O que é plafon e como usar na decoração do seu ambiente?

O que é plafon e como usar na decoração do seu ambiente?

Quando chega o momento de escolher a iluminação para o ambiente, não importa a dimensão ou o orçamento: nada mais certo do que escolher uma estrutura que faça a diferença, que irradie beleza e bom gosto por cada metro quadrado.

É mais do que possível estruturar sua iluminação atendendo a todas essas demandas: você já sabe o que é plafon? Nesta publicação, traremos um guia aprofundado para contextualizar, explicar sobre os modelos e dar dicas sobre as melhores formas de aplicá-los em cada ambiente.

O que é plafon?

O plafon é uma luminária ideal para ambientes com pé direito muito baixo, pois ficam acopladas ao teto, ajudando a criar uma sensação de espaço. Além disso, oferecem diferentes tipos de focos ao iluminar.

Plafond, no francês, significa “teto”. Em termos mais técnicos na arquitetura e pintura, o “plafond” se refere à técnica usada para oferecer uma sensação de algo plano, central e radiante nos tetos, que foi muito comum durante o Renascimento.

Plafon com bolinhas de cristais com fundo preto

O nome do nosso plafon(d) da iluminação se inspira nesse conceito, até a ideia de sua estrutura, com uma borda visível e um centro iluminado; mas a ideia e a estrutura remontam ainda à cultura Chinesa, que utilizava papéis de arroz para tornar a iluminação artificial mais difusa e aproveitar mais a iluminação solar, como nas portas shoji.

Os chineses eram muito conectados com a tradição do Feng-Shui, e a escolha das formas e materiais têm uma busca aprofundada pela harmonização de ambientes, e acredite: conhecer o que é o plafon vai oferecer diversas oportunidades de transformar seus ambientes de maneiras muito originais.

Os tipos de plafon

Um dos principais trunfos dos plafons é a variedade enorme de designs, materiais e estruturas em que podem ser produzidos, oferecendo opções para os mais diferentes tipos de ambientes:

Plafons de sobrepor

Os chamados plafons grossos são simples e sem muita burocracia para instalar: costumam ter uma estrutura de caixote, que envolve a luz e dá uma vazão mais condicionada a ela, podendo apenas ser encaixados junto ao teto.

Plafon de sobrepor instalado no teto

Por ficarem com a estrutura mais exposta, são ótimas opções decorativas para quartos e salas de estar e não é raro que sejam utilizados nas paredes, também, em decorações mais orientais.

Plafons de embutir

Já os plafons de embutir são os favoritos em projetos com tetos rebaixados, para quem não abre mão deste efeito mesmo sem um pé direito muito vantajoso. Os plafons embutidos são mais modestos e se integram de forma mais neutra à decoração, o que favorece seu uso em cozinhas, lavanderias, banheiros e ambientes de estudo ou trabalho.

Plafon de embutir com o fundo branco

Principais formatos dos plafons

Os plafons quadrados oferecem um foco mais breve e central de luz, o que favorece espaços menores ou que requerem mais intensidade na iluminação.

Sala ampla com plafon instalado com cores quentes

Os retangulares, pelo contrário, oferecem uma difusão maior da luz, sendo ideais para aplicação em espaços mais compridos e estreitos, que precisam de um foco maior.

Já os plafons redondos são opções mistas, que têm um foco mais amplo de luz e que, por serem mais arrojados, podem ser aplicados em áreas menos centrais dos ambientes, como espaços de leitura.

Iluminação direta e indireta

A principal ideia dos plafons é oferecer uma iluminação difusa e mais homogênea, mas a popularidade que os plafons ganharam trouxe diversas novas formas de uso:

Iluminação indireta

Tradicionalmente, as telas que costumam sobrepôr a lâmpada atiram o foco da iluminação para o teto, distribuindo de forma mais suave a luz pelo ambiente.

Amplo restaurante com um plafon de luz indireta no teto

Esse modelo é especialmente recomendado para quartos e salas de estar, e podem ser combinados com tons mais quentes, oferecendo uma sensação de conforto.

Iluminação direta

Os plafons com luz direta atiram a luz para baixo, e a estrutura dos plafons também pode favorecer bastante esse tipo, especialmente quando se emprega fitas de LED. Quanto mais originais ficam os designs dos plafons, mais opções criativas aparecem para diferentes ambientes, como escritórios e lojas.

Plafon redondo no teto com iluminação direta

Principais materiais e modelos

Os plafons com modelos mais orientais costumam ter o corpo todo em tela, mas por aqui o uso de madeiras em tons mais rústicos é um dos favoritos. É comum também que as madeiras sejam tratadas para oferecer tons diferentes, nacarados ou mais terrosos.

Para designs mais arrojados e modernos, diversos materiais sintéticos são empregados na produção dos plafons, oferecendo formas e cores únicas. Você também encontra plafons com cristais, que lembram até balões de lustres imperiais. Em designs mais industriais. Alumínio e inox conferem ótimos acabamentos no acoplamento, além de modelos produzidos inteiramente nestes materiais serem grandes aliados dos estilos industriais.

Como instalar plafon

É importante que exista uma proporcionalidade em relação à dimensão do ambiente, o tamanho do plafon e a potência da iluminação, para que a luz seja sempre suficiente:

Para determinar o tamanho do plafon

Você pode dividir o volume de metros quadrados do ambiente por 3, então multiplicar este resultado por 10.

Digamos que o ambiente tenha 12 metros quadrados. Você divide esses 12 m2 por 3 e tem como resultado o número 4. Agora, multiplica esses 4 por 10: 40cm vai ser a dimensão aproximada para um plafon com dimensão adequada.

Para determinar a potência da luz

Para determinar a potência, é interessante aumentar o número de watts a cada 5 metros:

até 5 metros, 6W será o mínimo suficiente. Seguindo a escala, a partir de 6 metros, opte por 12W, a partir de 11 metros, 18W, e assim sucessivamente.

Gostou das nossas dicas e ficou com vontade de escolher um plafon para seu ambiente? Na Henrilustres você encontra uma série completa de plafons dos mais diversos estilos, e aqui em nosso blog, dicas incríveis sobre iluminação e decoração, é só assinar nossa newsletter.

Deixe um Comentário