Fita de LED: como instalar? Passo a passo simples!

As fitas de LED estão em alta e já se tornaram interessantes elementos na decoração de ambientes, seja em cômodos residenciais como em espaços comerciais, sendo verdadeiras inovações para os projetos de iluminação com diferentes aplicações: como na montagem de letreiros de parede, em móveis, na iluminação de espelhos de banheiros, para destacar sancas, rodapés, detalhes em peças de gesso e muito mais.

É um equipamento de muita versatilidade que tem como grande vantagem ser de fácil instalação, bastando que você siga os passos corretos para personalizar os seus espaços com muito estilo e elegância. Pensando nisso, a Henrilustres decidiu trazer para você um passo a passo sobre como instalar as suas fitas de LED. Acompanhe e confira!

Como instalar a fita de LED? Confira o passo a passo com a Henrilustres!

As fitas de LED ganharam muita popularidade por serem equipamentos que enriquecem a decoração e iluminação dos ambientes de forma rápida e prática, não necessitando de mão de obra especializada para serem instaladas. Nesse sentido, basta seguir os passos que vamos demonstrar que você mesmo realizará a instalação e vai se encher de orgulho com a mudança nos seus ambientes feita com suas próprias mãos.

Afinal, essas fitas têm o poder de revitalizar diversos cômodos da sua casa de forma prática, barata e eficiente. Isso porque a maioria dos modelos das fitas de LED vêm com fita dupla face para facilitar a instalação em praticamente qualquer tipo de superfície.

Checklist dos materiais necessários para a instalação da fita Led.

Então, para aproveitar ao máximo o potencial desse item de iluminação, aprenda como instalar e use a sua criatividade para elaborar as decorações mais criativas. Mas, antes de começar os passos da instalação, é preciso separar todos os materiais que você irá precisar para realizar o processo:

  • 1 Rolo de fita LED;
  • 1 driver;
  • 2 bornes;
  • 1 chave de fenda.

Geralmente, você encontra no mercado um kit de fita de LED que já vem com o drive e os bornes, assim, fica ainda mais fácil realizar a instalação. Mas vale a pena mencionar que as fitas de LEDs são vendidas apenas em rolo, tendo várias metragens disponíveis no mercado.

O driver é um equipamento que liga a fita à rede elétrica, visto que, caso você tente ligá-la direto na tomada, os LEDs podem queimar devido à oscilação de energia. Já os bornes são utilizados para conectar os fios da fita e do driver.

No caso da fita de LED inteligente, isso tudo é ainda mais fácil, já que elas vêm com todos esses equipamentos juntos. É só conferir se ela é ideal pra voltagem da sua casa e ligar na tomada. Prático assim!

Passo 1: escolha onde irá instalar a sua fita de LED

O primeiro passo é bem simples, basta que você decida qual será o local de aplicação da sua fita de LED. Como nós dissemos, trata-se de um equipamento bem versátil, em que você só precisa escolher se deseja fixá-la na parede, em uma sanca de gesso, em algum móvel da sua casa ou em algum outro objeto.

O fato é que a fita de LED pode ser utilizada em qualquer superfície, você só precisará de uma fita com o tamanho necessário para dar conta do local que você escolheu para aplicação. E para casos em que irá sobrar fita para a área calculada (você quer instalar a fita em uma área de 3 metros, mas comprou um rolo com 5 metros), as fitas de LED já vêm com marcas de corte que facilitam que você faça o corte na medida certa que precisa.

Mas atenção: esse tipo de fita não pode ser cortada em qualquer ponto (somente no lugar indicado, que fica entre os módulos), pois em casos de corte errado, o sistema de lâmpadas será danificado e não irá funcionar!

Passo 2: realize a aplicação da fita de LED

Depois de decidir o local de aplicação, é hora de começar a aplicação de fato. E, como falamos, essas fitas geralmente vem com uma fita dupla face por trás dos LEDs, o que facilita muito a tarefa de instalação. Caso você opte por um modelo que não tem a fita dupla face, você precisará usar uma cola instantânea ou de contato.

Mão de pessoa aplicando a fita de Led em piso de madeira.

Sempre deixe a ponta com os conectores em uma posição que favoreça que você ligue na tomada. Para instalações em sancas ou forros de gesso, o indicado é ligar o equipamento junto à energia do cômodo para que ele seja acionado pelo interruptor, contudo, para esse tipo de instalação, pode ser preciso que você contrate um eletricista.

Passo 3: faça a instalação elétrica

Normalmente, as fitas de LED já vêm com o plug para a ligação na tomada. Caso o modelo que você adquiriu não tenha vindo, é possível adquirir um separadamente fazer uma conexão simples dos fios da fita no plug.

Mãos de pessoa realizando a instalação elétrica da fita Led.

Para iniciar a instalação elétrica, tenha certeza de que a rede elétrica está desligada para evitar quaisquer acidentes.

Depois, você precisará colocar os fios da fita de LED no conector que vem junto com o produto, mas preste bastante atenção à polaridade dos fios (apesar de não existir uma regra, o mais comum é que o fio preto seja o negativo e o vermelho positivo, contudo, sempre confira o que está indicado na embalagem do produto).

Com um borne, faça a ligação entre a fita de LED e o driver. Use a chave de fenda para isso, é só encaixar e prender os parafusinhos usando a chave de fenda. Mais uma vez, antes de ligar na rede elétrica, confira se as polaridades estão certas: positivo com positivo, negativo com negativo.

Depois disso, se o seu driver não tiver uma tomada, você precisará ligá-lo em um fio que tenha uma. Para isso, basta usar o segundo borne que também vem com o produto. Então, é só conectar o drive na tomada e religar a rede elétrica. Pronto, você terá a sua fita de LED decorando e iluminando o seu ambiente com muita elegância.

Embora seja simples, se você preferir, contrate os serviços de um eletricista para realizar o trabalho. Temos certeza que você vai amar o resultado. Confira muito mais conteúdos sobre iluminação de ambientes aqui no blog da Henrilustres!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário