Iluminação para sala: dicas inspiradoras para transformar o ambiente!

Iluminação para sala: dicas inspiradoras para transformar o ambiente!

Pensar em uma boa iluminação para sala é considerar alguns fatores, tais como: tipo de lâmpada, temperatura e estilo. Bem sabemos que não são todos os ambientes que combinam com um lustre, ou com spots de trilho, certo? Por isso, ter sempre em mente essas três coisas ajudará na hora de deixar o espaço bem iluminado.

Para você se inspirar, a Henrilustres preparou algumas dicas que vão te ajudar na hora de escolher a iluminação para sua sala. Do contemporâneo ao boho, encontre o estilo que mais te agrada e que se encaixa bem em sua casa.

Como escolher a iluminação para sala?

A iluminação de um lar é uma das coisas mais importantes, tanto por questões práticas quanto para o bem-estar da família. Sem ela, não dá para realizar as tarefas corriqueiras do dia a dia, como cozinhar, usar o banheiro, entre outras coisas.

Sala grande com diversas luminárias e grande janela

Porém, quando falamos em uma sala, o conforto é um dos adjetivos que mais pesa, não é? O espaço deve ser aconchegante para que todos os membros da família possam se sentar no sofá, conversar um com o outro aproveitando o sentimento de lar ou assistindo a televisão.

Primeiro, escolher a temperatura de cor. Geralmente, como um espaço mais para descanso e interação da família ou amigos, a sala não exige uma iluminação tão forte, a não ser que seja um desejo particular.

Depois, é necessário escolher qual lâmpada usar. Nessa hora, você pode pensar: Ah, mas a conta de energia vai ficar cara! Bem, com as tecnologias, as lâmpadas estão cada vez mais econômicas, por isso é possível ter uma luz principal mais forte e luzes auxiliares sem gastar muito para criar um espaço bem agradável.

Existem os modelos que ficam bem na cozinha tal qual existem modelos que são mais ideais para a sala. Confira quais são:

Sancas

As sancas são forros alternativos ideais para distribuir melhor a luz de cada ambiente. Normalmente, são feitas em gesso e criam um espaço bem moderno.

Há três modelos: as sancas fechadas, que ficam nas extremidades do teto, em destaque, as abertas, que possuem acabamento lateral onde vão as luzes, e as invertidas, que são centrais e se sobrepõem ao teto, e as luzes são colocadas no vão dessa sobreposição, escondidas.

Sala de jantar com sancas

 

Como alternativa para iluminação central, a ideia é embutir lâmpadas de cores frias, assim não há a necessidade de auxiliares. Caso contrário, pode-se colocar um plafon ou um lustre no centro e deixar a sanca uma luz mais amarela e difusa.

Lustres

É fato que os lustres ficam melhores em iluminação de sala de jantar, mas nas de estar e televisão também é possível, basta escolher o modelo certo. Geralmente, se usa mais quando o pé direito é alto, certo? Mas existem vários lustres pequenos que harmonizam super bem com cômodos de altura padrão.

Grande salas moderna com lustres ao centro em formato de bola

Dê preferência para modelos mais longos horizontalmente e menos compridos, assim o espaço não fica exagerado. O ideal é encontrar um modelo que combine com a sua sala, há estilos modernos, clássicos, boho, o que dita é o visual que você deseja trazer ali.

Plafon

Como já dito, os plafons são ótimos para serem luzes centrais por oferecerem uma iluminação que abarca grande parte do espaço, além de ser discreto e combinar com todos os tipos de ambientes porque possui muitos modelos.

Eles são uma ótima opção de iluminação sala de estar, deixando todo o espaço mais refinado e charmoso. Além disso, ele casa muito bem com os spots embutidos nas sancas fechadas, basta escolher, para esses últimos, uma temperatura mais quente, o que vai passar aquela sensação boa de ambiente bem aconchegante.

Luminárias

Apesar de não serem as mais indicadas para oferecer boa luz, já que são mais direcionadas, as luminárias podem trazer aquele charme para o cômodo, não é? Dos modelos vintages para criar uma sala bem vitoriana aos industriais, para quem gosta de linhas retas e minimalismo, ela conquista seu espaço!

Luminária branca de teto ao lado de sofá

Elas ficam ótimas ao lado de sofás e poltronas, transformando um cantinho em algo realmente confortável. Mas se o desejo é por não tê-la tão perto para que não atrapalhe ou incomode sua visão, elas podem ser colocadas próximas ao televisor.

Pendentes

Os pendentes não são tão comuns de serem usados na sala, mas isso não significa que não podem estar ali. Existem, hoje, diversos modelos que se assemelham a lustres pequenos, esses ficam ótimos para quem deseja criar algo mais clássico e refinado, usando os modelos com cristais, ou mais industrial, com cores cromadas e muito metal.

Pendentes ao lado de rack

Se optar por mantê-lo no centro do ambiente, lembre-se de escolher um que seja capaz de iluminar tudo ou escolher outras lâmpadas auxiliares para que o espaço tenha o necessário para as tarefas do dia a dia.

Luz natural

Essa não se consegue com lâmpadas, mas é tão importante quanto, principalmente para economizar energia e para ter um espaço mais limpo, claro e bem agradável.

 

Para isso, janelas grandes e, preferencialmente, ter uma sala bem pintada de cores claras ajuda muito. Você também pode optar por inserir objetos que refletem essa luz, como espelhos, mesas de vidro e móveis espelhados e mais claros.

Sala grande com iluminação natural

Ah, mas e durante a noite?, bem, as janelas não farão a tamanha diferença que fazem durante o dia, porém se você der preferência para a luz branca fria o espaço, ainda assim, ficará bem claro sem o sol.

Não é tão complicado trazer mais luz e deixar a sua sala mais bonita e agradável, não é? A Henrilustres sempre está preocupada em trazer luz para sua casa da maneira mais funcional e moderna possível.

Com essas dicas, a sua casa ficará ainda mais bonita e será o seu sinônimo de lar. Para sempre ler mais conteúdos assim e se inspirar, fique atenta(o) ao blog!

Deixe um Comentário