Iluminação para área externa: saiba como fazer

Iluminação para área externa: saiba como fazer

Como fazer uma boa iluminação para área externa

Hoje a Henrilustres trouxe dicas imprescindíveis para quem está em busca de uma iluminação para área externa perfeita. Com elementos, luzes específicas e algumas características fundamentais, você vai descobrir qual é mais recomendada para cada situação.

foto da área externa de uma grande residência

Uma das etapas mais essenciais da iluminação residencial é a parte externa, uma vez que ela vai dar o destaque do que é mais importante naquele espaço durante a noite, além de promover mais segurança, iluminando os locais mais escuros, e proporcionar uma elegância inconfundível!

Quais as melhores iluminações para a áreas externas?

Quem está em busca de um ambiente elegante e com uma iluminação bem direcionada, é preciso entender o objetivo de cada luminária, ou seja, algumas são mais recomendadas para áreas menores, outras para corredores e algumas são perfeitas para iluminar o jardim. Seguem algumas recomendações:

Arandelas

As arandelas são comuns há muito tempo, desde os grandes palácios até nas construções mais modernas e sofisticadas. Elas são posicionadas nas paredes e direcionam luz para superfícies, seja no chão ou em algum objeto que esteja abaixo delas

imagem de uma mansão com fogueira acesa ao chão!

São mais indicadas para ficarem em garagens ou em corredores, que costumam ser ambientes escuros durante a noite. Deixando as arandelas alinhadas, é possível acompanhar o caminho e quem chegar na sua residência conseguirá se localizar melhor, uma vez que as luzes direcionadas ao chão mostram a direção exata até um destino em específico.

Pendentes

Os pendentes possuem designs variados dando toda personalidade a um ambiente, seja interno ou externo. Nas áreas externas de lazer, principalmente em espaços gourmets, em que são realizados os churrascos, encontros em família ou com amigos, eles são excelentes luminárias. Esse lugar é especial e precisa de uma atenção extra, uma vez que diversos momentos inesquecíveis acontecerão ali.

imagem interna de uma grande residência

Para registrar fotografias na área gourmet, os pendentes tendem a espalhar bem a luz e deixar o ambiente uniforme. Cada um dos pendentes pode ser posicionado com a proposta de definirem um espaço em específico e, assim, é possível ter a luz adequada para sua área.

Iluminação Natural

A iluminação natural já é destaque dos ambientes externos durante o dia, porém à noite isso é mais complicado. Pensando em residências que possuem uma vista mais privilegiada, ou seja, estão localizadas em locais mais altos da cidade, ou próximas ao mar, é possível deixar apenas algumas luzes ao redor da casa e investir em algumas iluminações de jardim, como os embutidos de solo. Uma opção a quem quer ter apenas a iluminação natural à noite é aproveitar a luz da lua que ilumina suavemente alguns espaços.

Analise sua residência

Você precisa conhecer cada espaço de sua casa, pois é seu abrigo, sua fuga e entrada de momentos únicos e memoráveis, por isso cada cuidado é essencial. Após fazer uma análise, principalmente à noite, você vai perceber ambientes e locais que podem ficar mais excluídos, o que significa provavelmente uma falta de iluminação.

imagem de uma instalação em uma área aberta

Anote em um papel esses lugares e pesquise sobre qual tipo de lâmpada melhor se encaixa em cada ambiente. A fonte de luz, quando direcionada corretamente, promove mais elegância e impacto no ambiente.

Durante a noite, buscamos conforto ao nosso campo de visão, o que faz com que, mesmo estando escuro, procuremos alguma luz aconchegante, e uma luminária perfeita para proporcionar essa sensação nos ambientes externos é o modelo de arandela rústica, uma vez que a maioria conta com uma proteção que suaviza a luz e a espalha mais uniformemente.

O que é recomendado iluminar na área externa?

Desde as paredes com as arandelas, até mesmo as escadas, é preciso que sua área externa esteja bem iluminada. Falando nas escadas, à noite pode ser uma dificuldade para chegar até algum destino em específico, por isso a importância dessa iluminação.

Um outro espaço que é imprescindível ser iluminado para sua segurança é ao redor de piscinas, pois elas exigem sempre uma atenção redobrada, principalmente se crianças estiverem por perto. Tendo essa iluminação, é possível também realizar festas na piscina noturnas, afinal, quem é que não gosta?

Deck externo em uma grande residência

As entradas são outras partes fundamentais a serem iluminadas. Dão a fachada de sua residência e ainda faz com que a sofisticação tenha um lugar extra em sua decoração. Algo que as luzes e a iluminação adequada fazem é dar destaque às decorações, por isso, quem conhece sabe que precisa ter pelo menos uma luminária ao redor ou refletindo em uma obra de destaque em sua casa, sejam obras de arte ou até mesmo em plantas.

Conclusão

Depois de ler esse conteúdo você já deve estar com diversas ideias para acrescentar em seu projeto de iluminação para área externa. Para que você consiga qualidade em iluminação em qualquer ambiente, nós da Henrilustres estamos sempre atualizando o blog com dicas e sugestões criteriosas de quem entende do assunto.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e te esperamos no próximo post. Confira também como economizar energia e tenha um controle melhor do consumo residencial.

Deixe um Comentário