Iluminação para salão de beleza: como fazer a ideal

Se você é um(a) leitor(a) assíduo do blog da Henrilustres, sabe tanto quanto nós que uma boa iluminação é essencial para a boa vivência, bem-estar e para deixar os espaços mais bonitos. Com uma boa luz, podemos ter um espaço relaxante, com boa visibilidade e que harmoniza com todos os móveis e decoração, e isso não é importante apenas em residências, sabia? Mas em espaços comerciais, num salão de beleza, por exemplo.

Você sabe como é ou como deveria ser a iluminação para salão de beleza? Bem, de primeira mão, podemos dizer que ela deve oferecer todo conforto e boa visibilidade que os profissionais precisam para que possam realizar os diversos tratamentos capilares em seus clientes.

Mas como não gostamos de apresentar nada pela metade, no post de hoje, você aprenderá como fazer essa iluminação da maneira correta. Acompanhe a leitura!

Por que a iluminação para salão de beleza deve ser feita corretamente?

No salão de beleza, muitos materiais possuem lâminas afiadas e precisam ser manuseados da maneira cuidadosa, além disso, a aplicação de produtos nos cabelos também exige atenção e boa visibilidade. Por isso a iluminação adequada é tão importante, ela dará suporte para que os profissionais façam todos esses processos com segurança e eficiência. Aliás, como um local de beleza, deve ser belo também, certo? E a iluminação contribui muito para isso!

Escolhendo a iluminação para salão de beleza ideal

Para escolher a iluminação ideal, você precisa saber de algumas coisas, como qual luz é ideal para determinada área, qual tipo de luminária usar, a temperatura da cor, entre outras. Quer conhecer tudo sobre isso para acertar na escolha? Confira:

1. Lâmpadas

iluminação central de salão de beleza com led

Atualmente, as lâmpadas LED são as mais econômicas e eficientes do mercado, além disso, elas são capazes de oferecer uma iluminação muito boa. Segundo a NBR, um salão de beleza pode ter a iluminação variando de 150 a 300 lux e de 500 a 800 lux em áreas de maior precisão. O melhor de tudo é que há muitas opções de lâmpadas LED, você não precisará se restringir a um tipo para compor os espaços, basta fazer o cálculo de iluminação LED por metro quadrado!

2. Tipos de luminárias para salão

Esse espaço também precisa aparentar grande beleza, afinal é um lugar que as pessoas vão para ficar ainda mais belas, certo? Então precisa ter luzes bonitas. Você pode optar por lustres, plafons e pendentes, combinando-os com a decoração, os móveis e os equipamentos que estiverem no local.

Iluminação de salão de beleza por áreas: o que usar em cada uma?

Como já dito, a luz para salão de beleza precisa atender a todas as necessidades que o espaço tem, mas algumas áreas são mais específicas que outras. Por isso, se você quiser, é perfeitamente possível variar na intensidade e temperatura de cor das lâmpadas, alternando as luzes e criando um espaço confortável.

Para a área de higienização dos cabelos

luz de salão de beleza para área de lavar cabelo

Geralmente, nesse espaço, as clientes precisam ficar levemente deitadas para que seus cabelos sejam lavados e enxaguados de maneira correta. Sendo assim, trazer uma luz muito intensa não é recomendado, a luz não pode ofuscar. Opte luzes de menor intensidade e mais amareladas por também não deixar muitas superfícies reflexivas.

Para o espaço de manicure e pedicure

Essa pode ser uma das áreas com luz mais intensa do seu salão, pois a esmaltação exige muita precisão e foco do profissional. São detalhes mínimos que são mais “fáceis” de fazer quando se está visualizando bem as unhas das clientes. A temperatura fria e a luz de cor branca são as mais indicadas.

Espaço para maquiagem e tinturas

iluminação de salão de beleza para maquiagem

Assim como o espaço de manicure e pedicure, esse também deve conter muita luz para que não fique sombras na visão e para que o profissional cabeleireiro possa fazer os melhores cortes, tinturas, mechas e a maquiadora veja todos os detalhes da maquiagem que está fazendo. Aliás, temos um post só sobre iluminação para maquiagem, confira depois para saber tudo!

Para recepção e sala de espera

Como aqui não ocorrem tratamentos, a luz pode ser muito mais suave e amarelada, induzindo as clientes ao relaxamento enquanto esperam e, claro, tornando o atendimento da recepção mais tranquilo e confortável. Uma luz quente de 3000k pode ser uma excelente opção. Caso fique muito escuro, opte por colocar pendentes com luz um pouco mais clara acima do balcão, assim a(s) recepcionista(s) ficam confortáveis.

Para a área geral do salão

iluminação central de barbearia com led

O espaço geral precisa de uma luz central para ficar bem iluminado. Nessa hora, você pode ostentar colocando um lindo lustre que combine com o tamanho do seu salão. Opções de lustres clássicos com cristais são um luxo e agregam muito valor estético à área, além de criar um jogo de luz muito interessante e diferente.

Se o seu salão tiver uma área para estética, massagem ou qualquer outra aplicabilidade, lembre-se de pensar exatamente qual temperatura e intensidade de luz seria ideal ali para não errar. Pode parecer complicado, mas escolher a iluminação certa não é muito difícil. E você sempre pode ter a opinião de uma loja especialista em iluminação!

E então, gostou dessas dicas? Já está pensando em montar o seu salão de beleza ou reformar? Conte para nós! E sempre que quiser ler conteúdos sobre dicas de iluminação, decoração e mais, acompanhe o nosso blog!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário