Tipos de iluminação para banheiro: saiba quais são os mais usados!

Tipos de iluminação para banheiro: saiba quais são os mais usados!

Se você vai comprar a iluminação para banheiro, seja de uma residência ou de um comércio, há a necessidade de que alguns fatores sejam considerados, tanto pela funcionalidade quanto pelas próprias características iluminativas.

Alguns tipos de iluminação são os mais usados porque atendem a todas essas necessidades pré determinadas. O que vai ditar a compra de um ou mais modelos serão, exclusivamente, as preferências pessoais de quem está comprando e o uso do ambiente.

Banheiro pequeno com box de vidro escuro, espelho médio na parede e pequena pia, bem iluminado

Hoje, a Henrilustres trará quais são todos esses tipos e suas diferentes funcionalidades, explicando como elas suprem as utilidades. Portanto, se está pensando em trocar a iluminação do seu banheiro, não deixe a leitura de lado!

Luzes no banheiro: o que considerar e porque é tão importante

O banheiro é um dos ambientes mais utilizados da casa. As necessidades fisiológicas são inerentes ao ser humano, por isso, o lugar precisa estar bem equipado e, definitivamente, bem iluminado. Afinal, como realizar as tarefas cotidianas se a visibilidade é baixa?

Por isso, em aspectos funcionais, primeiramente deve-se pensar quando for escolher a iluminação para o banheiro ou lavabo é se a luz conseguirá suprir essa necessidade iluminativa. Escovar os dentes, tomar banho e outras coisas poderão ser realizadas com conforto visual? É importante buscar a resposta positiva quando comprar uma lâmpada.

 

Pequeno banheiro com banheira branca, bancada preta e janela grande central colaborando com a iluminaçãoEm segundo lugar, os aspectos estéticos se fazem presentes. O tipo de iluminação que você escolheu deixa o lugar com qual aparência? Industrial? Moderna? Elegante? Para responder a isso, as preferências é que vão ditar a seleção de lâmpadas. E o mais importante: ficou bonito? Se sim, então está no caminho certo.

Iluminação para banheiro: conheça os diferentes tipos

É fato que existem muitos tipos de iluminação e lâmpadas, mas nem todas se encaixam nas necessidades de uso e visuais de um determinado ambiente. Por exemplo, um lustre não teria tanto destaque em uma despensa.

Parte de banheiro moderno com bancada preta e espelho oval na parede com iluminação em volta

Se você quer conhecer um pouco mais a fundo sobre os tipos de iluminação e os modelos de lâmpadas, temos um post bem completo em nosso blog. Não deixe de conferir!

Para o banheiro, existem modelos que são mais adequados e que podem trazer diferentes visuais, portanto, é importante conhecer quais são para que a sua escolha se baseie nos melhores aspectos possíveis.

Lustres

Engana-se quem acredita que os lustres podem ser usados apenas em salas de jantar, estar ou televisão. Eles são ótimos para trazer um ar bem requintado para o banheiro, principalmente se esse foi decorado com um objetivo mais elegante.

Modelos pequenos ficam ótimos em espaços pequenos e médios, enquanto os grandes são ótimos para banheiros extensos em área.

O ideal é escolher um lustre de comprimento médio, para que não atrapalhe a mobilidade e a organização dos outros itens desse espaço. Eles também devem ser colocados no meio do teto. Caso a iluminação ainda fique um pouco difusa, é possível combinar com outras iluminações, como spots.

Pendentes

Esse exemplar de luz fica ótimo em banheiros grandes também, principalmente se forem colocados na área do lavatório, fornecendo uma iluminação mais direta para o cumprimento de atividades simples como escovar os dentes, lavar o rosto, entre outras coisas.

Banheiro no estilo vintage com grande bancada para pia ao lado de banheira, com iluminação a partir de pendentes

Uma questão benéfica é que existem tantos modelos que é perfeitamente possível escolher um para combinar com os ornamentos do espaço.

Nesse tipo, é indicado, também, manter uma certa cautela em relação ao comprimento do pendente, visto que ele pode acabar atrapalhando a movimentação de uma pessoa muito alta ou poluindo a visão.

Spots

Os spots comumente são conhecidos como itens de iluminação auxiliar, visto que são menores e se localizam em espaços estrategicamente escolhidos para evidenciar algum objeto ou móvel.

Parede de banheiro toda em espelho com bancada para pia e iluminação com Spot

É comum encontrá-los acoplados no gesso que adorna o teto, o que deixa o local mais claro por sua luz direcionada. É possível escolher tanto uma lâmpada amarela quanto branca, mas é preciso alternar. Se a iluminação direta for mais difusa, então é indispensável que esses spots contenham luz branca e vice-versa.

Eles são ótimos para ficarem próximos ao espelho para fornecerem melhor visibilidade para quem usará o lavatório.

Painéis de LED

Os painéis de LED são indicados para fazer a iluminação geral de um ambiente, visto que sua área de iluminação é uma das mais abrangentes.

Banheiro com decoração branca e painel de LED refletido em espelho

É interessante expor que uma das vantagens iluminativas é que eles permitem diferentes tipos de lâmpadas, tanto brancas quanto amarelas. Entretanto, é preciso que essas, quaisquer que sejam, tenham uma alta capacidade de luz para fornecer visibilidade para todo o ambiente.

Os painéis também podem ser usados embutidos no teto ou sobrepostos. Basta escolher a maneira que melhor atende às necessidades,

Por ser uma tipo mais comum de iluminação, geralmente traz um aspecto moderno e clean ao espaço. Mas é perfeitamente possível encontrar um modelo mais elegante e cheio de personalidade.

Arandelas

As arandelas são ótimas para criar um espaço mais romântico e aconchegante. Por ser comumentemente usada com iluminação difusa, esse tipo cria jogos de luzes que são bem acolhedores. Assim, tornam o banheiro um espaço confortável e visualmente agradável aos olhos.

Banheiro grande com móveis, peças, pisos e azulejos brancos, com iluminação amarelada e arandelas em estilo vintage

Esse tipo também é usado como iluminação auxiliar, visto que sua capacidade iluminativa não abrange um largo espaço. São ótimos para deixar próximo ao espelho ou a objetos de decoração em um banheiro maior. Também podem ser colocados próximo à porta se existir espaço.

É visível o quão é importante uma boa luz para o banheiro, não é mesmo? Cada uma traz suas funcionalidades e visuais. No fim, o que dita a compra é exatamente a necessidade por uma funcionalidade específica e a decoração do espaço.

parte de banheiro com banheira moderna e branca e bem iluminada

Para mais dicas de iluminação e decoração com luzes, não deixe de nos acompanhar semanalmente. O conteúdo é incrível e criado especialmente para sanar todas as suas dúvidas!

Deixe um Comentário