Iluminação do quarto infantil: 6 dicas práticas!

Iluminação do quarto infantil: aconchego e elegância

Quando pensamos no espaço de descanso das crianças, não tem como não pensar na iluminação do quarto infantil, porque essa é uma das partes mais importantes de qualquer cômodo uma vez que a luz que vai direcionar cada elemento presente ali, além de dar destaque no ambiente.

O quarto infantil com uma boa iluminação tende a ter muito mais elegância e a escolha da cor da luz, ou da intensidade luminosa adequada, faz toda diferença, seja para a própria criança, que terá um espaço repleto de aconchego, seja para os pais, que estarão convivendo grande parte do tempo com os pequenos.

Você sabia que existem diferentes recomendações de luz para cada fase da infância, as quais podem ir se alterando com o crescimento da criança. Hoje, a Henrilustres preparou um conteúdo exclusivo para você que está planejando um quarto infantil.

Luz natural no quarto infantil

A luz natural é a base da iluminação, por isso que nos quartos infantis você pode ter cortinas confeccionadas com material mais finos, o que auxilia na difusão e harmonização da luz do sol pelo quarto. Além disso, um ambiente que possui pintura com cores mais claras fica ainda mais suave e delicado ao receber os raios solares.

quarto infantil rosa com brinquedos e luz natural entrando à direita

Ainda, a luz natural pode promover aprendizagem: é importante manter as janelas e portas abertas durante o dia para a criança entender e vivenciar as fases do sol. Enquanto as sombras vão contando o tempo, você pode aproveitar para conversarem sobre esse processo da luz.

Unindo experiências com uma iluminação natural bem harmonizada, a noite chegará e você terá um ambiente que proporcionará outra sensação, uma vez que nesse momento a luz artificial se fará presente e você pode dar uma nova aparência ao quarto. Isso sem falar que a luz natural é uma excelente ideia para economizar energia durante o dia.

Iluminação central e auxiliar para crianças

área de brinquedos com spot de luz no quarto infantil azul

A iluminação central é a luz que mais vai ter destaque no ambiente, podendo ser um lustre ou pendentes que, pendurados, espalham a luz de forma harmônica. A iluminação central, como o próprio nome diz, é o que ficará no centro, ou seja, a mais presente.

A iluminação auxiliar, em contraposição, não será a mais destacada, mas tem papel muito importante durante a noite ao oferecer iluminação mais amena. As luzes que podem cumprir essa função são as fitas de LED, luminárias e até mesmo os spots.

Luzes coloridas em quarto infantil

A infância é um período de descobertas e, com elas, a agitação vem acentuada, o que pode ser resolvido até mesmo com a decoração e iluminação do ambiente. Os adultos ficam encantados ao passar por um ambiente colorido, com uma iluminação completamente diferente das usuais, então, imagine o quanto algumas crianças esperam por esse momento lúdico, que acolhe e ao mesmo tempo relaxa!

Assim como você pode comprar uma lâmpada LED colorida, também existe a possibilidade de comprar um lustre colorido, uma arandela com as cores favoritas da criança ou com uma cor que equilibre com a decoração.

Luminárias e abajures

cama infantil feminina com cabeceiras nos dois lados e abajures sobre elas

As luminárias e os abajures entregam diversas possibilidades de iluminação, podendo ter focos de luz posicionados em estantes, mesas de cabeceira ou nos espaços de playground. As luminárias dão uma iluminação mais focada, o que é ótimo para ser uma iluminação decorativa e deixar em mesa de estudo, ou até mesmo onde ficam os brinquedos.

A escolha de usar um abajur na mesa de cabeceira é sempre boa, isso facilitará a mobilidade da criança em alcançar durante a noite e, por ter uma difusão maior com uma intensidade menor, é excelente para os momentos de leitura antes de dormir.

Lustres pequenos para o quarto infantil

Geralmente, os quartos infantis não são tão grandes e os detalhes de cores, brinquedos e outros elementos acabam ficando em primeiro plano, mas isso não significa que você não pode usar um lustre nesse ambiente.

Por isso que existem os lustres menores, os quais otimizam até os apartamentos pequenos. Os lustres de cristal pequenos conseguem ajudar como luz direta e central. Além disso, o cristal é lapidado deixando uma iluminação prismática.

Essas composições com lustres são fáceis de montar, uma vez que a elegância e o aconchego que esse tipo de luz proporciona são únicos. Mas os lustres de vidro podem contar com uma estrutura mais volumosa e isso tende a ampliar ainda mais a iluminação. Faça a escolha que mais acolher suas expectativas.

Crianças com medo do escuro

Muitas crianças têm medo de escuro e isso é compreensível, uma vez que elas estão conhecendo o mundo e pode ser que o ambiente escuro as assuste. Mas esse problema pode ser resolvido com um abajur ao lado da cama, ou fitas de LED ao redor do quarto. Essas opções de iluminação do quarto infantil podem deixar seu filho mais tranquilo à noite.

Com elementos alegres no quarto e uma iluminação de qualidade, a criança tende a se desfazer cada vez mais dos medos, isso porque a convivência e a maneira que você pensou na disposição das luzes a direcionam, fazendo-a se sentir em um ambiente seguro.

quarto infantil com brinquedos e varal de luz

É claro que esse medo não passa de uma hora para a outra e nem só a luz será a responsável por ele ir embora, mas saiba que a iluminação têm um papel fundamental na expressão de sentimentos e na sensação de segurança.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas para deixar o quarto infantil e, consequentemente, sua casa aconchegantes! Vemos você no próximo post! Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário