4 dicas de iluminação para área de churrasco

4 dicas de iluminação para área de churrasco

4 dicas de iluminação para área de churrasco

Muitas pessoas que estão construindo uma casa nova, ou estão passando por uma reforma e possuem uma área para churrasco buscam por ideias de iluminação, uma vez que ela é fundamental para toda a residência independente da decoração.

Na área externa, as possibilidades de iluminação são grandes, desde a natural até as arandelas, cada uma possui suas especificações e particularidades se encaixando em lugares diferentes, elas desempenham o melhor para cada estilo.

área externa de casa com churrasqueira, forro de madeira, pendentes, 4 banquetas, um sofá de palha e parte descoberta com guarda-sol semi aberto

Hoje a Henrilustres preparou para você 4 dicas imperdíveis de ideias de iluminação para sua área de churrasco. Uma área que é descontraída, mas pode se tornar completamente luxuosa se você souber como organizar. Continue acompanhando e depois conte para nós qual você prefere.

Por que é preciso investir em uma iluminação de qualidade em sua área gourmet?

A área de lazer é o espaço onde a maioria das vezes você estará reunido com amigos ou familiares. Esses acontecimentos geralmente acontecem em diversos momentos do dia, seja de dia ou à noite, e a segunda ocasião pede por uma iluminação adequada.

área de churrasco em local semi aberto com tons neutros e cinzas, mesa central com vasos baixos, sofás e arandelas

Para ter um espaço composto por elementos sofisticados e elegantes, é preciso que a iluminação esteja corretamente posicionada, tanto para dar destaque ao que você quer que esteja mais à mostra quanto para direcionar a luz para um espaço em específico.

Aposte em um ambiente aberto para, durante o dia, receber a luz natural, enquanto à noite, quando o sol se põe, uma iluminação artificial é imprescindível. Confira nossas dicas para te ajudar nesse segundo caso!

1- Pendentes

área de churrasqueira interna com balcão com cooktop, 5 banquetas, vaso pequeno sobre o balcão, pendentes pretos estilo industrial e pia com torneira ao fundo

Os pendentes são iluminações de teto que direcionam a luz e a espalham pelo ambiente dando mais propriedade e destaque ao local. Cada pendente precisa ser posicionado de forma estratégica. Indicamos deixar pelo menos 3 pendurados logo acima do balcão que geralmente fica perto da churrasqueira.

Os modelos de pendentes são vastos, os aramados são indicados para ambientes mais minimalistas que não possuem tantos móveis ou objetos, alguns são bem detalhados e outros mais simples. A dica é combinar as cores de cada um, se seu espaço tiver cores mais escuras, aposte em um pendente claro para dar contraste, por exemplo.

Se tiver uma mesa no lugar do balcão, ou ambos, então redobre a atenção e disponha sobre ela também, pois esse espaço é onde ficam os alimentos, os quais devem estar sempre bem à mostra, por isso preze por uma iluminação adequada aqui!

2- Arandelas

As arandelas externas são ótimas para os ambientes externos e se encaixam perfeitamente nas garagens e paredes ao redor da área de lazer, por isso invista em várias e as distribui direcionando aos caminhos, pois assim elas iluminam o chão e aumentam a acessibilidade.

Por serem pequenas, as arandelas são versáteis e encaixam em qualquer lugar, por isso, e também pelo custo benefício, são uma das luminárias mais procuradas por quem quer iluminar sua área de churrasco ou área gourmet.

Quem adquire uma arandela sabe que elas desempenham uma função muito útil para clarear ambientes escuros, principalmente os espaços mais fechados, como os corredores externos.

3- Refletores

Os refletores são ótimos para iluminar as áreas de churrasco, principalmente se a residência possuir um espaço gramado e com plantas, como um jardim. A iluminação de jardim traz grandes possibilidades de contemplar o que você quiser.

área de churrasco externa coberta ampla, com piso branco, vegetação ao fundo, piscina à frente, mobília em tons neutros, minibar, coifa e spots de luz

Com os refletores, você pode direcionar a luz para um objeto decorativo, ou a uma planta, assim os detalhes serão iluminados e as sombras darão uma dramatização para o visual, tendo ainda mais realce ao redor do ambiente.

O destaque que os refletores proporcionam é indiscutível, uma vez que a intensidade luminosa deles é grande e pode alcançar até as árvores mais altas. Invista em um refletor e auxilie na composição de luzes de sua área gourmet.

4- Defina o estilo do ambiente

Intensifique ainda mais a iluminação de sua área de churrasqueira pensando em um estilo para o ambiente no geral, por exemplo, se você preferir um espaço rústico, os lustres de cristal da rocha conseguem completar com sofisticação, principalmente se o teto dessa área for alto, eles conseguem deixar todo o ambiente ainda mais elegante.

área de churrasco interna com fogueira no centro, mesa, cadeiras, balcão, plantas e algumas grades

Há pessoas que entendem a área de churrasco como um espaço mais minimalista, o que abre a oportunidade de incluir Platafons que entregam uma iluminação suavizada e sem tantos detalhes como um lustre faria. Existem luzes de diversos modelos, por isso é sempre importante saber qual é melhor para sua residência. Escolha luzes de LED para iluminar adequadamente em direções desejadas.

Quem gosta de maximalismo pode apostar em um lustre: os menores podem ser posicionados em ambientes mais baixos, já os lustres grandes, geralmente mais altos que 1,60m, precisam ficar em áreas grandes, com um teto alto para que dê harmonia ao espaço. Os lustres possuem uma proposta nobre, ou seja, os ambientes mais requintados precisam dessa iluminação tanto no modelo mais moderno quanto nos clássicos. Ambos conseguem deixar qualquer lugar luxuoso!

área de churrasco interna com mesa de madeira à esquerda, balcão com banquetas no centro e cozinha integrada

Agora que você sabe um pouco mais sobre como iluminar sua área de churrasco conheça também algumas dicas para decoração de sala de jantar, outro ambiente muito importante que merece uma atenção extra. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e te esperamos no próximo post! Até mais!

Deixe um Comentário