Iluminação de corredor: deixe o ambiente mais elegante!

A iluminação é jeito mais prático de deixar o ambiente aconchegante e confortável. A escolha correta do jogo de luzes é responsável por dar vida ao cômodo uma vez que é por meio dela que enxergamos as demais componentes presentes. Por isso, iluminação adequada destaca e valoriza a arquitetura e decoração dos ambientes.

Além disso, a iluminação é um componente muito sensível dos ambientes que consegue fazer até mesmo com que aparência do lugar mude. São vários fatores a serem pensados na hora de montar uma projeto luminotécnico adequado, portanto, pontos como consumo, tonalidade de luz, modelos e posição da iluminação têm grande influência na escolha do acabamento do projeto.

Os corredores são ambientes em que, geralmente, as pessoas só utilizam para circulação. É justamente por isso que é um cômodo que pode trazer um maior conforto e bem-estar às pessoas que passarem por ele, para isso, é necessário que transmita uma ideia de ambiente bem decorado e iluminado.

Quais iluminações devo usar no corredor?

Existem vários modelos de iluminação de corredor que podem ser usados para conseguir um visual mais elegante e sofisticado. No caso desse espaço, é interessante aliar a iluminação à decoração que estiver disponível já que assim o ambiente fica mais atrativo a quem caminha por ele.

corredor com cor predominante branca e lustre em forma de candelabro no teto

São vários tipos de lâmpadas que deixam o ambiente muito bonito, é importante analisar cada caso em específico para chegar aos melhores resultados, mas vamos colocar as melhores dicas aqui que funcionam para qualquer corredor.

Iluminação Indireta

A iluminação indireta é ideal quando o intuito é a valorização do teto e do forro porque ela faz uso do teto do ambiente para refletir a luz no restante do espaço. Isso faz com que a iluminação deixe sua casa aconchegante sem pesos.

Com a iluminação indireta você consegue um resultado mais acolhedor e intimista ao ambiente. São diversos modelos de iluminação nesse estilo que não forçam os olhos e ainda deixam o ambiente super confortável.

Plafons

Os plafons são ótimos para corredores à medida em que não carregam o ambiente com uma iluminação muito pesada e cansativa aos olhos e deixam o espaço com um aspecto acolhedor e convidativo.

plafons quadrados em fila

Você pode usá-los centralizados ao teto ou em posições específicas. A quantidade de plafons a ser usada varia de acordo com o seu intuito para o projeto.

Arandelas

Arandelas destacam as paredes do ambiente e ajudam a enaltecer suas decorações, se houver. Existem diversos modelos que conseguem favorecer o corredor e deixá-lo mais convidativo.

arandelas na parede de madeira em corredor escuro

Além disso, pelo fato de o corredor se tratar de um ambiente mais básico e sem tanta composição, as arandelas ajudam a não poluí-lo para que quem passem por ele se sinta mais confortável.

Iluminação Direta

A iluminação indireta tem com objetivo destacar determinada superfície ou ambiente. E se engana quem pensa que não é uma iluminação adequada para ambientes mais vazios como corredores, muito pelo contrário, a iluminação direta em ambientes abertos passa uma sensação de ser um espaço maior.

Além disso, é possível brincar com a iluminação direta com os jogos de sombras que elas criam em diferentes partes do cômodo. Não tenha dúvidas de que o acabamento será perfeito e repleto de elegância e sofisticação.

Lâmpadas de Embutir

Discretas e com muita elegância, as lâmpadas de embutir vão deixar o seu corredor muito completo. Elas são colocadas em pontos estratégicos do ambiente e, por serem embutidas, dão a ideia de que todo o ambiente foi muito bem pensando no hora do projeto.

lampadas de embutir em todas as paredes do corredor

Você pode escolher a quantidade de acordo com a sua intenção de iluminação. Não há necessidade de cautela na quantidade, apenas na posição das lâmpadas. Se você deseja adicionar muito estilo ao seu corredor, aposte nas lâmpadas de embutir que você terá muito sucesso.

Spots de Luz

Os spots de luz ótimos para acrescentar muito charme ao seu ambiente. São peças que oferecem a vantagem de direcionar a iluminação do corredor aonde você preferir. Você pode escolher modelos com o tanto de spots que julgar necessário e brincar com a direção da luz, alternando em pontos aleatórios ou sequenciais.

corredor com parede de madeira e spots de luz

Valorização da decoração

Ficou claro que a iluminação atua de frente quando a intenção é valorizar a decoração do corredor, não é? Então você precisa usar isso ao seu favor. Adicione alguns objetos ao ambiente aproveitando que os holofotes estão apontando para eles.

Quadros decorativos são ideais para corredores iluminados. Com as luzes indiretas, eles recebem um tom aconchegante e convidativo. Já no caso da iluminação direta, você consegue direcionar a luz para destacá-los ainda mais. Você também pode apostar em vasos decorativos para trazer mais personalidade ao ambiente não deixando-o tão vazio.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de compartilhá-las com seus colegas! Aproveite, também, para ler sobre decoração minimalista e saiba como aderir a esse lindo estilo. Obrigado e até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário