Conheça as vantagens e desvantagens da energia solar

Quem costuma levar sustos ao receber a fatura de energia elétrica ao final do mês certamente já considerou a instalação de grids de energia solar, mas pode ser que tenha ficado dividido entre as diversas informações e discussões compartilhadas sobre o tema – especialmente porque as atualizações do assunto têm vindo cada vez mais rápido. Na postagem de hoje trouxemos as principais vantagens e desvantagens da energia solar para ajudar em sua decisão.

O que é energia solar?

Antes de debater as vantagens e desvantagens da energia solar, é importante fazer uma contextualização rápida do assunto: a energia solar, ou energia fotovoltaica, é uma modalidade de geração de energia baseada na irradiação da luz solar.

placas de energia solar

A captação acontece através de placas instaladas geralmente nos telhados das casas ou estabelecimentos, que geram uma corrente contínua de energia. Essa corrente é transformada, através de um inversor, em corrente alternada, que pode ser utilizada para as funcionalidades comuns da casa, como iluminação, aquecimento e em eletrodomésticos.

Recentemente, a energia solar tem ganhado uma popularidade crescente, especialmente em loteamentos de casas. Para uma instalação efetiva, é importante que os grids (ou placas solares) estejam livres de sombreamento e posicionadas com a melhor incidência solar.

Tipos de energia solar

Também é importante conhecer os dois tipos mais populares de modelos de energia solar: o on grid e o off grid.

A placa solar on grid é ligada diretamente na rede de energia da sua concessionária. Ela fornece energia apenas enquanto estiver recebendo incidência solar e, quando houver a interrupção de distribuição de energia pela concessionária, sua energia também irá ser interrompida.

Essa é uma medida adotada pelas concessionárias para garantir a segurança de seus técnicos, pois, por mais que a distribuição de energia da placa on grid funcione apenas durante o dia, tudo o que não foi consumido é retornado para a distribuição pública da concessionária.

Mas não se preocupe, toda a energia gerada que não foi consumida se torna um crédito de Watts junto da concessionária de energia. No futuro, você poderá consumir o que gerou, tendo seu crédito de Watts gerados pelo grid abatido de sua conta.

Já o sistema off grid tem uma captação de energia desconectada da rede da distribuidora. Ela alimenta baterias estacionárias, que reservam energia para momentos em que não haja energia da concessionária, ou para que você consuma à noite, para não gerar débitos com a companhia de luz.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Agora que entendemos um pouco mais sobre os princípios da energia solar, vamos trazer algumas vantagens e desvantagens dessa tecnologia:

As desvantagens da energia solar

Exige alto investimento inicial

telhado de casa com painéis fotovoltaicos

Mais do que os grids, o sistema de transformação e, no caso do off grid, as baterias estacionários, além das modificações necessárias para distribuir a energia e também as ocasionais burocracias com a companhia de energia de sua região para conseguir criar um cadastro de créditos de energia.

O fornecimento não é tão regular

No sistema on grid, a luz é gerada apenas durante o dia. No off grid, o limite de estoque de energia das baterias estacionárias nem sempre é tão grande, e aumentar as instalações pode ter um custo alto e sem grandes retornos. O retorno de investimento do sistema on grid vem apenas no formato de créditos de Watts, e pode ser que em algumas situações você acabe gerando mais crédito do que consome.

Pode significar uma intervenção estética

Pode ser que muitas pessoas não se agradem com a estética da casa após a instalação das placas de energia solar. Apesar de que os modelos mais atuais de casa contemplam a estrutura para energias renováveis, como a projeção em direção à luz do Sol, telhado inclinado e uma estrutura que facilite sua instalação.

As vantagens da energia solar

É uma opção sustentável

planeta terra com natureza intacta e robô segurando uma placa de energia solar

A energia solar é uma opção altamente sustentável, limpa, sem poluição sonora nem hídrica e tem grandes incentivos e metas globais para facilitar e incentivar sua implementação massiva, então há possibilidades para políticas ainda mais assertivas e econômicas para quem opta pela energia solar. Diversas iniciativas de tecnologia têm investido em peso nas alternativas de energias renováveis, especialmente a solar.

A instalação é rápida e fácil

Apesar do aporte inicial, a instalação de um sistema de energia solar é bastante rápida e prática e tem alta mobilidade: caso se mude, você pode mover facilmente suas instalações.

A manutenção de suas instalações de energia solar são mínimas

Uma boa limpeza ocasionalmente e, por mais que o retorno não seja imediato, no longo prazo seus resultados são consistentes, já que a estrutura de energia solar possui uma grande média de vida útil.

Pode significar uma alta economia de energia

O nível de economia de energia pode ser substancial para áreas comerciais, especialmente se associados com o uso de lâmpadas de LED, que possuem um consumo reduzido.

Você finalmente terá incentivos para poder fazer aquela instalação especial em seu jardim, com uma variedade de luzes, ou adquirir uma máquina ou eletrodoméstico que tinha um consumo considerável na fatura de luz.

Conseguiu ter uma visão mais ampla sobre as vantagens e desvantagens da energia solar? Aqui na Henri Lustres você encontra os mais diversos conteúdos sobre luminotécnica, confira e fique por dentro de tudo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário