Iluminação para varanda: 5 dicas incríveis e fáceis!

Você quer arrasar em uma iluminação para varanda mas não sabe como fazer? Então, você está no blog certo. Aqui, nós vamos te dar 5 dicas práticas e super valiosas de como iluminar essa parte tão importante de um projeto.

A iluminação pode mudar e trazer vida para todo o ambiente e existem inúmeras formas de iluminar o seu lar, às vezes, essa quantidade de opções pode ser desconhecida ou confusa para você, por isso, estamos aqui para garantir que você ilumine sua varanda da melhor maneira possível com nossas dicas.

Qual a importância da iluminação para varanda?

Sabemos como a iluminação é extremamente importante para todo ambiente e a varanda da sua casa ou apartamento não fica fora disso. A varanda é uma das partes mais convidativas do lar, geralmente é o espaço onde as pessoas vão para relaxar, comer com os amigos e até mesmo fazer uma hortinha com temperos e plantas.

Quando se trata de casa, a varanda é a parte mais exposta da residência, sendo assim, ela merece uma boa iluminação para que a apresentação do seu espaço fique impecável e envolvente.

Para entender mais, siga nesse post para receber dicas incríveis de como fazer essa iluminação.

1. Spots de luz

A luz dos spots é super precisa e pode ser direcionada para onde você desejar, essa opção traz uma sensação muito aconchegante para o espaço e eles podem ser instalados tanto no teto quanto no chão da sua casa.

foto aproximada de spots de luz no teto branco

É importante que você adquira um número par de spots e os instale de forma simétrica e paralela para que o aspecto visual fique mais harmonioso.

A iluminação dos spots não precisa necessariamente ser a principal do ambiente, ela pode usada para compor uma iluminação geral da sua varanda e iluminar apenas partes do ambiente que você queira realçar.

Indicamos que você leia também o nosso post sobre tipos de sposts de luz e como escolher que vai te ajudar a entender mais sobre o assunto.

2. Pendentes e Lustres

Os lustres e luzes pendentes também possuem um efeito bem aconchegante e, por sua vez, são ideais para iluminar coisas específicas, como uma mesinha ao lado do sofá. Eles podem ser usados para valorizar intencionalmente as suas partes preferidas da varanda de maneira super moderna e surpreendente.

Sabemos que está super em alta a utilização de lustres pendentes vazados de arame ou ferro, com um aspecto mais industrial. Também está nas tendências usar lustres com cordas que trazem um aspecto mais rústico e boho para a decoração do ambiente. Existe uma variedade de modelos e cores de lustres no mercado para você escolher de acordo com seu gosto.

3. Arandelas

Para deixar o seu ambiente super sofisticado, a luz indireta das arandelas são perfeitas para isso. Elas são muito vistas em lugares abertos e, mesmo que você more em apartamento, a varanda tem a ideia de ser o lugar mais arejado, como um “quintal” do condomínio vertical, então também é ideal para iluminação da varanda de apartamento.

foto aproximada de arandela de metal dourado fixada em parede de pedras

As arandelas são feitas para instalar nas paredes, geralmente direcionam a luz horizontalmente e algumas vazam para os lados, mas a ideia é que elas iluminem suavemente como “luz de velas”. Temos certeza que uma arandela vai ficar linda na varanda da sua casa e valorizar o ambiente de maneira elegante.

4. Balizadores

O balizador é uma escolha de iluminação ideal para indicar e orientar às pessoas os caminhos por onde elas devem seguir. Então são mais adequados para quem mora em casa, para colocar na parte entre a entrada do portão da casa até a varanda, ou de qualquer outro caminho até a varanda onde haja um jardim em que os balizadores podem ser instalados.

Assim como as arandelas, os balizadores refletem luz para cima e geralmente são colocados no chão, então colocá-los próximos a plantas, grama ou flores baixas vai trazer um efeito muito legal que, além de iluminar e valorizar o jardim da sua varanda, vai conduzir os seus convidados até a sua casa, fazendo com que tenham uma experiência ainda mais proveitosa no seu lar.

5. Luminárias

Como você viu nos tópicos anteriores, a iluminação para varanda deve ser aconchegante e valorizar pontos específicos do ambiente. As luminárias são perfeitas para isso, elas podem ser direcionadas para onde você quiser e o fato de serem móveis as torna super práticas, você pode mudá-las de lugar a hora que quiser.

luminária de metal de perfil e fundo branco

Existem tipos super variados de luminárias no mercado, com modelos, cores e tamanhos diversos. As menores podem ser colocadas em mesa de canto junto com vasinhos, livros e porta-retratos, já as maiores podem ser colocadas ao lado do sofá ou de cadeiras, temos certeza que o resultado vai ser surpreendente!

Gostou dessas dicas? Nós esperamos que te ajudem a encontrar a melhor iluminação para a sua varanda. Aqui no nosso blog, também temos um post sobre como instalar arandela que pode te ajudar muito nesse e em outros processos de iluminação por aí, aproveite para conferir!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário