Iluminação embutida: conheça os principais tipos

Iluminação embutida: conheça os principais tipos

A iluminação embutida é composta por uma luz indireta em agregada em diferentes espaços, ela pode ser posicionada atrás de quadros, objetos que precisam ficar em destaque, inclusas nos rasgos de luz e sancas de gesso como uma auxiliar das outras luzes principais, ou seja, é uma verdadeira coringa de possibilidades. Sendo inseridas em contraposição com outros móveis ou objetos, se destacam deixando sombras marcantes que geram um volume e proporção no que está sendo iluminando.

Usando nessas oportunidades você cria um conforto maior aos olhos durante a noite, ou até pode usar como uma auxiliar de leitura em dias mais nublados, os quais a luz do sol está amena. Tudo isso com a sofisticação visual proporcionada pela intensidade mais leve dessa luz. Também ajudam a economizar energia enquanto deixam o ambiente bem confortável!

Hoje a Henrilustres trouxe um conteúdo exclusivo para você saber quais são as principais luzes desse modelo, entender sua função e como elas agregam a um ambiente transformando o espaço. Confira agora!

Luzes que deixam ambientes mais nítidos

iluminação embutida na cozinha multifuncional

As luzes embutidas entregam uma utilidade muito eficiente aos espaços que precisam de uma nitidez maior. Se posicionadas diretamente no ambiente aberto, direcionam muito bem a iluminação ampliando o espaço.

Essa nitidez deixa o ambiente menos ofuscado, o que faz delas luzes muito funcionais em banheiros, closets ou salas de jantar. No banheiro, essas luzes podem ficar ao redor do espelho para destacar harmonicamente o reflexo e melhorar o índice de reprodução de cores, melhorando a produção de maquiagens. Assim também funciona nos closets, que acabam ajudando a iluminar as roupas com clareza.

Com isso, você pode escolher quais lâmpadas vão se encaixar com a sua necessidade e ainda poderá posicionar mais de um estilo em um único espaço.

Tipos de luzes embutidas

Quando você procurar por luzes embutidas, encontrará diversas opções para ambientes com propostas diferentes. Muitas das vezes, a mesma luz pode ser usada em mais de uma possibilidade. Por exemplo, os spots, da mesma forma que ficam perfeitos nos espaços abertos, também destacam com maestria os quadros em exposições de arte, na própria residência, cria sombra e profundidade e também tiram a opacidade.

Visando essas possibilidades diversas para o mesmo tipo de luz, você percebe que pode escolher mais de uma para o mesmo lugar. Confira alguns exemplos dessas lâmpadas e como elas funcionam nos espaços.

Spots

cozinha moderna iluminada com spot e plafons embutidos

Os Spots são os mais indicados para salas de jantar, quartos maiores e até cozinhas. Na maioria das vezes são posicionados nas sancas de gessos, distribuindo um caminho de luz bem construído, e se tornam perfeitos para corredores. Se você preferir difundir a iluminação, os spots darão o suporte necessário se ficarem no centro do ambiente.

Além disso, eles desempenham uma eficiência sem igual quando aplicados nas bordas dos rasgos de luz. Os modelos disponíveis em spots de LED são essenciais nas cozinhas, pois eles proporcionam uma vivacidade maior aos alimentos, te ajudando à cozinhar vendo melhor as cores e detalhes da comida. Vale a pena investir nos spots como iluminação embutida. São elegantes, e ajudam a tornar o espaço ainda mais aconchegante.

Plafons

iluminação embutida em sala com plafon e sanca de gesso

Acopladas ao teto, os plafons são essenciais para dar espaço ao lugar e ainda podem ter focos diferentes. Deixam qualquer ambiente mais radiante, entregando uma sensação voltada ao clássico, assim como nas construções do período renascentista.

Vindo de uma época com tantos cálculos matemáticos que projetavam uma arquitetura ordenada e centralizada, os plafons também desempenham essa perspectiva mais simétrica. O efeito de profundidade é causado pela opacidade que alguns discos ao redor da borda causam. Os Plafons de Sobrepor são as opções perfeitas para esses casos de maior simetria na luz.

A suavidade distribuída é notável quando posicionados mais de um plafon pelo cômodo. As luzes com intensidade e tons mais quentes entregam um conforto visual excelente, isso porque possuem uma tonalidade que remete ao por do sol, e uma representação de uma iluminação natural, favorecendo o ambiente no geral com suavidade e tranquilidade.

Painéis de LED

Os painéis de LED se aplicam muito bem com difusores, suavizando a luz e realçando seu direcionamento. Dentro dos rasgos de luz, os painéis são perfeitos para ficarem posicionados, uma vez que o rasgo de luz visa economia e amplitude de luz, algo que os painéis fazem muito bem.

Com um painel de LED você aumenta suas possibilidades para destacar os contornos e as bordas dos espaços. Além disso, o custo-benefício desses painéis fazem deles ainda melhores para dar uma identidade ao espaço.

Se seu closet precisar de uma iluminação extra, os painéis de LED ao redor das portas ou até mesmo por trás das roupas e no fundo dos armários te permitem visualizar melhor todas as peças. Essa iluminação auxiliar para closet pode ser perfeita para a parte superior dos armários e guarda-roupas do closet, para aumentarem seu campo de visão.

Escolha a luz embutida ideal para sua iluminação

A dica é ousar e destacar o que você mais gosta em sua residência ou no ambiente que estiver iluminando, depois escolha quais dos modelos que mencionamos mais se adequam a ocasião. Pense também no tom do espaço, se mais calmo ou voltado à produtividade, por isso indicamos avaliar a intensidade luminosa, a fim de encontrar as luzes mais recomendadas para cada situação. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Te esperamos no próximo!

Deixe um Comentário