Decoração de sala de jantar: ideias elegantes e modernas!

Decoração de sala de jantar: dicas para deixar esse cômodo mais elegante!

Todos os ambientes da casa são importantes, mas é geralmente na sala de jantar que a maioria dos convidados ou família se reúnem. Nessas reuniões acontecem encontros memoráveis e para ter recordações mais marcantes é preciso de um ambiente confortável e com uma decoração que seja sua cara!

Hoje nós vamos te guiar com algumas dicas fundamentais para clarear um ambiente com uma decoração de tirar o fôlego sem precisar de tanto investimento. Continue a leitura e encontre aquele estilo que mais combina com o ambiente dos seus sonhos!

Cor da sala de jantar

Comece analisando a cor da sala, se você acabou de mudar para a residência e percebeu que a sala precisa de pintura, escolha cores claras ou em tons pastéis, com isso terá o contraste adequado se os móveis forem escuros, já se os móveis possuírem uma coloração mais clara, a combinação será clean – o que é uma tendência incrível!

sala de jantar com iluminação por lustres, iluminação com abajures para sala d jantar. Jogo de mesa e cadeiras na cora azul claro

As cores são fundamentais, não só para definir o que vai ter maior destaque nas paredes, mas também porque elas tem um grande impacto em como as pessoas que estarão te visitando irão se sentir.

Como explica a psicologia das cores, isso acontece porque cada cor pode representar um sentimento diferente para quem a visualiza. As quentes (vermelho, amarelo, laranja) proporcionarão mais agitação, enquanto as cores frias (azul, verde, lilás) trazem mais calma e tranquilidade.

Iluminação da Sala de jantar!

Uma das partes mais importantes de uma sala de jantar, sem dúvidas é a iluminação. Todos os detalhes são importantes, desde a intensidade luminosa até a resolução completa de qual tipo de iluminação a sala terá. Afinal, cada ponto de luz pode ser direcionado para um local especifico da sala, se você souber organizar cada um, o resultado ficará ainda melhor. Conheça algumas das iluminações que nós recomendamos para esse ambiente:

  • Pendentes

Os pendentes estão em praticamente todos os projetos de iluminação de qualidade, seja em salas de jantar ou em cozinhas, eles possuem um formato ajustável e que auxiliam numa sofisticação esperada em qualquer ambiente.

Além de proporcionar uma direção mais definida da luz, os pendentes são ótimos para serem posicionados logo acima de mesas e bancadas, pois por obterem a luz mais direcionada, facilitam a expansão dessa iluminação. Com isso, é possível comer, ler ou conversar tranquilamente enquanto se tem uma visão ampliada do que está sendo destacado.

sala de jantar de moderna e arejada com jogo de 2 cadeiras e mesa de centro

  • Lustres

Enquanto os pendentes são mais recomendados para ficarem sobre as superfícies, os lustres podem estar em qualquer posição da sala de jantar, desde que estejam alinhados com algum móvel ou espaço que fique no chão, assim é melhor para destacar objetos ou um ambiente em especial.

Com um lustre sofisticado, cada vez que você for até sua sala de jantar será mais do que apenas uma passagem ou um momento, será uma experiência, uma vez que a iluminação é fundamental para compor espaços.

Cor da luz: essencial para o conforto visual!

Assim como as cores da parede são fundamentais para darem características ao espaço, as cores das luzes também são determinantes. Tudo vai depender de como e o que você quer expressar nesse ambiente, seja com a temperatura da cor da luz fria, quente ou neutra. Um exemplo magnífico de luz adequada para sala de jantar são as luzes frias.

sala de jantar com iluminação baixa para sala de jantar. jogo de mesa e cadeiras com 6 lugares

Com uma iluminação de cor fria em uma sala de jantar, é necessário ter alguns móveis de cor quente para darem o contraste esperado. Agora se você prefere um ambiente mais monocromático, então opte por manter todos os elementos com cores semelhantes, a harmonia visual fica muito interessante!

Conheça a instalação

Não adianta nada possuir luminárias e lustres excelentes se você não conhecer a instalação de sua casa. Isso é imprescindível para saber onde cada luz será colocada, inclusive, se outra pessoa for fazer esse serviço, ela também precisa estar ciente sobre qual é a melhor posição para as instalações.

Sabendo de cada um dos espaços, você conseguirá direcionar melhor qual comprar e o que colocar. A partir dessa visão mais aprofundada é possível descobrir até novas maneiras de posicionar sua luz.

Os detalhes são importantes

Depois de conhecer cada passo da iluminação, está na hora de posicionar os móveis e os detalhes de decoração. Uma mesa de centro com cadeiras robustas é uma pedida excelente para tornar o lugar mais robusto e organizado.

sala de jantar Jogo de mesa e cadeiras de 6 lugares com lustre baixo para sala de jantar com duas luminarias circulares focais

Se você gosta de bebidas, recomendamos investir em um bar móvel que pode ser posicionado próximo a uma parede perto da porta, acima desse móvel você pode direcionar um pendente que dá todo o destaque necessário, te ajudando a escolher as bebidas certas e conseguindo gerar uma sofisticação inconfundível.

Dicas extras para sua sala de jantar

Além de fazer todos os passos citados, ainda existe a possibilidade de incluir uma cortina clara na janela, se for o caso, a cortina branca ao ser refletida pelo sol suaviza a iluminação espalhando luz por todo o ambiente durante o dia, o que te permite economizar energia.

Você viu como é fácil organizar uma sala de jantar? Pois é, essas e outras dicas de organização e de iluminação você encontra aqui na Henrilustres. Continue acompanhando nossos conteúdos e não perca nenhuma dica! Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário