Transformando seu comércio com iluminação decorativa: dicas Henrilustres

Quem empreende sabe muito bem que a decoração e o visual do negócio é uma peça chave no encantamento dos clientes. Ambientes bonitos, interessantes, agradáveis e funcionais convidam à compra, deixam uma boa impressão, além de criar uma experiência positiva – um dos grandes objetivos dos empreendedores na atualidade. 

Procurando por maneiras de reinventar seu ambiente comercial? Talvez seja hora de empregar de vez a iluminação decorativa, uma das formas mais inteligentes e sutis de transformar sua loja, clínica, restaurante, bar ou escritório.

Pensando nisso, a Henrilustres reuniu as dicas mais preciosas de iluminação decorativa para aplicar no seu negócio. Aí é só saber por onde começar e por a mão na massa. Preparado(a)? Olha só:   

Estabeleça bem os seus objetivos

iluminação comercial

Ninguém melhor que o idealizador do projeto para entender de fato qual é o clima e a ambientação mais adequados. Assim como os demais elementos de decoração do seu espaço, a luz comunica ideias e constrói o universo do seu negócio, tornando-se parte da sua marca. Além disso, a iluminação deve ser funcional, obedecendo às exigências e necessidades das atividades que se realiza naquele local. 

Até aqui, portanto, estabelecemos dois tipos de objetivos: o primeiro é estético, e tem a ver com as ideias e climas que você deseja construir para seus clientes e funcionários. O segundo é prático, e exige decisões sobre quais estratégias de iluminação são mais seguras e funcionais para o seu negócio. 

Uma barbearia, por exemplo, pode contar com neons, spots decorativos e paredes trabalhadas com iluminação focal, elementos que criam uma estética específica, divertida e moderna. Ao mesmo tempo, este estabelecimento não pode abrir mão de luzes gerais claras, nítidas e confortáveis, com fontes de luz direcionada colocadas por cima e diante da estação de trabalho. Assim, os profissionais podem operar sem pontos de sombra. 

Falamos disso a fundo no post “Conheça as diferenças da iluminação decorativa e técnica”. Vale a pena a leitura!

Trabalhe com camadas de iluminação

Todo ambiente possui ao menos 3 camadas de luz, e elas se hierarquizam da seguinte maneira:

Luzes gerais

iluminação salão de festas

São as principais e mais abrangentes fontes de luz do seu espaço. Devem ser uniformes e homogêneas, como se colorissem todo o cômodo com um tom de base, sobre o qual podemos adicionar outros elementos. Imitando a luz solar, elas vêm de cima, posicionadas no teto. Seu tom e intensidade devem ser adequados aos propósitos centrais do ambiente. Hoje, os painéis de led são as fontes mais aplicadas para esse tipo de iluminação. Veja também sobre sanca de gesso invertida.

Luzes de trabalho

Essas fontes de luz secundárias são muito úteis e estão ali para a realização específica de uma tarefa. Luminárias para leitura ou desenho são exemplos interessantes. Em ambientes como salões de beleza e clínicas de estética, as luzes frontais dos espelhos cumprem bem este papel. O mesmo acontece nos provadores de roupas.    

Luzes de foco

iluminação focada

Neste grupo estão todas as fontes de iluminação cujo objetivo é destacar espaços ou objetos. Com elas, você pode enfatizar a textura de uma parede interessante, mostrar quadros e elementos de decoração, enfatizar produtos e balizar caminhos. Em lojas de roupas, em especial, este tipo de iluminação cumpre um papel imprescindível, pois é responsável por aquele encantamento e sedução difíceis de se atingir por outras vias. Um produto sob a luz correta se torna muito mais atrativo!

Pensando nesses três tipos de luz, nesta ordem, fica bem mais fácil definir os pontos do ambiente que precisam ou não de uma nova fonte de iluminação. Assim, você se assegura que todos os elementos centrais do seu comércio estão bem iluminados, tudo sem deixar que o projeto fique poluído. 

Destaque e demarque com a iluminação

iluminação de casa de festa

A iluminação é capaz de mudar a maneira com que as pessoas transitam por um ambiente. Em uma loja de roupas ou eletrônicos, por exemplo, você pode guiar a movimentação dos clientes com a iluminação de balizamento, fazendo com que eles circulem por todos os corredores, conferindo todos os produtos. 

Este ponto é importante para bares e restaurantes, ambientes em que a iluminação focal é ainda mais relevante. Com ela, é possível alterar o comportamento de clientes, incentivando a interação social e a utilização geral do ambiente. 

iluminação intimista

Com iluminação de separação, por exemplo, você pode criar a ilusão de que seu bar ou restaurante possui diversos cantos interessantes, diversos, com muito a ser explorado. Isso aumenta o interesse dos frequentadores e o tempo que eles gastam no seu estabelecimento. 

Todos esses “centros de iluminação” devem ser conectados, de modo que possam interagir e fluir. Mesmo que seu objetivo seja a criação de células intimistas, com iluminação aconchegante e aproximadora, cuide para que haja espaço de interação geral, com uma boa iluminação de fundo.     

Todo o cuidado com o conforto

iluminação de recepção

Num ambiente comercial, o conforto de iluminação vai além das técnicas para evitar o ofuscamento. Em lojas de roupas, produtos de beleza ou salões, por exemplo, tome cuidado com as luzes verticais intensas que criam sombras desagradáveis no rosto de quem se observa nos espelhos. 

Você deseja que seus clientes se sintam bem com a própria imagem, associando essa auto-confiança e auto-estima aos ambientes, produtos e serviços da sua loja. O mesmo deve ser observado com temperaturas de cor muito frias, que tendem a tirar o viço e a cor da pele. 

iluminação de banheiro cores frias

Nos restaurantes e bares, cuidado com ambientes muito escuros. Sabemos que luzes chapadas não são nada elegantes ou confortáveis, mas os espaços escuros demais tornam complicada a interação entre pessoas, a visualização da comida e o trânsito pelo ambiente. É sempre importante ter isso em mente!

Esperamos que as nossas dicas de iluminação te ajudem a fazer do seu negócio uma experiência incrível e encantadora para clientes e colaboradores. Afinal, iluminação e decoração de espaços é relacionamento, ação, troca e atividade – onde há luz, há pessoas produzindo e colaborando!

Quer ficar por dentro das atualizações na loja Henrilustres? É só seguir nossa página no Instagram, repleta de fotos de tirar o fôlego e todas as novidades fresquinhas do nosso universo luminotécnico. Te esperamos por lá!

Até o próximo post e tenha um ótimo projeto!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário