Iluminação do jardim: TOP 5 ideias para se inspirar

Atualmente, os jardins são vistos como pontes entre o urbano e o natural, colocando-nos mais próximos da Natureza. Além de serem propostas naturais de relaxamento, os jardins são ótimos para a limpeza do ar, principalmente, quando se trata da poluição das grandes metrópoles.

Grandes possibilidades estéticas são possíveis quando se tem um jardim. No entanto, para vislumbrar com maior clareza as paisagens in natura ofertadas por esse espaço  é imprescindível o investimento em uma boa iluminação.

Afinal, ao cair da noite, para nos locomovermos seguramente por toda a extensão do ambiente e contemplarmos a beleza da vegetação é importante escolher a iluminação ideal.

Assim sendo, no post de hoje a equipe Henrilustres escolheu com zelo e cuidado 5 ideias de iluminação de jardim para você se inspirar. Não deixe de conferir!

Por que iluminar o jardim?

A iluminação do jardim deve ser bem planejada para destacar pontos importantes do ambiente e valorizar a vegetação. 

Nesse sentido, quando se dispõe de pontos de luz no jardim confere-se maior valor a arquitetônica do ambiente, além de criar-se obras artísticas naturais. Afinal,as paisagens arbóreas e florais acabam por serem realçadas a partir da transmissão de luz.

Ampla área de jardim com árvores e piscina iluminados

Em suma, uma iluminação de qualidade em seu jardim pode, muito mais do que te possibilitar transitar com segurança entre a natureza, oportunizar a criação de únicas e autênticas paisagens, só possíveis de contemplação no conforto de seu quintal. Entenda também o que é bivolt.

5 dicas essenciais para iluminar o jardim

O conhecimento claro e distinto das plantas que compõem o paisagismo de seu jardim é fundamental para seu projeto de iluminação. O conhecimento da cor e simetria da vegetação do jardim pode facilitar o processo de escolha do tipo de luz que incidirá sobre a planta realçando os seus pontos fortes.

Jardim com piscina e deck ao lado durante a noite todo iluminado

Uma vez familiarizado com a vegetação de seu jardim, você pode finalmente dar atenção à escolha dos tipos de iluminação que irá dispor no ambiente. Mas, em meio a infinidade de iluminações, qual escolher? 

Para facilitar o seu processo de escolha trouxemos a lista a seguir com ideias poderosas de iluminação de jardim. Vamos conferir?

Arandelas: para uma iluminação requintada 

Nós já trouxemos aqui um post exclusivo sobre arandelas com dicas imperdíveis de decoração, mas é sempre um grande prazer para nós discorrer sobre estas luminárias sofisticadas.

Além de ambientes internos, as arandelas são luminárias perfeitas para trazer maior vigor e requinte ao seu jardim, uma vez que sua luz  é indireta, o que torna o ambiente mais  agradável e intimista, sem perda de estilo.

As arandelas podem ser encontradas em diferentes tipos, desde em designs mais clássicos até designs industriais, o que torna fácil encontrar uma luminária que esteja alinhada aos propósitos estéticos de seu jardim.

Quando fixadas nas paredes as arandelas promovem a iluminação dos muros, possibilitando maior percepção do ambiente, bem como dos contornos e dos cumes das plantas que lhes são próximas, concedendo-lhes mais brilho.

Lanternas: uma proposta moderna

Por não necessitarem de fiação elétrica, as lanternas são práticas e funcionais quando o assunto é iluminação de jardim, uma vez que podem ser transportadas para qualquer lugar, além de poderem ser alocadas tanto no chão quanto em cima das árvores, trazendo um toque mais dinâmico e despojado ao jardim.

Piscina no jardim iluminada com a cozinha da casa ao fundo toda iluminada e lustre no teto

Podendo ser encontradas em diversas cores e designs modernos, as lanternas podem agregar à vegetação ares de elegância, além de criarem estéticas paisagistas mais artísticas.

Refletores: maior focalização luminosa

Os refletores são ótimos para enfatizar aspectos particulares das plantas como silhueta e textura. Como no geral ficam no chão, a luz incide de baixo para cima focando mais as bases da vegetação observada, o que pode ser ideal para o destaque das árvores. 

Iluminação no chão em um jardim amplo ao entardecer

Como possuem um sistema óptico, os refletores focalizam o objeto iluminado, portanto, se o seu jardim possui arbusto ou até mesmo algumas estátuas decorativas, a dispersão de alguns refletores com a luz direcionada nestes objetos pode destacá-los.

Vasos iluminados: pitadas de criatividade e sustentabilidade

Auspiciosa tendência dentro do universo do paisagismo, os vasos iluminados podem ser uma opção criativa e bonita para deixar o seu jardim ainda mais incrível.

Iluminação na grama em um jardim amplo ao entardecer

Muito embora aparentem nada funcionais, os vasos iluminados são sustentáveis, posto que são produzidos em material reciclável, além de consumirem baixa energia ao usarem lâmpadas fluorescente.

O interessante dos vasos iluminados é que eles se mostram iluminações modernas e sofisticadas, mantendo o foco da atenção visual à vegetação que comportam e enaltecem.

Spots balizadores: abertura de caminhos

Os spots balizadores são extremamente funcionais e muito importantes na iluminação dos jardins, uma vez que possibilitam a locomoção segura pelo recinto ao iluminarem trajetos e degraus a serem percorridos.

Jardim amplo com iluminação nos rodapés no chão durante a noite

Por abrirem caminhos, estas iluminações embutidas no chão podem ainda alumiar as vegetações mais rasteiras, comumente, inerentes ao solo, que concedem ao ambiente maior personalidade e gabor. 

Gostou do post de hoje? Para mais dicas incríveis continue acompanhando o nosso blog. Aqui, te mantemos por dentro do décor de iluminações para que você possa se inspirar e criar projetos incríveis, então não fique de fora.

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário