5 Lustres pendentes para escada interna: saiba como escolher

Os lustres pendentes são lindos e muito queridos pelos decoradores que entendem que a iluminação dispõe de um papel essencial na decoração, uma vez que ela pode valorizar (e muito!) um projeto decorativo. Sendo assim, se você possui uma escada em casa ou no escritório, não pense que os pendentes devem ser dispensados nessa parte do projeto.

Afinal, reflita: escada pouco iluminada só pode resultar em… Acidentes! Já pensou nisso? Os degraus da escada devem receber luz direta para que quem os utilize consiga visualizar onde pisa. Ainda, é indicado que ambientes com escadas tenham iluminação de 1200 a 4000 lúmens, tudo dependerá da claridade produzida também ao redor da escada.

Por isso, os lustres pendentes para escadas internas são ótimos auxiliares e deixam o ambiente muito mais elegante. Mas você sabe como escolher o pendente ideal para sua escada? A Henrilustres preparou um conteúdo quentinho para você entender o assunto, confira:

1. Pendentes ovais ou redondos para escada caracol

Os pendentes para escadas caracóis ou arredondadas devem ser ovais ou redondos para harmonizar adequadamente com a escada. Isso não significa, porém, que não seja possível utilizar pendentes contemporâneos e despojados.

Pendente oval de cristal em frente a parede cinza.

Os pendentes arredondados podem ser meia-lua, um pendente com cristais formando uma esfera ou até com o design desconexo, mas com lâmpadas arredondadas. Em escadas alongadas e em formato caracol, fica perfeito alocar o lustre ao vão entre os lados da escada, bem no meio.

Se o pé direito for muito alto, é necessário investir em lâmpadas PAR 30 ou AR111, as quais possuem maior fluxo luminoso.

2. Pendentes retangulares e quadrados para escadas retas

As escadas retas pedem pendentes menos arredondados, o lado positivo disso é que há várias opções para escolher e você pode usar a criatividade. Em escadas com muitos degraus, fica melhor instalar alguns pendentes alongados, a quantidade dependerá do tamanho e da necessidade de iluminação que a escadaria precisa.

Pendentes quadrados e retangulares já são bastante conhecidos, mas os modelos em tubos são os mais modernos e você pode comprar separadamente para alocá-los como bem quiser.

É necessário lembrar que o comprimento do cabo dependerá da altura do pé direito, o qual, quanto mais elevado, maior deve ser o cabelo que apoia a base do produto.

3. Lustre pendente industrial

O estilo industrial está, há um tempo, no auge do sucesso e muitas pessoas decidiram compor todos os ambientes da casa ou empresa com essa tendência. Dessa forma, não seria diferente com as escadas internas.

Parede com cortina e pendente industrial com luz acesa.

Os lustres pendentes com estilo industrial são, geralmente, mais escuros e com materiais que lembram aramados, ferro ou alumínio. A estrutura pode variar, assim como em qualquer outro estilo, mas lembre-se de analisar quais são as cores e formas de outros elementos próximos à escada, como quadro ou móveis.

O modelo pendente calandra é produzido em alumínio e apresenta um design fluido, combinando o material pesado à fluidez da técnica de calandragem. É importante ressaltar que o revestimento e os demais detalhes da escada devem ser levados em consideração, não fica interessante, por exemplo, colocar um pendente industrial em meio a uma escada com corrimão clássico.

4. Pendente com design diferenciado para escadas

No mercado de peças decorativas e artigos para casa, existem muitos tipos de lustres pendentes que cumprem sua finalidade principal, iluminar, mas que aliam um design diferenciado e moderno aos produtos. É o caso do pendente de madeira orgânico com luz de LED. O modelo une o rústico da madeira ao molde contemporâneo de sua forma.

Em razão dessa união entre os estilos, esse pendente fica ótimo em escadas internas de madeira ou de piso claro, ele pode servir como um toque bucólico em ambientes modernos e clean ou se conectar com o restante da decoração campestre.

Não tenha receio em ousar, mas sempre considere o estilo pretendido e as sensações que procura causar com as luzes. A regra aqui é a mesma para as tonalidades das luzes: lâmpadas brancas são mais frias e estimulam a atenção, luminárias amarelas são quentes e transmitem tranquilidade e aconchego.

5. Pendente com várias lâmpadas para iluminação da escada

Um ponto importante e fundamental a ser analisado é se há iluminação suficiente para evitar acidentes. Um lustre pendente em escadas amplia a claridade de maneira focalizada, o que é exatamente o objetivo. Você pode optar por pendentes com mais uma lâmpada em escadas longas.

Interno de sala com três espelhos em parede e pendente de luzes.

O pendente com lâmpadas espalhadas é moderno e vai auxiliar a criar uma atmosfera despojada em escadarias neutras e simples, além, é claro, de atender à necessidade de iluminação dos degraus. No entanto, se você prefere um clima mais aconchegantes, aposte em opções com lâmpadas amarelas e material com estilo colonial, como a madeira.

Gostou de nosso conteúdo sobre pendentes para escadas internas?

Conheça também nosso post para saber como combinar lustres em ambientes integrados. Esperamos que tenha gostado de nosso post e que continue acompanhando as atualizações da Henrilustres para mais dicas de iluminação!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário