Arandelas: ambientes especiais requerem luminárias especiais

Saber o que é arandela pode te ajudar a planejar a decoração de qualquer ambiente. Podemos te ajudar nessa missão, vamos juntos?

Na Grécia antiga, poetas arcaicos clamavam, em seus poemas, às luzes que se apagassem em meio ao encontro de suas amadas com outro amante, atrapalhando a relação do casal. A partir deste marco literário as fontes de luz adquiriram significados múltiplo, tal como o suporte capaz de assegurar a chama da paixão de dois amantes em meio à noite escura.

Isto só nos comprova que momentos especiais são dignos de iluminações memoráveis. E que suporte melhor que uma arandela para iluminar grandes momentos? 

Quarto de casal com arandelas na parte de cima da cama e sacada com vista para o mar

Inovadoras e elegantes, a origem das arandelas remonta os períodos coloniais e com o desenrolar do tempo foram evoluindo conforme as grandes tendências do design da iluminação. 

Muito mais que um suporte para lâmpadas, as arandelas são preciosos itens decorativos. Ao refletirem, muitas vezes, um design artístico outorgam ao ambiente ares de luxo e requinte.

Por serem encontradas em diversos modelos, estas luminárias podem ser utilizadas em diferentes cômodos com objetivos diversos, portanto, é fulcral saber escolher a sua arandela a fim de melhor combiná-la com o recinto em questão, afinal, quando alocadas em ambientes externos, essas luminárias precisam resistir a diversas condições de clima e tempo.

Nós da equipe Henrilustres reunimos neste post algumas dicas de decoração, nas quais as arandelas perfilam como protagonistas de estéticas singulares e audaciosas. 

Se você prima por decorações mais autênticas sem perder o conforto, estas dicas certamente são para você. Confira!

Arandela: funcionalidades essenciais

Arandelas são uma espécie de luminárias que caracterizam-se por serem fixadas nas paredes, tendo por objetivo  fornecer uma luz indireta e suave aos ambientes. Ademais, às arandelas está imbricada uma função estética, seja esta a de fornecer ao ambiente maior sofisticação sem a perda de aconchego.

É importante salientar que a iluminação advinda das arandelas é muito sutil, de modo que, uma vez que se objetiva clarear por completo um ambiente outros suportes de iluminação devem ser procurados. 

Arandelas em madeira com um fundo branco

Deste modo, consideramos estes equipamentos como apoio à iluminação direta e primária, que visam conferir ao ambiente múltiplas possibilidades estéticas de autenticidade.

Uma qualidade interessante das arandelas é o fato dessas luminárias serem projetadas, visando diferentes tipos de iluminação, ao levar-se em consideração as necessidades e especificidades de cada ambiente.

Modelos de arandelas: como usá-los na decoração de ambientes?

Quando buscamos por uma arandela, visando uma possibilidade de decoração de ambientes, o que de fato buscamos é uma forma singular e autêntica de prospectar no recinto em questão a nossa personalidade e estilo. 

Mesas de lanchonetes sendo iluminadas por arandelas

Assim sendo, buscamos aqui te apresentar alguns modelos de arandelas e respectivas potencialidades de decoração.

Vamos lá?

Arandelas clássicas

Bem sabemos que o clássico é inspiração para a modernidade. Diz-se que não há nada de novo que não tenha em suas bases elementos da cultura clássica.

A verdade é que o clássico nunca sai de moda! E o que era velho, na atualidade, passa a ser vintage. 

Arandelas clássicas concedem ao ambiente nuances de requintes e elegância sem perda alguma de conforto.

Arandelas clássicas com luzes quentes em um fundo preto

Tradicionalistas, estes modelos de luminárias são extremamente versáteis e funcionais e caem muito bem em ambientes como uma sala de estar, flertando com uma decoração mais oldway, o que pode conferir ao espaço um aurea de partilha de valores e princípios.

Arandelas clássicas também  são muito usuais em banheiros, uma vez que a luz que delas incide é muito difusa de forma a não causar nenhum dano visual, sendo bem quistas para iluminarem processos de maquiagem, além de criarem um ambiente mais leve e relaxante.

Arandelas modernas 

Seja para ambientes internos ou externos, arandelas modernas são luminárias de potencialidades imensuráveis. Não só agregam ótimas iluminações indiretas, como também podem transpassar ao recinto uma cultura mais conceitual, rica em detalhes. 

Arte com 3 tipos de arandelas modernas embutidas na parede

Geralmente, em design artísticos, estas luminárias são artefatos decorativos de ambientes com valores estéticos irreverentes e autênticos. Por serem pouco intimistas, a aposta em arandelas modernas em ambientes com propostas mais alternativas é sinônimo de sucesso.

Para esse tipo de modelo, encontramos formatos mais geométricos alinhados à tendência das vanguardas artísticas, tais com o cubismo e futurismo. Arandelas enviesadas  com propostas artísticas são ótimas para áreas de lazer, onde não só se compartilham momentos, mas ideias e sonhos.

Arandelas minimalistas

Jennie C. Jones disse uma vez que “existe uma natureza poética no minimalismo que é sobre o equilíbrio entre o cheio e o vazio”. 

Quando transpomos esta afirmação para o campo das decorações minimalistas  transformamos o mínimo em essencial.

Arandela minimalista do lado de uma cama de casal

Junto a isso, arandelas com designs minimalistas são mais intimistas e conferem ao recinto maior aconchego.

Onde o menos é mais, estas luminários protagonizam com maestria. As arandelas minimalistas podem ser esteticamente aprazível para quartos, hall de entrada e corredores com roupagem mais clean

Encontramos luminárias desta categoria em geometrias de traços simples e regulares, além de serem pinceladas com cores mais fechadas em matizes mais neutras, mostrando que nada além do básico importa.

Arandelas Industriais

Em linhas gerais, arandelas industriais geram um ar mais urbanístico ao ambiente, o que acaba por conferir-lhes um estilo mais retrô.

Foto de duas arandelas industriais na parede em fundo branco

Por nos possibilitarem revisitar uma cultura mais fabril, outorgando-nos a ideia de urgência e mobilidade, arandelas industriais são perfeitas para a decoração de pubs, cafés e restaurantes que têm como propósito transpassar ideais de sofisticação e eficiência. 

E aí, curtiu o nosso post? Para mais conteúdos como esse é só continuar acompanhando o blog da Henrilustres. Por aqui, te mantemos sempre por dentro de todas as informações fundamentais a decoração de luminárias. Não perca essa oportunidade!

Até mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário