Decoração com lâmpadas: saiba como aplicá-la

A iluminação, por mais sutil que possa parecer em certas situações, é uma das partes mais marcantes de uma decoração, influenciando na disposição do ambiente e na forma como os demais itens decorativos são percebidos. A decoração com lâmpadas oferece uma série de perspectivas novas para pensar seu espaço.

Porque decorar com lâmpadas

Falar sobre decoração e iluminação  envolve mais de uma maneira de como se apropriar desses acessórios da casa como uma peça decorativa. Projetos luminotécnicos sofisticados podem aproveitar, ao mesmo tempo, a disposição da luz e seu design para agregar ao tema da ambiente, ou podemos também falar de algo completamente diferente, como artesanatos do it yourself utilizando lâmpadas usadas.

Foto com foco em uma lâmpada como decoração e o fundo desfocado

Um projeto com lâmpadas decorativas

Hoje o design das lâmpadas já não se divide apenas entre os lustres suntuosos e as nostálgicas lâmpadas de filamento. Felizmente, hoje é possível adquirir tanto uma como outra de forma acessível, com materiais alternativos, que viabilizam tanto o preço quanto o nível de consumo e qualidade.

Fotos penduradas no teto como decoração

Mais do que isso, plafons, arandelas e arranjos de iluminação podem ter grande valor decorativo por si mesmos.

Em casas com aspecto mais cru, industrial, um trilho de eletricidade que, ao invés de tons neutros, é destacado, combina muito bem com espaços mais rústicos ou industriais, assim como plafonds e luzes mais quentes, com ambientes que buscam simular mais aconchego, com peças de cores neutras ou pastéis, exemplo.

Muitas luminárias móveis costumam ter mais função decorativa de ambiente, como em espaços de leitura, do que regularidade de uso, por exemplo, e muitas vezes acabam sendo o detalhe especial para ditar o tom de um espaço como este, não é mesmo?

Lâmpadas de filamento de carbono ou LED

Mas um item que tem feito muito sucesso e parece desenhado para criar decorações deslumbrantes é a lâmpada de filamento de carbono ou LED que simulam as antigas lâmpadas incandescentes mas com os bônus de terem um consumo várias vezes reduzido, não aquecerem o ambiente e também não ofuscarem a visão, unindo o melhor de dois mundos: o design vintage de bulbo, pêra e tubo das incandescentes com a economia e qualidade das LEDs.

Foto de uma lâmpada pendurada como decoração

Por terem uma iluminação suave, podem ser utilizadas em pendentes decorativos como parte central de espaço da casa ou em lojas sem, para isso, causarem qualquer tipo de desconforto visual ou de temperatura com sua irradiação.

Pendentes 

A iluminação como peça central de decoração não é uma ideia nova, mas graças à tecnologia usada nas lâmpadas atualmente, é possível trazer peças mais suntuosas e carregar mais a decoração sem causar uma saturação na iluminação.

Fotos de várias lâmpadas de cores quentes penduradas no tento de forma decorativa

Pendentes industriais e aramados, especialmente, podem ser organizados de maneiras menos uniformes, como sobre a mesa de jantar ou em um hall, enquanto em ambientes de jardim, por exemplo, além das clássicas arandelas, que dão uma imersividade no ambiente, é possível abusar no número de lâmpadas decorativas, especialmente quando há plantas suspensas, especialmente entre samambaias e suculentas!

Existe um número incrível de modelos especiais de pendentes ideais para cada tipo de espaço e tema, certamente você encontrará aquele com o perfil do espaço que busca decorar.

Spots de luz

A projeção de luz para destaque de peças de arte logos e símbolos também é muito natural na composição de projetos decorativos e, ainda que não sejam a peça central da composição, desempenham uma função indispensável na valorização e na criação da atmosfera buscada, de maneira que podemos considerar certas disposições e funções luminotécnicas prioritariamente decorativas.

Decoração com lâmpadas DIY

Uma outra forma de utilizar lâmpadas decorativamente é utilizando seus bulbos, especialmente dos antigos modelos incandescentes.

Três lâmpadas alinhadas uma do lado outra de forma decorativa

Removendo com cuidado a capa metálica e o miolo da lâmpada, é possível reaproveitá-la de maneiras extremamente criativas, separamos algumas ótimas ideias de como usá-las:

  • Preencha os bulbos com líquidos tingidos, com pedras coloridas ou terra com algum broto plantado e amarre-os suspensos;
  • Ao invés de suspender, que tal caprichar nos efeitos e no preenchimento e usar a lâmpada como decoração de mesa, com algo mais delicado posto dentro dela, como cristais, areia colorida;
  • Pinte as lâmpadas de formas criativas, fazendo caretas ou corpos de personagens, como bonecos de neve ou rostos de criaturas icônicas dos games ou desenhos, as crianças vão adorar!;
  • Decore seu exterior com arames e cordas e a coloque em um suporte para servir de vaso rápido de flor, ou mesmo de vela, não se esqueça de pôr água no fundo do pavio, para evitar qualquer tipo de acidente com fogo;
  •  Apesar de mais simples, origamis e miniaturas montadas por dentro também dariam itens de decoração totalmente originais!

Gostou destas ideias de decoração com lâmpadas? Existem diversas possibilidades de criar e projetar decorações originais e com sua cara! A Henri Lustres possui uma linha completa de artigos de iluminação de qualidade e bom-gosto, em nossa página você pode simular seu projeto luminotécnico e customizar sua decoração com o auxílio de nossos profissionais, conheça nossa página e continue ligado em nosso blog, estamos com conteúdos novos sempre, basta assinar a newsletter para não perder nada!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário