Iluminação de sala de jantar e estar integradas: como fazer?

Quando pensamos na sala de jantar e estar, nosso maior desejo é aproveitar cada espaço da melhor forma, prezando pelo conforto visual e deixando o espaço aconchegante. Mas o que não pode faltar na hora de pensar em um projeto de iluminação para sala de jantar e estar integradas?

A iluminação adequada pode proporcionar maiores níveis de conforto e valorizar os ambientes, ampliando espaços e deixando a casa mais funcional.

Para integrar dois ambientes a iluminação pode trazer resultados incríveis, delimitando espaços, dando destaque a outros e neste post vamos mostrar algumas dicas que não podem ser deixadas de lado se você pretende começar um projeto de iluminação para dois ambientes. Vamos lá?

Dicas de Iluminação para sala de jantar e estar integradas

A sala de jantar e de estar são espaços considerados “cartão de visitas” de um lar e queremos deixar tudo o mais aconchegante possível para passar momentos agradáveis com quem amamos, não é mesmo?

sala de estar jantar requintada

Na hora de escolher a melhor iluminação para unir dois ambientes temos medo de faltar luz ou ter luz demais e, muitas vezes, arriscamos pecar pelo excesso. Aspectos como a temperatura da luz, escolher onde dar destaque e evitar iluminar locais desnecessários são um bom passo para começar a pensar um projeto.

Parece muita coisa, mas não se preocupe! Preparamos uma lista para te guiar nos aspectos que não podem faltar na hora de conversar sobre um bom projeto de iluminação. Veja a seguir.

Iluminação central para os dois ambientes

Embora seja tentador pensar antes na decoração ou em outros detalhes do seu projeto de iluminação para a sala de jantar e estar, primeiro você deve considerar a iluminação central dos ambientes. Esse tipo de iluminação é importante para clarear de forma homogênea os espaços.

sala de estar jantar decorada

No caso da sala de jantar, você pode optar por um lustre ou um pendente exatamente acima da mesa, ao invés de uma iluminação mais geral, ele deixará o ambiente perfeito esteticamente e trará mais conforto e aconchego aos convidados. Para a sala de estar, você pode optar pelo uso de plafons para iluminação central, que evitam reflexos indesejáveis.

Cuide também para não deixar os ambientes carregados ao combinar elementos. Temos algumas dicas no nosso post sobre como combinar lustres em ambientes integrados, não deixe de conferir.

Use pontos de luz direta

Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes.

sala de estar jantar diferentona retro

Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles. Um bom exemplo pode ser uma luz móvel ao lado do sofá ou o próprio pendente, ou lustre acima da mesa, como citamos anteriormente.

Aposte na iluminação indireta

O conceito de iluminação indireta tem se tornado cada vez mais comum em projetos de iluminação, já que este recurso faz com que não precisemos olhar diretamente para apenas um ponto de luz de maneira direta, criando uma atmosfera mais aconchegante e confortável.

sala de estar jantar moderna clean

Uma alternativa para propiciar este tipo de luz nos ambientes é utilizar sancas ou painéis, que deixam a decoração mais moderna e evitam reflexos indesejáveis em outros ambientes. É uma ótima dica para otimizar espaços pequenos com iluminação indireta.

Escolha a temperatura da cor

A escolha de lâmpadas de Led para compor um projeto é unânime, afinal são as mais econômicas e de alta durabilidade.


Quanto às cores, aposte na luz mais quente/amarela para proporcionar um ambiente mais aconchegante e intimista, mas utilize também as luzes neutras ou brancas, para momentos de maior amplitude na iluminação.

Como usar Iluminação regulável?

Ter a oportunidade de regular a intensidade da luz é uma maneira de deixar a iluminação mais versátil e oferecer a quantidade de luz adequada para o momento certo, tornando os momentos com quem amamos mais especiais.

Para isso é recomendado o uso do dimmer (dispositivo utilizado para controlar a luminosidade das lâmpadas). Observação importante: não são todas as lâmpadas que se adequam a essa função. É preciso certificar de que as lâmpadas investidas são dimerizáveis, para então desfrutar do acessório. Saiba mais como o dimmer funciona.

sala de estar jantar cique white

Pronto! Com esses pontos principais você já pode pensar em como quer organizar a sua sala de jantar e estar integradas, incluindo uma iluminação que trará destaque para os dois ambientes.

A iluminação faz parte da decoração e deve ser pensada com todo o cuidado para não destoar dos tipos de móveis e causar um caos visual a quem chega. Nossa dica é pensar em um ambiente por vez, estabelecendo as necessidades de cada um.

Agora que você já tem esse passo a passo em mãos é só deixar a criatividade fluir e dar luz à sua imaginação.

Continue nos acompanhando para mais dicas de decoração e iluminação. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário