6 luminárias para cozinha de apartamento para se inspirar

Quando precisamos escolher a iluminação para diferentes cômodos da casa, é essencial pensar em funcionalidade e estilo. Funcionalidade porque precisa fornecer a luz necessária para realizar as atividades com conforto visual e boa visibilidade. Estilo porque a decoração é essencial para uma impressão esteticamente agradável sua e das pessoas que te visitam.

E isso é ainda mais importante quando falamos de apartamentos: já que eles não possuem áreas externas grandes como uma casa, a parte interna precisa estar bem harmônica, certo? Bem, já temos dicas de como fazer a iluminação da cozinha ser a ideal, então, hoje, falaremos sobre luminárias para cozinha de apartamento, oferecendo um leque de opções para que você se inspire e escolha a que mais combina com esse cômodo em sua casa. Acompanhe para conhecer quais são!

Luminárias para cozinha e sua importância na composição do apartamento

Iluminar uma cozinha com lâmpadas adequadas e luminárias com belos designs é essencial para que você possa realizar as atividades de cozinhar e preparar alimentos e bebidas com todo o conforto necessário, sem forçar sua visão e para sua segurança ao lidar com objetos afiados, por exemplo.

Além disso, esse cômodo é uma parte essencial do seu apartamento, você recebe visitas, sua família partilha de refeições, alguém cozinha um prato diferente em uma noite especial… Enfim, para que o bem-estar de todos se mantenha enquanto estão ali, ela precisa ser bonita e harmonizar com os eletrodomésticos.

E, para isso, há variadas opções de luminárias para cozinha de apartamento. São elas:

1. Painéis embutidos de LED

painel de LED embutido branco

A iluminação embutida é uma opção bem versátil, não só para cozinha de apartamento como em outros espaços da casa. Por ter diversas opções de luminárias, torna-se uma categoria muito usada.

Os painéis embutidos de lâmpadas LED são ótimos para a área da cozinha, pois oferecem luz alta e mais clara, além de seu formato geométrico perfeito para fornecer luminosidade de longo alcance. Esses modelos, inclusive, são perfeitos para quem gosta de um cômodo mais moderno e clean e combina super bem com spots embutidos. Você pode colocar um painel como iluminação principal e spots como iluminações auxiliares. A cozinha ficará ótima!

2. Pendentes industriais

Existem muitos tipos de pendentes, mas os pendentes industriais são perfeitos para serem usados como luminárias para cozinha de apartamento. Eles trazem o arrojado e o moderno em conceitos diferentes dos padrões, o que deixa o espaço mais urbano e aconchegante, mesmo com composições mais “frias” de decoração, móveis e eletrodomésticos.

Você pode escolher um modelo com várias lâmpadas e cor mais neutra, como cobre ou metal mesmo, mais curto, caso a cozinha seja compacta, ou alongado, se o pé direito for alto. Há também opções com mais de uma cúpula para deixar o espaço mais claro.

Se você quiser saber mais sobre o estilo industrial, confira nosso post completo!

3. Pendentes modernos

luminárias pendentes modernas para cozinha de apartamento

Como os pendentes possuem muitos estilos, são peças bem versáteis para diferentes cômodos, principalmente à cozinha. Uma opção de luminária para cozinha de apartamento perfeita é o pendente moderno, pois possui estética cheia de linhas retas e curvas, ou formatos geométricos que se encaixam muito bem em um espaço tão funcional como esse. Você pode optar por um modelo mais básico para deixar no centro do cômodo ou alterná-lo com luminárias embutidas.

4. Spots em trilhos

Os spots em trilhos também são ótimos iluminação de cozinha de apartamento, pois são funcionais, oferecem luzes mais direcionadas e não deixam o espaço com uma aparência pesada, apesar de ter mais estrutura. Você pode optar tanto por modelos brancos quanto em tons cinzas e preto, dependendo da decoração que montou em sua cozinha. É interessante investir em spots de lâmpadas LED para deixar o ambiente com luz adequada para cozinhar e fazer refeições.

5.Plafons de alumínio

luminária plafon de alumínio para cozinha de apartamento

Os plafons de alumínio são peças incríveis para colocar na cozinha e usar como iluminação principal. Com eles, você tem a possibilidade de escolher peças embutidas ou sobrepostas e qualquer um dos estilos fica ótimo. O alumínio, como geralmente é prata, combina com qualquer elemento da cozinha, seja a sua moderna, boho, industrial… Enfim, é uma luminária bem versátil.

6. Fitas de LED

As fitas de LED podem ser usadas como luminárias para cozinha de apartamento desde que façam parte de um projeto auxiliar de luz, pois seu alcance luminoso não é tão grande. Você pode colocá-las nas partes inferiores de armários, se eles ficam acima da pia, para melhorar a visibilidade, ou em sancas invertidas, se a sua cozinha a tiver.

Esses são os modelos mais indicados e que ficam super harmônicos com móveis e eletrodomésticos, assim como elementos decorativos da sua cozinha de apartamento. Mas se você preferir algo mais clássico com um toque de romantismo, sempre pode optar pelos lustres pequenos também, é só fazer a composição certa!

Com as dicas do blog da Henrilustres, compor cômodos com a iluminação adequada e boa decoração será muito mais simples. Não deixe de nos acompanhar semanalmente para mais! Nós nos vemos no próximo post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário