10 Dicas de decoração para apartamentos pequenos: otimize os espaços!

A Arte & Décor pode estar presente em todos os ambientes, mesmo naqueles recintos mais pequenos e de difícil otimização de espaços, como os apartamentos. Aliás, pode até ser uma tarefa difícil organizá-los, mas também não é uma missão impossível.

Quando pensamos na decoração de um apartamento pequeno, é preciso que, antes de mais nada, entendamos que a organização exigirá projetos arquitetônicos e luminotécnicos estratégicos para não perder espaço e fazer o recinto parecer maior do que realmente é.

Sendo assim, no post de hoje decidimos te dar uma mãozinha com dicas e sugestões precisas e elegantes para decorar o seu apartamento pequeno. Dito isso, acompanhe a leitura a seguir.

1. Armários abertos

Armários fechados nos trazem a ideia de serem maiores e, portanto, de consumo de grande quantidade de espaço. Em contrapartida, os armários abertos requerem o uso de pouco espaço, mesmo que em tamanhos maiores.

Além disso, esses armários contam pontos no quesito visibilidade. Considerando que ao colocar um armário aberto no estilo industrial na cozinha, por exemplo, pode-se visualizar com clareza todos os artigos disponíveis no compartimento.

Podemos considerar ainda que esse tipo de armário tende a ser mais barato do que os fechados, uma vez que gastam menos recursos para a produção, sobretudo madeira. Você pode sim utilizar armários térreos, mas se o apartamento for muito pequeno, o melhor mesmo é aproveitar as paredes e utilizar os armários aéreos.

2. Tv na parede

Para a decoração de apartamentos pequenos é de lei: a TV sempre na parede. Não só porque o décor traz maior sofisticação para os ambientes como a sala, mas também porque ganha-se o espaço que o eletrônico ocuparia se ficasse em cima da hack.

O que te possibilita utilizar a superfície para colocar outros eletrônicos, alguns porta retratos e até quadros.

3. Móveis transparentes

Móveis transparentes remetem a ideia de invisível e o invisível remete a ideia de algo que não ocupa espaço, já pensou nisso? Aqui você pode optar por mesas, carrinhos de organização, cadeiras e até guarda-roupas transparentes. Os móveis feitos em acrílico, por exemplo, são perfeitos, uma vez que o material é super resistente a impactos.

4. Luminárias de teto

Nada de luminárias de chão, viu? Em apartamentos pequenos o melhor mesmo é se jogar em luminárias de teto: lustres, pendentes e arandelas são ótimas opções para a decoração da cozinha e sala de estar.

Além dos diferentes tipos de lâmpadas convencionais, considere fazer decorações mais sofisticadas com lustres de cristais de brilho pequenos ou arandelas nas paredes para uma iluminação secundária. E na sala de jantar, os pendentes são um verdadeiro charme.

5. Portas de correr

Já pensou o quanto de espaço acaba sendo gasto com uma porta aberta? Então, por que não dar uma chance para as portas de correr?! Além de serem funcionais, essas belezinhas ainda nos permitem ganhar o espaço de passagem para distribuir outros móveis, como estantes e criados.

6. Persiana

Cortinas de tecido, geralmente, trazem um aspecto mais pesado ao ambiente, ainda mais se forem em cores mais fechadas, como matizes de vinho e marrom. Por isso, uma forma de deixar a estética do recinto mais aprazível e mais leve é apostar nas persianas. Aliás, a semi abertura dessas cortinas possibilita a luz atravessar sobre a superfície, o que cria maior profundidade ao ambiente.

7. Nichos

Não tem como negar que os nichos são os móveis principais quando se pensa em decorar ambientes pequenos. Seja em MDF ou pinus, esses suportes são excelentes para artigos decorativos, livros, eletrodomésticos e até utensílios domésticos. Como são pregados na parede, oportunizam o ganho de espaço térreo.

8. Cores neutras

Quando usamos cores neutras nos revestimentos, fazemos com que os espaços aparentem ter um tamanho maior do que realmente possuem. Então, essa é a hora de apostar no minimalismo e buscar paletas de cores mais neutras, como branco e palha. E caso queira, mantenha as paredes em tons neutros e aposte em cores mais energéticas nos objetos de decoração.

9. Espelhos

Se quer trazer a sensação de amplitude para o seu apartamento, aposte sem medo nos espelhos. E para dobrar o espaço, você pode posicioná-los atrás da mesa de jantar. A vantagem dos espelhos é que eles não ocupam espaço térreo, uma vez que são colocados na parede, então, pode investir sem medo.

10. Iluminação natural

Já deixamos claro aqui no blog que a iluminação natural é sempre bem-vinda. Em se tratando de apartamentos pequenos, projetos luminotécnicos que invistam em iluminação natural são essenciais, como é o caso de iluminação zenital, domos e clarabóias.

Prontinho! Com essas dicas sensacionais agora você já tem em mãos tudo que é necessário para otimizar e decorar o seu apartamento. Se gostou das nossas sugestões, não perca tempo, aqui em nosso blog você encontra diversas dicas de iluminação e organização para diferentes ambientes, confira!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário