Iluminação adequada para vitrines: saiba como escolher

Iluminação adequada para vitrines: saiba como escolher

Iluminação adequada para vitrines: dicas e ideias para sua loja

A iluminação adequada para vitrines tem tudo a ver com o sucesso ou o fracasso de uma loja, sabia? Não importa o nicho, o tamanho ou o local em que seu estabelecimento se enquadre, uma vitrine bem iluminada é essencial para causar o efeito e a persuasão que você precisa na sua clientela.

De acordo com o tipo de iluminação ou o tipo de lâmpada, você consegue contribuir para o estilo de decoração da loja, dar destaque a produtos que queira chamar a atenção enquanto ofusca outros pontos. Tudo isso impacta diretamente a forma como as pessoas veem a loja – é aquela velha história: a primeira impressão é a que fica.

Pensando nisso e em te ajudar no seu negócio, a Henrilustres preparou este conteúdo exclusivo com dicas, ideias e inspirações para você acertar na iluminação da vitrine e atrair muito mais clientes. Ficou curioso? Então, vem com a gente!

Como iluminar a vitrine? Escolha a lâmpada ideal

Para iluminar a vitrine com destreza e de forma estratégica, é preciso saber qual a melhor lâmpada para usar. Existem diferentes opções que criam efeitos diferentes em quem vê sua exposição. Entre elas, vamos entender sobre as refletoras, as dicroicas, halógenas incandescentes, LED e fluorescentes e seus efeitos.

Vitrine moderna de bolsas, cor de fundo amarela.

Refletoras e Dicroicas

Esses tipos de lâmpada são excelentes para uma iluminação direta e de destaque, mas com suavidade, os produtos da vitrine. É muito pedida em lojas de artigos de luxo, pois dão toques de sofisticação se bem posicionadas, evitando aquela luz mais espalhada no ambiente.

O único ponto a se ter atenção é que esses modelos, geralmente, esquentam bastante o espaço ao qual estão direcionados, assim, é essencial mantê-los mais afastados dos produtos e uns dos outros, cerca de 1 a 3 metros, para evitar quaisquer danos aos materiais.

Halógenas Incandescentes

Se o que você busca é um efeito de luz natural, essa é a opção certa de lâmpada para a sua vitrine. Elas são excelentes para lojas com peças que se destacam pela cor, afinal, não influenciam na percepção das tonalidades. Geralmente, o valor delas é mais elevado, mas os benefícios também são altos, compensando o investimento, como o quesito durabilidade.

Vitrine de roupas femininas com iluminação na cor branca

Para iluminação de loja de roupas, essa é uma boa escolha, principalmente em locais fechados, como lojas em shoppings e galerias, mantendo a luz agradável e facilitando a visualização dos produtos expostos.

Lâmpadas fluorescentes para vitrine

Esse tipo também é muito usado para iluminação difusa no ambiente, sendo uma boa pedida para vitrines internas nas lojas, assim, garante que todos os produtos fiquem bem visíveis, mas sem dar destaque a nenhum ponto específico. Ainda assim, chamam a atenção pelo custo-benefício, pois o preço é baixo e a durabilidade é bem alta. Como é considerada uma lâmpada de luz fria, ela também não impacta tanto nos reflexos do vidro.

LED branco ou colorido

Como falar de iluminação sem mencionas as lâmpadas de LED, não é? Elas são as mais pedidas em qualquer segmento justamente por sua economia elétrica e sua vida útil estendida. As brancas tradicionais já são ótimas e muito usadas em iluminação direta ou indireta, sendo bastante versáteis.

Vitrine de cor clara com iluminação branca e roupas femininas

Ainda, existem LEDs em diferentes formatos, desde as lâmpadas bulbo tradicionais até fitas de iluminação LED, muito práticas, discretas e que criam um efeito visual surpreendente. Mas não é só isso: as LEDs também também são confeccionadas coloridas, dessa forma, você pode deixar a vitrine ainda mais personalizada, usando os tons da loja ou de uma campanha, por exemplo, para marcar ainda mais a identidade visual.

Dicas práticas: qual a melhor luz para loja de roupa?

Agora, para que todas essas informações sejam mais fáceis de entender e até visualizar, tenhamos como exemplo a iluminação da vitrine de uma loja de roupas femininas e vejamos as possibilidades para deixar o espaço elegante e instigante. O importante a se considerar nesse tipo de projeto luminotécnico é qual o efeito que se quer passar por meio da vitrine.

Loja simples, clean e acessível

Se você quer passar a impressão de uma loja acessível, simples, mas organizada e aconchegante, a ideia é investir em um ambiente bem iluminado e claro desde a vitrine. Assim, usar as lâmpadas halógenas incandescentes é uma excelente escolha, mantendo o clima desde a entrada.

Essa é a pedida ideal para estabelecimentos mais voltados ao popular, assim, quanto mais comercial a vitrine, melhor.

Vitrine de loja de roupas femininas, manequins com roupas e bolsas.

Loja elegante e sofisticada

Agora, caso o perfil da sua loja seja mais sofisticado, o ideal é brincar com a iluminação direta e a indireta na vitrine. Esse jogo de luz e sombra, influenciando nas cores, é muito elegante e transmite essa questão de sofisticação, além da sensação de exclusividade que, no geral, marcas sofisticadas vendem.

Vitrine de roupas de mulher, manequins com roupas mais formais em cores pretas e brancas.

Assim, apostar em spots de LED por exemplo, direcionados de forma estratégica, pode ser a pedida ideal para conseguir manter esse ar de requinte, seja às peças ou à loja como um todo. Mantenha esse padrão, com iluminação mais baixa, em todo o estabelecimento para manter o toque de riqueza.

Como reduzir reflexo da vitrine?

Para reduzir o reflexo da vitrine, a luz da vitrine deve se sobressair à iluminação externa, seja ela natural ou artificial. Além disso, contar com acabamento fosco também pode auxiliar, bem como lâmpadas de luz natural para estabelecimentos de rua, mas sem a parte ofuscada.

Vitrine de roupas femininas coloridas

Com todas essas dicas, será muito mais fácil acertar na iluminação da sua vitrine e atrair ainda mais o seu público alvo, mantendo a elegância necessária para o seu negócio. O que achou das dicas, elas funcionam na sua loja? Conte para nós aqui nos comentários.

Para mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o blog da Henrilustres com dicas e informações especiais toda semana.

Deixe um Comentário