Iluminação para área de piscina: quais opções escolher?

Uma piscina iluminada faz toda a diferença no ambiente, que fica muito mais elaborado e aconchegante e ainda contribui para todo o seu projeto de decoração da área externa. Além disso, a iluminação para área de piscina é importante porque é uma maneira de garantir a segurança do ambiente, até mesmo devido ao uso noturno.

A luz refletindo na água provoca um resultado lindo e muito procurado por quem possui uma piscina em casa. Se você quer uma piscina iluminada, mas não sabe quais opções de luminárias são interessantes para essa área, fique atento ao nosso conteúdo!

Como escolher a luminária para a área da piscina?

Para decidir qual é a melhor luminária para a área da piscina, considere alguns pontos antes de dar o veredito. Confira quais são as 4 principais condições antes de ter sua piscina iluminada:

  • O tamanho e o formato da piscina;
  • A cor do fundo e da borda da piscina;
  • Existem obstáculos (escadas e inclinações, por exemplo);
  • Quais pontos quer destacar.

Cada uma dessas questões devem ser consideradas antes de adquirir sua luminária, é claro, sem considerar as questões de instalação que também devem ser vistas com antecedência. É muito importante que essa decisão seja tomada em conformidade com uma pessoa que entenda do assunto, assim evita problemas futuros.

Piscina iluminada com spots de LED

Os spots são tipos de luminárias que têm chamado muita atenção e têm sido cada vez mais inseridos nos projetos de iluminação. Seja internamente ou em áreas externas, os spots são muito bem-vindos, pois transformam o local por completo.

foto de spots de led na parede

Uma das vantagens dessa escolha é que os spots possuem diferentes formatos e tipos, como os spots de embutir, de sobrepor e de trilho, no formato quadrado ou redondo. Deixar a piscina iluminada com spots de LED é uma ótima alternativa para quem procura dar um efeito direcionado à luz, ou seja, com foco fechado, o que torna a iluminação mais moderna.

Essa opção de luminária para a área da piscina é muito interessante para favorecer tanto a segurança quanto a estética, já que o facho luminoso focalizado ajuda a iluminar pontos específicos, como escadas, superfícies com desníveis, a borda e demais detalhes.

Para saber mais sobre iluminação, confira também nosso post sobre os melhores refletores de LED para áreas externas!

Iluminação com arandelas para a área da piscina

A arandela é um exemplo de luminária para a área da piscina que já se tornou tradicional, isso, porém, não torna a opção menos significativa. As arandelas têm, como efeito, a iluminação indireta, um tipo bastante procurado por ser agradável aos olhos e por deixar o ambiente envolvente, resultado cativante nem sempre fácil de conseguir!

arandelas retangulares na parede

Essa é uma alternativa ideal para quem possui a piscina próxima a um muro ou parede, dessa forma, as arandelas ficam fixadas a ela. Por isso, é importante que a parede seja realmente perto da piscina como modo de iluminar ao redor de toda ela. Se houver detalhes decorativos no muro ou parede, as arandelas ficam ainda mais interessantes, enfatizando essas particularidades.

Para escolher a arandela para a área da piscina, selecione o design que condiz com o restante do ambiente, haja vista que não faltam modelos de arandelas para combinar com qualquer decoração! Rústicas, minimalistas, clássicas, modernas e muito mais para você decidir o que se encaixa melhor com seu espaço.

Balizadores de solo para iluminar a piscina

Os balizadores de solo são luminárias especificamente criadas para serem alocadas debaixo do solo, sendo assim, possuem tecnologia para salvaguardar sua qualidade e manter uma boa vida útil, já que estão em contato com terra e água. Embora pareçam super diferenciados, não são difíceis de encontrar.

balizadores de solo e chao preto

Antes de decidir quais balizadores comprar, verifique algumas questões e a sua intenção com as luzes da piscina: a iluminação é mais por segurança ou estética? A função das luzes será destacar algum detalhe? Onde elas podem ser instaladas? Quantas serão necessárias? A área externa está em consonância com a piscina iluminada que deseja? Será preciso mudar alguma parte?

Com essa opção de luminárias para a área da piscina, você poderá escolher a cor, o tamanho e a potência da iluminação. Para usar embaixo d’água, é ideal utilizar balizadores de embutir, quem gosta de usufruir da piscina à noite adorará essa opção! É importante, porém, estar atento à quantidade de luz, evite lumens excessivos, assim o ambiente continua aconchegante.

Independente do modelo escolhido, lembre-se de posicionar as luminárias em locais estratégicos. Assim, o espaço fica claro o suficiente para oferecer segurança e boa visibilidade.

Agora que você já conhece algumas opções de luminárias para a área da piscina, que tal aproveitar e começar o seu projeto para ter uma piscina iluminada o quanto antes? Aqui na Henrilustres você também encontra conteúdo sobre como fazer a iluminação da área externa, não deixe de verificar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário