Iluminação da área gourmet: 4 dicas para iluminar e decorar

Quem é que não preza por ter uma área gourmet bem decorada e aconchegante em sua residência para vivenciar momentos de alegria e descontração com a família e amigos, não é mesmo? Sim, esse é um espaço que agrega bastante em qualquer moradia, afinal, é uma área diferenciada destinada a confraternizações e refeições em família.

Caso você tenha esse tipo de ambiente em seu lar, nada melhor do que pensar em um projeto luminotécnico para deixar o seu espaço com uma iluminação mais acolhedora e elegante. Confira, agora, as dicas de iluminação para área gourmet da Henrilustres e dê um upgrade no seu ambiente!

Por que se atentar à iluminação da área gourmet?

A iluminação é, sem dúvidas, um aspecto fundamental para a sua área gourmet ficar aconchegante, convidativa e perfeita para você e seus convidados conseguirem conversar, relaxar e comer com tranquilidade e conforto. Além disso, as lâmpadas, luminárias, pendentes, arandelas e spots de luz são também itens de decoração que fazem toda a diferença na percepção visual da sua área gourmet.

Portanto, os designers de interiores e profissionais da arquitetura sempre recomendam uma parte do orçamento para realizar um investimento em itens de iluminação de qualidade, uma vez que eles também agregam valor nos ambientes. Confira as dicas da Henrilustres para iluminar a sua área gourmet!

Dica 1: analise bem o espaço disponível

Antes de escolher a iluminação que dará para seu ambiente, é essencial que você avalie bem o espaço tem à disposição, inclusive, faça uma medição da área gourmet para calcular a quantidade de itens de iluminação que será preciso para que a sua visão fique confortável no período da noite.

Área gourmet de casa com churrasqueira e pia.

Além de medir todo o espaço, recomendamos que você analise qual é o tipo de espaço que você possui, afinal, onde fica a sua área gourmet, com certeza, irá influenciar na escolha da sua iluminação. Sua área pode ficar em uma varanda, em um terraço ou mesmo em uma área externa junto ao seu jardim.

Avalie também se o espaço recebe luz de outros pontos da sua casa ou mesmo da iluminação pública, pois essa quantidade de iluminação pode influenciar na sua escolha.

A partir da metragem e como é disposto o seu espaço gourmet, é possível calcular a quantidade de pontos de luz que você precisará para o seu projeto.

2. Escolha os itens de iluminação de acordo com o estilo de decoração

A nossa segunda dica é que você escolha os seus itens de iluminação com o mesmo estilo da sua decoração. Ou seja, o mais indicado é que as peças de iluminação do ambiente combinem com o visual dos móveis, conferindo mais harmonia para a decoração do seu espaço.

Se você optou por móveis do estilo rústico de madeira para compor o seu espaço gourmet, por exemplo, utilizar pendentes de madeira na iluminação cria uma uniformidade na decoração, deixando o seu espaço com uma atmosfera rústica moderna, com muito charme e elegância. Caso o seu espaço não permita instalar pendentes, as arandelas rústicas são excelente opções para criar esse efeito.

Essa dica foi somente um exemplo, afinal, você tem à sua disposição arandelas e pendentes de estilos clássicos, minimalistas, modernos, industriais, dentre outros para atender a diferentes tipos de decoração para que você possa escolher os modelos que mais combinam com os móveis e itens de decoração que compõem o seu espaço gourmet.

3. Escolha o seu tipo de iluminação

Seguindo a dica acima, é interessante que você avalie tanto os tipos de iluminação disponíveis no mercado como as possibilidades que se encaixam com o seu projeto de iluminação, afinal, existem algumas opções que você pode utilizar: lâmpadas de LED, luminárias, pendentes, arandelas, plafons e até mesmo refletores para quem possui uma área maior para iluminar.

Área gourmet de casa.

Então, verifique as suas possibilidades, afinal, existem itens de iluminação que precisam de teto ou uma estrutura superior para serem instalados, como os pendentes e os plafons. Então, se a sua área gourmet fica a céu aberto, você já pode pensar em adotar em outros tipos de iluminação, como as arandelas e alguns tipos de luminárias que pode ser instaladas nas paredes.

Caso você tenha um jardim no seu espaço gourmet, você também pode utilizar as lâmpadas de LED dicroicas em meio aos arbustos para criar um efeito muito interessante para iluminar a sua área gourmet de baixo para cima. E, caso você tenha um mega espaço gourmet, é possível que você precise de equipamentos de iluminação mais potentes, como os refletores de LED, que oferecem uma iluminação para grandes espaços.

Aproveite e leia o nosso post que trata especificamente sobre os tipos de refletores para área externa, caso você esteja considerando essa possibilidade.

4. Aposte nos spots de luz para iluminação complementar

Por fim, queremos apresentar os spots como opções de alta qualidade para compor a iluminação de uma área gourmet. Os spots de luz são modernos, originais e super versáteis nos projetos luminotécnicos, sendo opções ideais para criar vários fachos luminosos direcionados para pontos específicos.

Os spots são perfeitos para proporcionar uma excelente iluminação, uma vez que são arranjados em trilhos eletrificados que permitem mobilidade e direcionamento dos feixes de luz, assim, é possível criar diferentes pontos de luz na área das mesas e da churrasqueira, por exemplo, privilegiando a claridade somente onde você quiser

Enfim, são infinitas as possibilidades que você pode optar para a área gourmet do seu lar e a escolha passa muito pela suas preferências e também por como está disponibilizado o ambiente.

E aí, gostou das nossas dicas para iluminação de espaço gourmet? Analise o seu projeto e escolha as melhores opções para compor a área gourmet da sua residência e, se precisar, conte com a Henrilustres para te ajudar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário