Lâmpada inteligente: o que é, como funciona, onde usar

Lâmpada inteligente: o que é, como funciona, onde usar

A facilidade de acender e apagar uma lâmpada de qualquer lugar que você estiver sem ter que levantar e acionar o interruptor é uma das vantagens que o desenvolvimento tecnológico nos proporcionou ao longo dos anos!

Com propostas que visam garantir maior economia de energia e aumentar a praticidade no dia a dia, o mercado de iluminação conta hoje com as lâmpadas inteligentes!

Os sensores e mecanismos integrados neste tipo de lâmpada permitem que alguns modelos reconheçam o momento certo de emitir luz dada a presença humana, além de contar com outras funções integradas como a captura e envio de imagens para a vigilância feita pelo próprio smartphone.

E assim, o bom desempenho na hora de iluminar os ambientes, aliado à facilidade e controle da iluminação, independentemente do local onde se esteja, faz das lâmpadas inteligentes grandes objetos para a automatização e decoração de um ambiente. Conheça um pouco mais de perto essas propostas de iluminação.

Afinal, o que são e como funcionam as lâmpadas inteligentes?

Com o desenvolvimento tecnológico dos artigos luminotécnicos, muitas lâmpadas e luminárias ganharam versões mais funcionais e rápidas para facilitar a sua vida no dia a dia. Dentre esses artigos, aqueles que têm feito muito sucesso pela internet – principalmente após o lançamento da Alexa – são as lâmpadas inteligentes.

Em termos simples, lâmpadas inteligentes consistem em dispositivos informatizados capazes de serem acionados por meio de aplicativos virtuais. Por serem movidas pelo Wi-Fi ou sistema bluetooth e possuírem seus próprios aplicativos, as lâmpadas inteligentes são perfeitas para aqueles que querem automatizar a sua residência inteira ou um dos cômodos, como preferir.

Hoje você as encontra sobre diversas marcas. A lâmpada inteligente Positivo e da Xiaomi já são um sucesso, sendo as melhores do mercado, e a instalação desses dispositivos é super simples e rápida. Considerando que cada modelo tem uma forma de operar, o importante mesmo é seguir as informações do fabricante que constam na embalagem do produto.

E o melhor: diferente das lâmpadas convencionais que necessitam dos interruptores para serem acesas ou apagadas, as lâmpadas inteligentes podem ser acionadas do seu próprio celular ou ainda do assistente da Google e da Alexa, a assistente da Amazon, a qual te permite controlar o dispositivo por meio de um comando de voz.

6 vantagens das lâmpadas inteligentes que você precisa conhecer

Agora que já entendemos no que consiste uma lâmpada inteligente, talvez a sua principal dúvida seja quanto aos benefícios que o artigo pode te oferecer.

Podemos te garantir que, em se tratando de lâmpadas inteligentes, você pode usufruir não só de uma boa iluminação, mas também de uma ótima decoração, considerando que vários jogos de luz podem ser criados. Vejamos algumas de suas vantagens:

Controle de luminosidade: a partir do aplicativo você pode controlar a intensidade da luz de forma prática, regulando a luminância conforme as necessidades de cada momento ou ambiente.

Praticidade de acionamento: ao integrar à sua casa uma lâmpada com sistema inteligente, pelo aplicativo você pode ter o controle do artigo ao passo de um clique, acendendo ou apagando a lâmpada de qualquer lugar do mundo.

Mudança de cores: geralmente uma lâmpada de LED nos proporciona apenas uma cor, no entanto, as lâmpadas inteligentes são projetadas de maneira tal que nos permitem transitar por várias matizes de cor pelo controle no aplicativo.

Criação de cenas: o controle das lâmpadas inteligentes pelo ambiente virtual ainda nos permite escolher por algumas cenas para compor diferentes estéticas e cenários. O flashlight, por exemplo, faz com que a luz fique piscando, simulando uma balada, enquanto o color fading permite que haja a mudança sequencial de cores.

Economia de energia: as lâmpadas inteligentes são feitas em LED, o que já faz delas mais econômicas do que outros tipos de lâmpada, mas, além disso, o controle virtual permite evitar gastos, sobretudo ao sair e esquecer a luz acesa.

Conexão com assistente virtual: como sugerimos, as lâmpadas virtuais podem ser conectadas com assistentes virtuais, seja da Google ou da Amazon, o que as tornam ainda mais práticas, uma vez que podem ser acionadas por comando de voz.

Onde usar as lâmpadas inteligentes

Por serem muito versáteis, há várias formas de usar as funcionalidades das lâmpadas inteligentes. A começar pelas smart homes – casas conectadas – em que se busca ao máximo ter o controle da ambientação residencial por meio de dispositivos móveis.

Mas as lâmpadas inteligentes também podem ser boas opções para se colocar em um determinado cômodo da casa. Caso você queira mais praticidade e ganho de tempo para acender e apagar sua lâmpada, sem ter que parar no meio de uma tarefa ou sair da cama para isso, elas podem ser ótimas opções.

Agora, para aqueles que querem tirar fotos com jogos de luz, utilizar a mudança de cor das lâmpadas inteligentes pode ser uma forma estratégica de brincar com a colorimetria sem ter que ficar correndo atrás de propostas mirabolantes. Aliás, como é possível aumentar e reduzir a intensidade da luz para fotos, esse dispositivo é só sucesso.

Outra forma interessante de aproveitar a sua lâmpada inteligente é a utilizando para festas temáticas, seja festas infantis ou reuniões entre amigos, uma vez que o aplicativo propicia vários temas para compor a decoração e iluminação do ambiente. O flashlight pode ser perfeito para compor a iluminação de sua próxima festa, quer apostar?

Seja para aqueles que só querem praticidade no dia a dia ou para aqueles que buscam automatizar todos os cômodos de sua residência com um produto mais responsivo e ágil, as lâmpadas inteligentes são as opções mais que recomendadas. Vale a pena testá-las!

Esperamos que este post tenha sido útil para você e que tenha encontrado nesses dispositivos grandes soluções para os seus projetos luminotécnicos. E se gostou do conteúdo, cheque os nossos demais textos aqui do blog sobre dicas de iluminação e decoração para um ambiente bem iluminado e agradável.

Até mais!

Deixe um Comentário