Iluminação para escada: diferentes ideias para se inspirar

Hoje, a iluminação faz parte da de coração da sua casa, e tem o poder de trazer elegância e aconchego. Podemos afirmar que existe uma variedade de opções e tipos de iluminação e, que, muitas vezes, pode-se tornar um pouco confuso escolher devido a essa quantidade. Além disso, se você conhece todas as opções, traremos, hoje, os 6 melhores tipos de iluminação para a sua escada, seja ela interna ou externa, confira!

Por que iluminar a escada? Vantagens!

Além de ser bonita visualmente, a iluminação pode trazer segurança para o uso das escadas da sua casa, uma vez que oferecem visão e clareza para os degraus, evitando possíveis acidentes.

Além disso, dependendo do modelo de luminária que você usa, os ambientes podem se tornar muito mais sofisticados e modernos, o que contribui para a decoração geral dos espaços próximos a essa escada.

Independentemente de qual é o tipo de decoração ou tema da sua casa, podemos te certificar que existem opções de iluminação para todos os gostos, sendo assim, para te ajudar, trouxemos os iluminação para escadas externas (para fora da casa) e internas (que ficam dentro da casa) para que, assim, você possa conhecer e se inspirar.

Iluminação escada externa: quais modelos são indicados?

Existem iluminações certas para cada tipo de ambiente. Para as escadas externas, existem luminosos ideais que vão combinar muito com os elementos do ar livre e, até mesmo, deixar sua escada maravilhosa visivelmente das melhores formas possíveis, confira 3 opções que você pode experimentar:

Balizador

Como estamos falando de uma a área externa, possivelmente, durante a noite, essa parte da sua casa não deve ter tanta iluminação. Os balizadores podem fazer total diferença e te ajudarem a dar um novo visual para a escada da sua varanda, por exemplo.

escada estreita com paredes em ambos os lados sendo iluminada por balizadores

O balizador de jardim é uma opção que tem função de sinalizar. Essa luminosidade pode ser instalada na própria escada ou no chão direcionada para os degraus de maneira que os ilumine. Ou você pode optar por modelos de chão, que podem ser instalados nos próprios degraus da escada se possível.

Luminária tipo poste

Para combinar com a sua área externa, nada melhor do que luminárias do tipo “poste de rua”. Esse modelo é ideal se a sua escada fica em um jardim, piscinas ou lugares com gramas e plantas. Se optar por um design diferente, tenha certeza de que ele combina com os outros elementos da área externa.

É importante escolher uma opção que promova bom alcance de raio luminoso, assim como uma lâmpada de mais intensidade para que os degraus fique bem visíveis.

Arandela

Este tipo de luminária não é feito para ser a luz principal do ambiente, mas sim oferecer luz mais difusa, porém concentrada, o que traz um toque ainda mais refinado para a escada e o seu ambiente. Assim como os balizadores, essa iluminação é perfeita para trazer sinalização, ou seja, mais segurança para você. Existem modelos minimalistas, rústicos, industriais e muito mais.

arandelas lado a lado na parede

O mais adequado é colocar a arandela a cada 2 ou 3 degraus, dependendo do espaçamento (tamanho e profundidade) dos degraus e da potência das lâmpadas. Vale frisar que a aplicação das arandelas como iluminação de escada para área externa é adequada para aquela que mantém os degraus próximos a uma parede.

Se você gostou da ideia de usar essa luminária, mas não sabe quais modelos existem, confira nosso post com os tipos de arandela e se inspire!

Iluminação para escada interna: opções ideais

Para os ambientes internos, muitas vezes as escadas já possuem algum relance de iluminação de cômodos que possuem sua própria iluminação. Sabendo disso, você pode investir em uma iluminação decorativa e que não deixe de oferecer visibilidade e segurança. Confira as melhores 3 opções de iluminação para escada interna e inspire-se:

Spots

Os spots trazem elegância, estilo e são muito versáteis para diferentes ambientes. Essa iluminação fica boa com absolutamente qualquer decoração, seja de luz fria, quente ou lâmpadas smart com texturas variadas.

foto de escada sem corrimao sendo iluminada por spots laterais

Eles podem ser posicionados no teto de maneira estratégica, visando que fiquem simétricos e auxiliem na visualização da escada. Os spots de luz branca e fria são as melhores opções porque promovem mais clareza. Você também pode escolher pelo tipo de spot, são muitas opções disponíveis!

Quadro luminoso

Essa opção é ideal para casas e apartamentos mais modernos e joviais. Existem muitos tipos de quadros luminosos, como opções com frases e desenhos em LED coloridos e artísticos e quadros luminosos com placa de acrílico leitosa. A inovação que esse tipo de iluminação para escada traz é exatamente a fuga do clássico e tradicional na decoração para aquelas pessoas que aderem ao moderno e diferenciado na hora de compor os ambientes.

No entanto, essa iluminação apenas é indicada para escadas internas restes a uma parede, para que possa ser pendurada e garantir uma boa iluminação ao seu degrau.

Fita de LED

Dependendo da proposta, a fita de LED pode trazer efeitos de iluminações para escada totalmente inovadores. As fitas formam linhas de luz que podem ser aplicadas de diferentes formas. Contornar a borda da escada é uma alternativa diferente e que deixa o espaço altamente moderno.

degraus de escada amadeirados vistos de cima com fitas de led na lateral para iluminar

Além disso, você pode optar por colocar essas fitas na junção interna dos degraus da escada, próximo à ponta do pé quando essa pisa na superfície. Ambas as alternativas oferecem muita luz e segurança mesmo quando todas as outras luzes estão desligadas. Aqui no blog, ensinamos como instalar fitas de LED também, confira depois!

Lembre-se: a escada é um importante componente da casa e não só pode, como deve ser usada para proporcionar segurança, bem-estar e, é claro, beleza!

Gostou dessas dicas e inspirações? Esperamos que elas e te ajudem a encontrar a melhor iluminação para sua escada interna ou externa. Para mais informações, confira o post sobre nosso blog sobre 5 lustres pendentes para escada interna que acreditamos que você pode se interessar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário