Iluminação para cozinha: dicas para deixar o ambiente bem iluminado!

Iluminação para cozinha: dicas para deixar o ambiente bem iluminado!

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa, certo? É nesse local que as refeições são feitas e que, por meio delas, há a interação com os membros da família e amigos próximos. Pensar em uma boa iluminação para cozinha é o primeiro passo para deixar o ambiente aconchegante e funcional.

Nem sempre as pessoas reconhecem a importância de manter esse cômodo bem claro, entretanto, essa necessidade não pode ser negada. Uma iluminação adequada permite que todas as tarefas sejam realizadas sem muitos problemas.

Cozinha no estilo industrial com lâmpadas pendentes sobre mesa ao centro da cozinha

Mas como manter esse ambiente com a claridade necessária? Se você tem essa dúvida, hoje, a Henrilustres vai saná-la de vez! Preparamos um conteúdo super completo com dicas práticas e objetivas, acompanhe o post!

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

Um ambiente com a iluminação adequada atende às necessidades das pessoas que ali moram ou frequentam. Uma cozinha, no caso, é muito usada, visto que o local que as pessoas usam para a preparação de alimentos, assim como para desfrutar deles.

Para fazer um prato, uma boa visibilidade é necessária. Afinal, como saber se tudo está bem cozido, enxergar os temperos, cortar ingredientes se não há a incidência de luz apropriada? Pode não ser tão difícil, mas é impossível negar que causa certo desconforto.

Cozinha grande com mesa central, móveis e decoração clara, bem como iluminada

Na hora de saber iluminar o local, algumas dicas podem ajudar, assim tudo será realizado de modo correto e sem riscos de acidentes, como cortes das mãos ou queimaduras. São elas:

1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa

É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. As luzes quentes costumam ser um pouco mais difusas e escuras, não oferecendo a capacidade iluminativa necessária para uma cozinha.

Parte de cozinha com foco em bancada com pia e iluminação baixa

Nesse caso, as lâmpadas com temperatura fria e, preferencialmente, de cor branca são as mais indicadas, visto que oferecem um feixe de luz mais claro e que abarca a quase totalidade do cômodo.

Parte de cozinha com foco em bancada com fogão cooktop e pia, com iluminação forte

Isso não quer dizer que as quentes e amarelas não possam ser usadas, mas são mais indicadas para iluminação auxiliar e não como uma lâmpada central do cômodo.

2. Opte por vários pontos de luz

Se o cômodo for relativamente pequeno, uma lâmpada central forte pode, tranquilamente, dar conta de iluminar tudo, visto que a iluminação para cozinha pequena costuma ser bem simples. Mas não impede que tenha outras lâmpadas mais direcionadas como pontos de luz auxiliares.

Cozinha moderna com grande bancada e diversos pontos de iluminação e diferentes tipos de lâmpada

Por exemplo, na área do fogão e da pia, outras luzes podem ser usadas para aumentar, ainda mais, a capacidade de visualização da pessoa que irá utilizar esses mobiliários para cozinhar. A iluminação em cima da pia da cozinha é adotada em muitos projetos por oferecer vantagem estética e visual.

Para criar algo bem moderno, luzes também podem ser direcionadas para o balcão ou a mesa onde as refeições são realizadas, como por meio dos pendentes.

3. Não se esqueça da luz natural

A luz natural pode ser muito útil em uma cozinha, visto que diminuirá a necessidade de ligar lâmpadas, economizando um pouco mais de energia. E a luz natural, muitas vezes, é o suficiente para realizar as atividades na cozinha durante o dia.

Cozinha moderna com decoração e móveis claros, com iluminação vinda de janela e porta de entrada, bem como, de lâmpadas dispostas em alguns pontos da cozinha

Além disso, oferece um aspecto bem clean ao espaço, principalmente se esse for bem projetado, e oferece bem-estar e aconchego às pessoas que ali estão.

Janelas maiores, cores brancas e superfícies refletoras contribuem para que esse tipo de luz se alastre pelo ambiente de modo mais natural possível.

Temos um post exclusivo com dicas de iluminação natural, o que acha de conferir para ter mais ideias e aplicar isso em sua casa?

4. Lâmpadas certas nos locais certos

É relevante deixar claro que não há a necessidade de colocar lâmpadas em vários espaços e deixar o ambiente poluído visualmente. Existem muitas opções de iluminação para cozinha que consideram luzes mais simples e que se encaixam perfeitamente em cada espaço.

Cozinha moderna e pequena com tons de madeira e cinza, com iluminação sobre mesa de jantar, bem como, por spots espalhados ao redor da cozinha

Um trilho de luz oferece uma iluminação mais direcionada e cada lâmpada pode ser colocada em uma direção. Elas são ótimas para gerar destaque, por isso ficam ótimas em bancadas para preparo de alimentos e mesas para o consumo deles.

Agora, se a necessidade é por ter uma iluminação auxiliar que seja moderna, sem muita evidência e que cria um jogo iluminativo bem interessante e funcional, os spots acoplados no gesso ao redor do cômodo são ótimas opções.

O melhor de tudo é que é um tipo bem econômico, principalmente se for de LED, então não haverá tantos gastos.

Agora, algo mais próximo e bem moderno que tem pouco destaque, mas cria um ambiente bem agradável visualmente e esteticamente, são as fita de LED. De fácil instalação e muito versáteis para diversas áreas, esse tipo de lâmpada tem sido cada vez mais usado nos projetos.

A cozinha com LED é muito comum para pessoas que desejam modernidade, eficiência e alta capacidade iluminativa.

Na hora da escolha, é importante considerar qual é o aspecto que você quer trazer ao espaço. Mais próximo da área de desfrutar dos alimentos e de um momento com os amigos, as luzes amarelas são ótimas para criar aconchego. No espaço de cozer, a branca fria é essencial para realizar a atividade.

Grande cozinha moderna com móveis planejados, mesa de jantar ao centro com lustres modernos e iluminação sobre bancada da pia

Pensando nessas questões e seguindo as dicas, será muito mais fácil definir qual a luz para cozinha, não acha? Seu espaço ficará muito funcional, elegante e cheio de charme. Para mais dicas de iluminação, acompanhe a gente semanalmente!

Deixe um Comentário