Lustre para sala pequena: saiba como escolher!

Lustre para sala pequena: saiba como escolher!

Dicas para escolher a opção ideal de lustre para sala pequena

A sala de uma casa é um ambiente onde a família compartilha momentos de lazer e descanso, assistindo a seus programas favoritos, vendo um filme de comédia ou ação, desfrutando de uma boa refeição, entre muitos outros. Por isso, para aumentar o bem-estar e deixá-la bem aconchegante, é preciso investir na decoração certa e isso inclui a iluminação.

Um ambiente deve oferecer a luz necessária para que as pessoas realizem seus afazeres com segurança e conforto, afinal, como preparar alimentos, limpar o mobiliário, desfrutar de um momento de paz, se a iluminação for fraca? Não dá. Mesmo quando falamos de ambientes pequenos que, geralmente, precisam de menos lâmpadas. Mas se você não quer abrir mão de uma boa iluminação, que seja funcional e elegante, a Henrilustres vai te ajudar a escolher o lustre para sala pequena ideal.

Acompanhe o post para saber mais!

Lustre + sala pequena: combinam? Faça a escolha certa!

Você sabe como escolher um lustre para sala pequena? Há quem acredite que esses itens servem apenas para ambientes com pé direito alto, seja em casas ou espaços comerciais, como restaurantes, halls de entrada de hotéis, entre outras coisas.

Mas você sabia que não existem só opções de lustres enormes? Pois é! Assim como as decorações seguem tendências e estéticas diferentes, o projeto luminotécnico pode atender a qualquer necessidade e se encaixar em todos os cômodos perfeitamente, o que permite que você coloque um lindo lustre em sua sala do jeito que desejar, sem parecer algo exagerado ou destoar do estilo decorativo.

Esse tipo de iluminação é elegante e bem charmoso, oferecendo uma luz mais difusa e cheia de suavidade. Os modelos de cristais são os mais requintados, pois o material relembra os antigos modelos apreciados e tidos pela nobreza em suas mansões e palácios. Esses cristais ajudam a refletir a luz, criando um jogo de sombras bem bonito e alcançando mais pontos do cômodo.

Por isso, se você quer colocar um em sua casa, mas tem medo de errar na escolha, selecionamos algumas opções de lustres para sala de estar pequena, confira:

1. Lustres boho

Os lustres pequenos no estilo boho são aqueles que fogem do padrão comum, geralmente trazendo pedras e cristais coloridos e um design único que combina com a decoração que é despojada e não segue o tradicional. Aramados, cristais por toda a sua estrutura e, talvez, até lâmpadas que lembrem velas são apenas algumas das características encontradas nesse tipo.

Eles dão muito charme aos ambientes decorados com esmero, com tapetes cheio de arabescos, sofás e almofadas de tons terrosos e uma paleta de cores pastéis, bem claras e suaves. Conforto é apenas um dos adjetivos que ele trará para sua sala pequena, deixando-a ainda mais aconchegante.

Se ele oferecer uma luz muito difusa e amarelada, você pode completar o espaço com arandelas ou spots embutidos, o estilo boêmio ainda permanecerá e o espaço ficará mais claro.

2. Lustres industriais

Um lustre não precisa trazer toda aquela pompa que as pessoas estão acostumadas a ver em cenários de puro luxo. Como já dito, a iluminação se adapta a cada estilo, portanto, temos as opções pequenas e industriais, que são cheias de linhas geométricas e passam um ar mais clean. Em ambientes de tons mais neutros e com a presença do prata, do bronze e do dourado, esse modelo harmoniza muito bem.

3. Lustres redondos

Esse modelo costuma ser bem moderno, ideal para salas pequenas em que a funcionalidade é a palavra-chave, sem deixar o conforto de lado – é claro! Modelos com designs dourados ou prateados ficam bonitos com qualquer tom, desde os mais quentes até os mais frios. Invista em uma luz branca, já que ele será o item de iluminação central, e, caso queira tirar o aspecto frio demais do espaço, invista em spots de lâmpada amarela.

4. Lustres colmeia

Esses modelos são a cara dos tempos antigos, oferecendo mais classicidade e elegância, mas sem deixar de lado a comodidade que o espaço deve oferecer. Eles ficam ótimos com decorações mais românticas, com vasos de flores, obras de arte realistas e móveis em tons pastéis que se inclinam tanto para o marrom claro quanto para o cinza. Você pode optar por deixá-lo acima da mesa de centro da sala, de preferência uma que seja espelhada, para a luz ter um alcance maior.

Dicas extras para deixar sua sala pequena mais aconchegante

A luz é uma das principais protagonistas na hora de deixar tudo com aquela cara de lar mesmo, mas existem locais certos para colocá-la. Dissemos acima que uma boa opção é colocar um lustre para sala pequena acima da mesa de centro, o que é real, mas deve-se evitar lâmpadas halógenas, por exemplo, já que elas esquentam bastante.

Quer saber mais sobre tipos de lâmpadas? Então, confira nosso conteúdo exclusivo!

É importante evitar, também, de colocar um lustre acima do sofá, pois como a sua iluminação é mais direta, pode acabar atrapalhando a visão de quem deseja assistir à televisão ou apenas relaxar com a família.

Caso a disposição do seu ambiente faça com que o sofá fique logo abaixo do lustre, não se esqueça de instalar circuitos individuai, entre esse item e os spots laterais da sanca, por exemplo. Isso permite que você ligue os spots enquanto estiver no sofá, sem ter a iluminação central atrapalhando seu bem-estar.

Mesmo que a sua mesa de centro seja de vidro, para ajudar a refletir a luz, evite isso em outros móveis, afinal você não gostará de ter que ficar desviando dos reflexos enquanto tenta assistir a seu programa favorito, não é? Uma sala pequena com bastante luz natural pede lustres ainda menores e, mesmo ao anoitecer, esse item será o suficiente.

Você já tinha pensado em colocar um lustre pequeno para sua sala? Eles ficarão ótimo, basta seguir as dicas que apresentamos e evitar modelos muito exagerados para o cômodo não ficar pesado.

Chegamos ao fim de mais um post, por isso, para mais dicas de decoração e iluminação, acompanhe-nos toda semana. Os conteúdos são ideais para quem gosta de deixar os espaços aconchegantes e cheios de estilo. Até a próxima!

Deixe um Comentário