Dimmer de luz: aprenda o que é, como funciona e quais os benefícios!

Dimmer de luz: aprenda o que é, como funciona e quais os benefícios!

O dimmer é um dispositivo utilizado para controlar a luminosidade das lâmpadas. Com ele, é possível estipular a demanda de luz emitida em um determinado local. Esse equipamento possui inúmeros benefícios, e influencia tanto na economia das contas de luz quanto no conforto e harmonização da decoração.

Nesse texto, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o dimmer: o que é, como ele funciona, quais são os seus benefícios e em quais tipos de lâmpada é possível utilizá-los. Acompanhe o nosso post!

O que é um dimmer de luz?

O dimmer é um retrato do avanço da tecnologia no quesito eletricidade e iluminação. A cada dia, os equipamentos e formas de se ter energia e luz vêm sendo desenvolvidos a fim de proporcionar maior conforto, funcionalidade e economia.

Esse dispositivo proporciona o controle da luminosidade emitida – à medida que há a rotação do botão, a intensidade da luz é reduzida ou aumentada.

dimmer de luz branco

No entanto, não são todas as lâmpadas que se adequam a essa função. É preciso certificar de que as lâmpadas investidas são dimerizáveis, para então desfrutar do acessório.

Nem sempre a opção binária entre lâmpada apagada ou lâmpada acesa é o que o ambiente necessita. Com o dimmer, é possível ler um livro antes de pegar no sono sem precisar deixar a luz exercendo a sua capacidade máxima.

O conceito de luminosidade indireta cresce a cada dia, e é procurado tanto por pessoas que desejam tornar o lar ainda mais funcional quanto por empresários que procuram mais conforto e produtividade em seus estabelecimentos. Acesse o nosso post sobre os tipos de iluminação e aprenda a criar espaços ainda mais aconchegantes com o dimmer.

Como o dimmer funciona?

Para entender mais sobre o funcionamento do dimmer, é preciso um conhecimento mais técnico sobre a estrutura de eletricidade. Neste tópico, portanto, sintetizamos um conhecimento básico para você ficar por dentro!

Modelos de dimmers antigos necessitam de um potenciômetro para funcionar. Eles utilizam o resistor ajustável que, por sua vez, não é um condutor de eletricidade fácil. Em sua composição, contam com um braço móvel e um braço fixo. Essas duas variáveis é que fazem com que o valor total da resistência passeie entre alto e baixo.

O consumo de energia ofertado pelo resistor, nos dimmers antigos, faz com que a tensão caia, propiciando assim a baixa luminosidade.

No entanto, essa não é mais a melhor opção. Esse modelo de dimmer não é econômico e vem caindo em desuso a cada dia, uma vez que, mesmo diante da baixa tensão, operam como se a eletricidade estivesse trabalhando em alta frequência.

O dimmer moderno, por sua vez, liga e desliga do circuito. Assim, ele consegue reduzir a carga total de energia. A cada vez que a corrente muda de direção, esse modelo de dimmer desliga o circuito, havendo, assim, baixa na luminosidade e economia de energia.

Como escolher o dimmer ideal?

Cada tipo de lâmpada precisa de um modelo diferente de dimmer. Observe a lista de considerações que você deve fazer antes de escolher o melhor tipo:

  • Tensão do circuito (127V ou 220V);
  • Tipo de lâmpada a ser controlada: LED, fluorescentes ou dicróicas;
  • Quantidade de lâmpadas a serem controladas;
  • Potência das lâmpadas.

Nem todas todas as lâmpadas podem ser controladas por um dimmer. O ideal é que uma especificação dos lugares em que o dispositivo será utilizado seja feita antes da reforma, para que se instale as lâmpadas corretas. Por isso, um projeto luminotécnico é tão importante!

O LED é a melhor opção para quem busca sair da iluminação amarela tradicional e ainda continuar com uma energia confortável no ambiente, lembre-se sempre de verificar as instruções de lâmpada para não prejudicar o sistema elétrico da casa.

Quais as vantagens de utilizar um dimmer?

Acima, falamos bastante sobre especificações técnicas do dimmer. Entretanto, a versatilidade desse equipamento é incrível para compor uma decoração mais funcional e criar um ambiente mais dinâmico e harmônico em toda a casa ou estabelecimento.

Veja a alguns dos principais benefícios que o dimmer pode trazer ao seu cômodo:

Iluminação adequada

sala de estar com iluminação baixa intimista

Cada ambiente pede um tipo de iluminação. Salas de estar e dormitórios com luzes de baixa intensidade criam um ambiente mais intimista. Em escritórios, esse modelo de luz pode tornar todo o ambiente mais agradável, produtivo e relaxante.

Economia

controlar a luminosidade com dimmers modernos auxilia no controle de gastos, essa opção é excelente para residências que visam reduzir o gasto da conta de luz e para empresas que buscam ser mais conscientes em seus consumos.

Comodidade e beleza

Hoje em dia, alguns dimmers contam até com controles remotos. Tais funcionalidades tornam o lar um local mais íntimo, agradável e convidativo. Além disso, a decoração fica ainda mais sofisticada e belo com a luminosidade mais baixa incidente em alguns cômodos.

Onde instalar o dimmer? Dicas de design e decoração

sala de estar com alta luminosidade

Ter o controle sobre a luz do ambiente é perfeito para alguns momentos! O dimmer ajuda a criar ambientes intimistas, divertidos, aconchegantes e relaxantes com toda a facilidade. Na maior parte do dia podemos contar com intensidades baixas de iluminação e deixar a luminosidade máxima somente para momentos em que ela é realmente indispensável.

O quarto das crianças é um bom lugar para instalar um dimmer de luz! Quando elas ainda são muito pequenas, manter a luminosidade baixa ajuda os bebês a relaxarem e pegarem no sono com mais facilidade.

Da mesma forma que, quando elas vão se desenvolvendo, alguns medos, como o medo do escuro, podem surgir. Com o dimmer a eletricidade não precisa ficar ligada durante toda a noite, basta regulá-lo na intensidade que deixará a criança tranquila e segura.

Se a intenção é criar momentos românticos entre o casal, o dimmer pode ajudar. Contar com esse dispositivo na sala de jantar, por exemplo, ajuda a criar momentos íntimos e especiais. Crie um ambiente “à luz de velas” com muito mais praticidade e menos risco.

Algumas pessoas possuem desconforto com um único polo visual. Não conseguem, por exemplo, assistir televisão com tudo apagado. Nesse caso, o dimmer pode ser a solução. Com ele, é possível criar um clima de cinema sem deixar tudo completamente escuro!

Em escritórios e ambientes empresariais o dimmer se faz extremamente útil. Ele pode ser instalado tanto nas salas de descanso quanto em salas onde a demanda produtiva exige maior concentração, relaxamento mental e criatividade.

O interessante é que é possível mesclar a intensidade da energia com as luzes naturais. A forte incidência de luz elétrica atrapalha em muitos períodos, causando desconforto visual.

O dimmer é uma contribuição e tanto para a decoração e o design de interiores do ambiente, além de ser um dispositivo muito prático, econômico e funcional para o dia a dia.

Agora que você conhece tudo sobre o dimmer, basta escolher as lâmpadas e as melhores luminárias e lustres para deixar a sua casa ainda mais elegante!

Trouxemos esse post para você ficar por dentro das novidades luminotécnicas e aplicar sempre as melhores dicas em seu estabelecimento. Mande-nos uma sugestão nos comentários: o que mais você deseja saber por aqui? Queremos saber a sua opinião.

Continue nos acompanhando para mais dicas sobre iluminação e decoração. Até a próxima!

Deixe um Comentário