Iluminação para closet: como fazer da maneira certa

Iluminação para closet: como fazer da maneira certa

O quarto vai muito além de apenas um lugar para descansar e dormir no final do dia. É um espaço pessoal, com particularidades das pessoas que vivem nele e sempre é decorado visando os gostos de cada um. E o mesmo podemos falar de um closet. Não, não apenas do móvel, mas tudo que o compõe, do seu design às roupas e acessórios.

Quando se tem um espaço só para armazenar esses itens, é preciso compor o ambiente da maneira que mais te representa e que te faça sentir bem. Uma das maneiras de fazer isso é através da iluminação. A iluminação para closet precisa ser clara e confortável na medida certa.

As luzes corretas permitirão que você tenha boa visibilidade das roupas e acessórios, assim como ressaltará sua aparência no espelho. Você já foi até uma loja e, no provador, a roupa escolhida não ficou com uma aparência legal? O motivo é a iluminação incorreta refletindo no espelho. A boa iluminação faz toda a diferença na percepção de algo.

É por isso que hoje a Henrilustres dará dicas para transformar o seu closet em um espaço agradável, caloroso e bem iluminado! Acompanhe o post!

Iluminação principal para closet

closet amplo com iluminação por lustre pequeno e spots

A iluminação principal é aquela que ficará, possivelmente, no centro do cômodo e que oferecerá a luz mais forte, abarcando toda ou a maioria das áreas. Se o espaço for compacto, procure deixá-la bem ao centro do teto, assim não precisará de muito para ver todas as suas roupas, sapatos e acessórios. A iluminação mais indicada vem de:

  • Plafons – procure modelos de médio a grandes;
  • Painéis de LED – esses possuem diversas formas, mas também escolha um de tamanho maior;
  • Lustres – iluminam bem e deixam o espaço mais sofisticado e harmônico.

Nada impede que, se o cômodo for grande, você faça uma composição com várias lâmpadas. Não precisa colocá-las exatamente no centro, mas distribuir conforme o visual que você deseja aparentar, por exemplo, algo mais moderno ou boho. Além disso, é perfeitamente possível escolher essas opções, mas empregando designs diferentes. O estilo boho está aí para exemplificar, além de temas como romântico, industrial entre outras.

Iluminação auxiliar para closet

closet feminino branco com iluminação de led nas prateleiras

A iluminação auxiliar é aquela que deixará o espaço mais confortável e decorado, trazendo aspectos ora modernos ora clássicos dependendo da lâmpada e luminária escolhida. Se você deseja mais luzes amareladas e melhor distribuição dos fechos, essa é a escolha certa. Como exemplo que pode ser usado, temos:

  • Spots de embutir, sobrepor ou trilhos – modernos, fáceis de instalar e combinam com tudo;
  • Arandelas – são muito usadas como uma iluminação decorativa e podem ficar próximas a espelhos e prateleiras;
  • Pendentes – não são muito utilizados, mas podem oferecer boa iluminação se colocados no lugar certo;
  • Fitas de LED – perfeitas para sancas invertidas e detalhes em gesso, contribuem muito para a iluminação geral.

Essas são as mais utilizadas, mas também há as luminárias de parede e mesa que podem agregar muito valor estético aos móveis e ao conjunto do ambiente.

closet com pendentes e spots na iluminação

Elas podem ser colocadas com uma temperatura de cor diferente da iluminação principal, por exemplo. Lâmpadas amarelas são ótimas para criar um espaço mais caloroso e aconchegante. Além disso, também criam jogos de luzes incríveis que contribuem para o ambiente ficar harmônico e equilibrado.

Dicas de decoração para closet

Pode ser que as pessoas pensem que, por ser apenas um lugar para guardar roupas, acessórios e sapatos, o closet não precisa de decoração, mas a própria maneira de iluminar todo o espaço corretamente é uma forma de decorar bem. Espelhos diferentes, fitas de LED no chão, araras bem distribuídas, a cor das prateleiras, do chão, da parede, tudo converge para a decoração.

O que acha de adicionar um tapete bem macio e com uma cor mais forte para deixar o espaço mais cômodo? Esse pode ser colocado próximo ao espelho principal ou no centro do chão. Esse objeto decorativo será essencial quando você precisar descansar os pés antes ou depois de colocar um sapato novo, por exemplo.

Cadeiras almofadadas e puffs também são ótimos no closet. Você pode sentar para colocar aos sapatos ou alguém pode se acomodar ali enquanto te espera se arrumar. Há modelos diversos, como os redondos, quadros e em diferentes alturas. Mas, independente de ser poltrona, cadeira ou puff, escolha um tecido e uma cor que harmonize com os outros itens do espaço!

Aposte em espelhos pequenos, quadrinhos com molduras bonitas, porta-joias e maquiagens bem trabalhados, araras que ajudam na organização e contribuam para a beleza do espaço.

Fazer a iluminação para closet ideal não é difícil, se tiver dúvidas, o projeto luminotécnico pode te ajudar. É nele que a disposição do ambiente e móveis, paredes, chão, teto e outros artigos serão organizadas para que o espaço fique iluminado e decorado.

Lembre-se de que muito mais que um espaço para se vestir, o closet guarda grande parte de sua personalidade, preferências e modos de se expressar. Precisa ser agradável, combinar com você e oferecer bem-estar. E se você deseja transformar outros ambientes de sua casa, o blog da Henrilustres tem conteúdos incríveis sobre cada cômodo, com dicas de iluminação e decoração!

Deixe um Comentário