Iluminação de sala de TV: crie um ambiente aconchegante!

Iluminação de sala de TV: crie um ambiente aconchegante!

Assistir televisão é um lazer muito comum no dia a dia dos brasileiros, nada melhor do que chegar depois daquele dia estressante e assistir algo para relaxar, aproveitar um filme com a família ou apenas percorrer os canais sem nada em mente. Mas para que toda a experiência seja proveitosa, é preciso criar o ambiente certo.

Você sabe como é a iluminação de sala de TV perfeita? Se não, a Henrilustres está aqui para te ajudar a criar o ambiente ideal, com luzes aconchegantes e confortáveis para que você e toda sua família desfrute desse lazer tão simples e satisfatório.

Criando a iluminação de sala de TV ideal com 4 dicas

A iluminação vai muito além de uma necessidade rotineira, é um objeto de decoração dos espaços. Com ela, você pode criar as mais diversas atmosferas, fazer jogos de luzes, destacar decorações e muito mais. No caso de um espaço tão íntimo e essencial quanto uma sala de TV, é importante que toda a luz seja pensada e projetada da maneira certa para ficar muito mais agradável assistir filmes, novelas e outros programas.

Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

1. Invista em spots embutidos de teto

sala de tv escura moderna com filme zootopia sendo transmitido

Os spots são luzes que, geralmente, são embutidas em sancas de gesso ou em determinados pontos do teto para criar focos de luzes diferentes. Os modelos com dimmers são os ideais, pois podem controlar a claridade para não atrapalhar a tela do televisor. Procure posicioná-los próximos home theater ou próximo às laterais da televisão, mas nunca coloque um spot em cima da TV!

Você não sabe o que é um dimmer de luz? Temos um conteúdo bem completo, dê uma conferida depois e veja se esse sistema trará mais praticidade para o seu dia a dia!

2. Coloque arandelas laterais

Se você não quiser colocar os spots na parede onde a televisão está, pode investir em arandelas simples e colocá-las nas laterais do aparelho. Assim, terá a luz necessária para dar conforto à visão, mas sem ofuscar o que se passa na tela. E se você quiser, também pode colocar em outros espaços

3. Ilumine o painel ou os nichos

Se a televisão fica em um painel ou nicho, nada melhor do que posicionar luzes de LED ao redor deles. A ideia é semelhante à iluminação de sanca invertida, ou seja, na qual a luz fica entre no espaço entre o teto e a sanca. Aqui, as fitas ficariam entre a parede e o painel. Fazer isso dá um toque bem moderno ao espaço!

4. Aposte no balizamento

Sabe as luminárias de cinema, aquelas luzes que ficam apenas as escadas ou espaços na parte de baixo nas poltronas, deixando apenas o chão levemente claro e todo o resto escuro? É possível criar esse efeito para uma iluminação baixa para sala de TV também.

Para isso, há duas opções: colocar os balizadores embutidos na parede ou nos móveis, ou apostar nas fitas de LED também. E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes!

Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

Tipos de lâmpadas ideais para iluminação de sala de TV

sala de tv escura com pendentes de led

Você pode usar diversas luminárias para a iluminação de salas conforme suas necessidades e preferências, mas saiba que existem opções que são mais adequadas, principalmente olhando para as lâmpadas. Há opções diferentes de halógenas, fluorescentes e LED.

Para uma luminosidade mais confortável e econômica, as opções halógenas são ideais. Elas oferecem uma luz com temperatura de cor amarelada. Mas você também pode optar por fluorescentes amarelas, assim cria uma atmosfera bem aconchegante e de espaço íntimo.

Agora, quem realmente quer um leque de opções de cores, economia e um efeito bem moderno e elegante, que traz aconchego, bem-estar e muita sofisticação, sempre pode optar por opções de LED. Elas oferecem muita possibilidade de iluminação para sala de TV.

Temperatura de cor ideal para sala de TV

sala de tv escura com lustre

Escolheu a lâmpada que deseja em sua sala de TV? Não se esqueça, então, de selecionar um modelo com a temperatura ideal. Luzes brancas e frias são as mais indicadas para a iluminação central do ambiente, pois, quando acesas, oferecem a visibilidade necessária para fazer diferentes tarefas, como limpar, oferecer mais claridade para ler, checar algo no celular, entre outras coisas.

Agora, o que realmente oferece um ar mais quente são luzes amareladas. Elas são perfeitas para não ofuscar as imagens que vêm da tela, assim como deixar tudo muito mais confortável e tranquilo. Deixe essas luzes amarelas nos spots, nas fitas LEDs ou quaisquer outras luzes que escolheu como opções auxiliares.

Não é difícil criar o espaço ideal para assistir televisão, basta pensar nos elementos em conjunto, que deixe tudo confortável, aconchegante e exale tranquilidade. Além disso, não se esqueça de escolher modelos de luminárias que combinem com a decoração e harmonize o espaço, não adianta ter apenas funcionalidade se não combinar com o ambiente.

Os cômodos de uma casa precisam ter a personalidade e as preferências de quem mora ali, afinal é um ambiente muito íntimo. Por isso, para continuar criando decorações e iluminações cheias de sofisticação, não deixe de acompanhar nosso blog semanalmente. E há muitos conteúdos sobre iluminação de diferentes áreas da casa, dê uma conferida depois.

Nos vemos no próximo post!

Deixe um Comentário