Iluminação externa para muros: 7 tipos para se inspirar

Ter uma casa e um quintal bem iluminado não é apenas para decoração e beleza do lugar, mas para a segurança daqueles que estão ali. A luz permite que, em horas escuras, possamos realizar nossas atividades do dia a dia. Se você é um leitor assíduo do blog da Henrilustres, sabe que, aqui, já falamos sobre iluminação para área externa de maneira geral.

Mas, hoje, o foco são os muros, itens importantes que cercam nossa casa e quintal e oferecem ainda mais segurança e comodidade, tanto pela parte interior quanto exterior. Apresentaremos quais são as opções mais indicadas, suas características e o porquê. Acompanhe o post para saber mais!

7 luminárias para muros exteriores: as mais indicadas!

Os muros são as “peças” de uma construção que protegem a nossa casa e o nosso quintal e é por isso que eles devem ser bem construídos e equipados. É comum que pessoas coloquem câmeras de segurança e cercas elétricas para evitar invasores, e a iluminação deve estar nesse conjunto, pois é tão importante quanto, oferecendo visibilidade! Você tem dúvidas de qual usar? Confira as opções mais indicadas:

1. Arandelas básicas

As arandelas são muito utilizadas em espaços externos e em corredores e são ótimas para colocar em muros. Opte por modelos básicos e funcionais, como é na parte de fora da casa, não precisa de muito charme, desde que complemente a faixada. Coloque uma luz forte e que tenha um bom alcance. Posicionadas estrategicamente, elas podem até criar um jogo de luz incrível que ajuda a compor a beleza do lugar, ainda mais se forem arandelas com facho de luz superior e inferior.

2. Luminária tartaruga

As luminárias tartarugas são um dos tipos de iluminação externa para muros muito usado, já que é simples e tem um bom alcance. Os modelos mais comuns são aqueles com luz LED branca e eles são colocados na parte superior do muro. A preferência é por LED para que eles possam ficar acesos durante a noite. E se você quiser investir um pouco mais e economizar depois, pode optar por fazer a instalação de um sensor que vai detectar a presença de alguém e acender automaticamente.

3. Balizadores de piso

Os balizadores são perfeitos como iluminação externa para muros, mas do tipo instalado no chão. Sua fiação é toda feita no chão, onde eles são colocados e ligados. Preferencialmente são opções internas dos muros.

Basta colocá-los quase tocando na superfície do muro em locais estratégicos e, pronto, luz! Essas opções também podem ter sensores inteligentes, assim você economiza com a conta de luz depois. Uma outra vantagem é que, se a escolha for por modelos móveis, você pode deixar alguns virados para o muro e outros para partes estratégicas do quintal.

4. Balizadores de parede

Os balizadores de parede se parecem muito com spots. Eles, normalmente, podem ser quadrados e se instalam em áreas estratégicas também. O melhor de tudo é que ocupam pouquíssimo espaço, pois são embutidos. Eles fornecem boa iluminação e são mais práticos porque não demandam muitas manutenções estéticas, limpeza, por exemplo.

E essas opções são tão versáteis que podem, até mesmo, ficar em outras áreas, como deques de piscina e em móveis de jardim, como bancos. Nesse caso, luz amarela ou branca são indiferentes, se você usar a amarela, mas quiser criar um jogo de luz legal, pode combinar os balizadores de parede com arandelas, por exemplo.

5. Postes

Os postes são uma opção mais recomendada para áreas externas. Assim como os balizadores de piso, eles podem ser instalados próximos aos muros ou às cercas vivas para não tomar muito espaço e deixar a vista dessa parte da casa mais evidente. Há diversos estilos de postes, dos modelos mais básicos aos mais modernos, escolha aquele que atende à necessidade de luz e que agrade as suas preferências estéticas.

6. Refletores pequenos de solo

refletor de parede para muro

Os refletores também são um dos tipos de iluminação externa para muros muito utilizados, tanto em quintais grandes quanto pequenos. Eles consistem em uma ou mais lâmpadas de LED, essas podem ser brancas ou de qualquer outra cor, como verde, que oferecem boa capacidade luminosa.

Na hora de iluminar os muros, você tem duas escolhas: a primeira é instalar esses refletores nas bases do muro, como os balizadores de piso, e direcionar os fachos de luz de maneira estratégica para que esses muros exteriores e interiores fiquem bem claros. A segunda seria instalá-los no jardim, por exemplo, e direcionar a iluminação para o muro. Qualquer que seja o modelo que escolher, saiba que o espaço ficará claro e oferecerá toda a segurança que a casa e você e sua família precisam.

7. Refletores de parede

Entre os tipos de refletores para área externa, os modelos de parede são tão úteis quanto o de solo e, assim como estes, podem ser direcionados para o próprio muro. O melhor de tudo é essa possibilidade de manuseio que pode ser muito prática se você quiser, por exemplo, mudar a direção dos fachos de luz. Para ficar ainda mais prático, por que não instalar um sensor de presença? Assim eles ligam quando for realmente necessário.

E então, o que você acha dessas opções? São ótimas escolhas para deixar sua casa mais segura e até mais bonita! Na hora de cuidar do bem-estar da sua família, até uma pequena mudança ou acréscimo na iluminação pode fazer toda a diferença!

Se você ama ler sobre isso e quiser conferir outras dicas ou saber curiosidades sobre iluminação, não deixe de nos acompanhar semanalmente, ok? Aqui, nós falamos tudo sobre iluminação!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário