa loja, uma série de artigos de primeira qualidade, feitos à mão e projetados de acordo com suas demandas, faça uma visita em nossa página, conheça nosso trabalho e tire suas dúvidas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário