Luz para ler a noite: saiba qual escolher!

A leitura é um hábito muito importante para todas as pessoas, afinal, é por meio dela que aprendemos, estudamos e evoluímos enquanto estudantes e profissionais, por isso, com a rotina tão cheia de atividades e compromissos, é importante aproveitar aquele tempo livre para nos dedicar a fazer as leituras que gostamos ou que precisamos para seguir em frente com os nossos objetivos.

Contudo, muitas vezes, o único tempo que nos sobra é no período da noite, já que a maioria dos brasileiros trabalha em horário comercial e é preciso tomar alguns cuidados quando vamos ler neste período, já que vamos precisar das luzes artificiais para ler. E, você, sabe qual é a melhor luz para ler a noite? Acompanhe o post da Henrilustres e confira agora!

Afinal, qual é a melhor luz para ler a noite?

vários modelos de lâmpadas juntas e apagadas

No período da noite, é importante entender que os nossos olhos já vão estar mais cansados e que não devemos nos forçar a ler mais do que o necessário e, neste quesito, o tipo e a qualidade das luzes fazem toda a diferença na hora de efetuar as leituras.

Para realizar as suas leituras de uma forma que seja confortável para a nossa visão, é preciso entender que o mais indicado é encontrar o equilíbrio, ou seja, o seu ambiente de leitura não pode estar nem muito claro e nem muito escuro. O ambiente escuro pode fazer com que a gente precise forçar a vista para enxergar as letrinhas pequenas das páginas dos livros.

Já uma luz muito forte também pode atrapalhar jogando raios muito intensos na direção dos olhos, ofuscando a visão e fazendo com que forcemos para conseguir ler.

imagem aproximada de lâmpada e seu filamento interno

Portanto, na hora de escolher as lâmpadas que irão compor o projeto de iluminação do ambiente que você pretende utilizar para a leitura, é preciso se atentar a temperatura da cor. Isso por que apesar das lâmpadas amarelas ou de luz quente, como são conhecidas, serem indicadas para ambientes de descanso e relaxamento, elas não são as melhores opções para o exercício da leitura.

Já as luzes brancas ou frias são excelente opções para concentração e facilitam a leitura, desde que usadas com a quantidade de potência adequada para o tamanho do ambiente. Confira alguns aspectos fundamentais para montar um projeto de iluminação ideal para seu canto da leitura.

Atente-se a intensidade da iluminação do espaço

Como citamos acima, é preciso buscar o conforto visual ideal para ler de forma tranquila mesmo no horário da noite. Por isso, é válido buscar que a luz artificial proporcione o mesmo efeito da luz natural, para que não force a sua visão.

Quando a luminosidade é muito intensa, as pupilas tendem a se fechar e, ao contrário, quando a luz é muito fraca, elas tendem a se dilatar. Dessa forma, podemos afirmar que esses dois extremos podem ser bem prejudiciais à saúde dos olhos, além de fazer com que você, possivelmente, tenha fortes dores de cabeça e sinta cansaço quando estiver fazendo suas leituras.

Por isso, é muito importante que você conheça os tipos de lâmpadas antes de decidir qual vai usar no seu cantinho dos livros.

Confira os tipos de lâmpadas

nove tipos de lâmpadas diferentes destacadas em fundo branco

Ao construir ou reformar, é essencial observar a iluminação. Afinal, ela pode proporcionar mais conforto e bem-estar para sua rotina. Conheça os diferentes tipos de lâmpadas do mercado:

– Incandescentes – As lâmpadas incandescentes são as mais antigas e quem tem mais de 30 anos, sabe que elas chegaram a ser as únicas opções em um determinado período. Ela têm um tom amarelado e, hoje em dia, se apresentam como as opções mais baratas do mercado, contudo, são as que menos apresentam durabilidade e consomem muito mais energia. Como elas esquentam com mais facilidade, possuem pouca durabilidade e são pouco eficientes.

– Fluorescentes – As lâmpadas fluorescentes são encontradas em diversos formatos e são consideradas os mais econômicas quando comparadas com as incandescentes, já que apresentam maior durabilidade e economizam na conta de energia, além de se adequarem facilmente ao estilo do ambiente.

– Halógenas – As halógenas são mais eficientes e mais econômicas que as incandescentes, entretanto, não apresentam uma qualidade tão interessante quanto as fluorescentes. É um tipo de lâmpada intermediária entre os dois tipos anteriores, porém, uma desvantagem desse tipo de lâmpada é que ele não tem tanta durabilidade quanto as duas acima.

– Dicróicas – Este também é um tipo de lâmpada halógena, mas que possui um refletor (uma espécie de capa de vidro) coberto por um revestimento de material dicroico. Ela é amplamente utilizada para decorar ambientes pelo seu design diferenciado, além de ser possível usá-las em espaços com objetos com sensibilidade ao calor.

– LED – As lâmpadas de LED são as mais modernas e estão cada vez mais presentes nos projetos de iluminação por vários fatores. Elas são ecologicamente corretas, apresentam alta durabilidade e são muito eficientes na hora de proporcionar uma iluminação agradável e proporcional. Além disso, é possível utilizá-las em qualquer tipo de ambiente com um excelente custo-benefício, por que, apesar de custarem um pouco mais, elas também durarão por muito mais tempo.

Indicação da Henrilustres

três lâmpadas lado a lado, duas apagadas e uma acesa, em fundo marrom claro

Por fim, para te ajudar na hora de escolher a iluminação perfeita para seu espaço da leitura, oferecendo uma leitura agradável também a noite, a nossa dica é que você opte por escolher as lâmpadas fluorescentes ou as lâmpadas de LED, afinal, são os tipos que oferecem uma luminosidade que não irão prejudicar os seus olhos.

Lembre-se que as opções de LED custam mais na hora da compra, mas serão muito mais econômicas, durarão mais tempo e deixarão o seu ambiente muito mais bonito.

E, caso você queira ler mais dicas sobre como montar o seu espeço de leitura, leia também o nosso post sobre como montar o cantinho de leitura ideal.

E aí, gostou das nossas dicas para preparar o projeto de iluminação para sua leitura no período da noite? Esperamos ter ajudado. E confira muito mais dicas sobre iluminação e projetos de iluminação aqui no blog da Henrilustres!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário