Iluminação para maquiagem: um guia prático!

Você já se deparou com a situação de acreditar que fez a melhor maquiagem na frente do espelho, só para sair na rua e perceber que cometeu exageros? Se sim, já deve ter percebido como a iluminação para maquiagem faz diferença na maneira como percebemos nossa face e as cores aplicadas. Diferentes ângulos e tipos de luz podem revelar muito, não é?

Mulher sorrindo sendo maquiada

Saiba que é possível criar o ambiente de iluminação ideal para fazer suas maquiagens, seja em casa ou profissionalmente, sem gastar muito e ainda decorar de maneira incrível seu cantinho da make. Confira nossas dicas de iluminação para melhorar hoje mesmo sua precisão ao maquiar!

Porque a iluminação comum de casa não é ideal para maquiagem?

No geral, a iluminação tradicional que temos em casa é central, com lâmpadas de LED com a média de 9W, num tom branco quase azulado, em torno dos 6000K, com um alto fluxo luminoso. Este é o modelo mais fácil de se encontrar nos mercados do dia a dia, e geralmente é a opção que escolhemos.

Essas lâmpadas certamente são muito boas para iluminar maioria dos ambientes da casa de forma econômica e prática. Mesmo assim, sempre falamos aqui sobre como existe uma variedade de modelos, propriedades e efeitos que a iluminação oferece. Cada vez mais, mais e mais pessoas têm se tornado muito mais criteriosas na hora de escolher sua iluminação – tanto pelos efeitos técnicos quanto pelos efeitos decorativos.

Mulher feliz após ser maquiada de frente ao espelho

Você já deve ter observado fotos tiradas por maquiadores profissionais, e como utilizam tipos variados de artifícios de iluminação: ring lights, softboxes, lâmpadas de bulbo laterais, faixas de LED. A verdade é que uma parte importante desse aspecto deslumbrante de toda foto profissional de artistas de make tem tudo a ver com a iluminação para maquiagem!

Mas afinal, por que sua maquiagem parece destoar tanto quando vista no espelho de sua casa e nas fotografias? Bem, em termos simples: isso é causado pela iluminação.

Qual o lugar onde você costuma se maquiar? No banheiro? No quarto? E como é a iluminação destes cômodos? Você colocou uma luz no topo do espelho do banheiro ou em cima da penteadeira acreditando que isso iria melhorar sua visualização para a maquiagem? Bem, sentimos dizer, mas é provável que isso esteja atrapalhando sua percepção na hora de aplicar a make.

E isso acontece por dois motivos diferentes:

O ângulo

Sabe quando, nos filmes de terror, a personagem liga a lanterna de baixo para cima para contar uma história tenebrosa e fica com com um aspecto distorcido através das sombras? Se você coloca uma lâmpada no topo do espelho, pode estar fazendo o mesmo efeito, mas no sentido oposto, o que dá um aspecto até mais “vistoso” para a percepção do rosto, mas é fatal para se maquiar!

Mulher com a mão no rosto com iluminação na lateral do rosto

Isso porque, com a luz projetada por cima, você vai lançar sombras da testa sobre as pálpebras, das pálpebras superiores sobre as pálpebras inferiores e toda a região sob os olhos, do nariz sobre o arco do cupido e do queixo sobre a parte superior do pescoço. Ou seja, vai acabar bloqueando a visualização sobre partes do rosto que são vitais na aplicação da make.

A cor da luz

Se você acompanha nosso blog, já conferiu as diferentes cores de luz e como elas têm diferentes efeitos.

É bem provável que a luz do seu espelho leve uma lâmpada de 6500K, se você a comprou no mercado. 6500K é um tom braco muito forte, que provavelmente vai distorcer a sua percepção das cores. Afinal, esse tom de iluminação praticamente sequer existe na natureza.

Espelho com lâmpadas brancas em todas as bordas

Falando em natureza, seu tom médio é o ideal: o tom mais aproximado com a incidência média do sol é o do branco neutro, em torno dos 4000K. Entenda também o que é bivolt.

Inclusive, há um parâmetro da luminotécnica que aborda justamente a qualidade de incidência das cores sob diferentes tipos de luz, o IRC (Índice de Reprodução de Cor). Se quiser virar expert, vale a pena pesquisar sobre!

Como fazem os profissionais?

Agora que falamos dos dois erros mais comuns, por que não olhamos como costumam fazer os profissionais?

Os espelhos de maquiagem profissional são iluminados de forma proporcional à direita, à esquerda e acima. Assim, não acontece o efeito que citamos há pouco. O centro da face fica iluminado de maneira mais homogênea.

Mulher sendo maquiada em frente a um espelho profissional

A respeito da cor, como dissemos, a melhor luz sempre vai ser a natural, mas nem sempre é possível ter um espaço com iluminação natural e, mais do que isso: nem sempre nos maquiamos durante o dia.

De toda forma, o ideal é tentar aproveitar a luz natural, sem que o foco fique diretamente contra o espelho, para não ofuscar sua visão.

Outra coisa que os profissionais fazem é variar no tom da lâmpada. Claro, você pode comprar lâmpadas de 4000K no tom branco neutro e aplicá-las ao redor do espelho. Mas aí precisamos falar também sobre proporção.

Não é necessário o excesso de luz. O importante é a naturalidade e a menor quantidade de distorções de cor e sombra. Com isso, você pode coordenar a iluminação para maquiagem em seu espaço da maneira que sentir mais adequada.

Mulher sendo maquiada em um estúdio com iluminação profissional

Ao invés de utilizar lâmpadas de 4000K de todos os cantos, você pode alternar as lâmpadas de 5000K com lâmpadas de 3000K, isso vai dar ainda mais naturalidade para a incidência da luz.

E a iluminação não precisa ser direta: para decorar com bom gosto, você pode utilizar pequenas arandelas em torno do espelho, ou spots de de luz e faixas de iluminação ao redor do espelho. E se quiser um efeito de iluminação indireta e mais suave, ainda pode instalar o spot de luz atrás do espelho, desde que os três ângulos fiquem proporcionais.

Assim como você não vai querer que a umidade do banheiro derreta sua maquiagem, evite luzes incandescentes, porque seu calor pode acabar te fazendo suar. O ideal é sempre utilizar lâmpadas de LED.

Se você é profissional, especialmente se precisa atender na casa de clientes ou em diferentes estúdios, uma opção muito interessante é o uso de uma ring light, que é uma iluminação móvel com formato circular. Você a encontra em diferentes tamanhos e com os tons de cor que citamos.

Além de ser prática de transportar e usar, a ring light também oferecer um recurso muito bom para fazer ótimas fotografias de divulgação.

Gostou das nossas dicas de iluminação para maquiagem? Aproveite a oportunidade em modificar a iluminação do seu espaço de make e faça uma decoração especial para se sentir ainda mais deslumbrante.

Aqui na Henri Lustres você vai encontrar uma linha completa de artigos para iluminação, e no nosso blog, muito mais dicas para iluminar de forma funcional, técnica e decorativa, é só assinar nossa newsletter!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário