Conheça o projeto luminotécnico: o que é, como funciona, quanto custa

Conheça o projeto luminotécnico: o que é, como funciona, quanto custa

Muito utilizado lá fora e ainda novo no Brasil, um bom projeto luminotécnico pode mudar por completo o visual e funcionalidade de um cômodo ou imóvel. Está pensando em construir ou reformar um ambiente e quer dar à iluminação todo o protagonismo que ela merece? Então vem com a Henrilustres e saiba o que é, como funciona e quanto custa um projeto luminotécnico!

O que é um projeto luminotécnico?

projeto luminotécnico plantas

Chamamos de projeto luminotécnico a concepção, planejamento e representação de todos os elementos de iluminação de um cômodo ou de todo um imóvel. Ele é realizado pelo light designer, um profissional especializado em iluminação, capacitado para entender as necessidades de cada ambiente e pensar as soluções mais práticas e agradáveis.

Se você curte iluminação, já sabe do seu potencial na composição de ambientes bonitos, agradáveis e funcionais. Com ela, é possível destacar ou esconder aspectos específicos, mudar a maneira com que as pessoas circulam pelos ambientes, criar atmosferas adequadas à utilização de cada espaço, expandir ou encolher dimensões. Enfim, existe um mundo de possibilidades pouco aproveitadas que vão tornar seu espaço ainda mais sofisticado.

Ao lado da arquitetura e da decoração, a iluminação é uma das principais ferramentas de design de interiores. E é no projeto luminotécnico que todas as ações de iluminação são pensadas e planejadas de acordo com as características do ambiente.

Como o projeto luminotécnico funciona?

projeto com pendentes

Quando contratado, o light designer realizará uma visita técnica ao espaço. Lá, vai obter informações como as medidas de largura, comprimento e pé direito, materiais utilizados nos revestimentos do piso, as cores e materiais das paredes, o posicionamento dos móveis, etc.

Ele também realizará um briefing atencioso, em que discutirá com o proprietário suas preferências estéticas e funcionais, passando pela disponibilidade de orçamento para realização da obra e as opções viáveis dentro deste cenário.

projeto luminotécnico sala de estar

Depois, o profissional entrará em ação produzindo um estudo preliminar, uma prévia com todo o processo criativo. Se aprovado, este estudo será levado ao software, em que serão realizados cálculos exatos para apurar a tomada de decisões. Se necessário, é possível gerar uma renderização 3D para visualização do projeto.

É possível, ainda, que seu projeto luminotécnico seja realizado antes da construção do ambiente, junto dos projetos arquitetônico, elétrico e de decoração. Isso oferece aos profissionais ainda mais possibilidades de aperfeiçoamento, posto que as necessidades e facilidades de iluminação e uso do espaço serão pensadas em conjunto.

Softwares luminotécnicos: a representação do seu projeto

Para saber de maneira exata qual o efeito das estratégias de iluminação escolhidas para determinado ambiente, o light designer utiliza softwares de iluminação que realizam cálculos finos e oferecem uma visualização foto-realista do projeto.

iluminação de sala

Com esses softwares, é possível fazer uma análise espacial completa, antecipar o visual de um cômodo e entender com cuidado como cada acessório influencia a utilização dos demais. Afinal, um planejamento cuidadoso é sempre a melhor alternativa para evitar erros e gastos extras.

São dois os cálculos mais essenciais realizados via software: a iluminância – ou a quantidade de fluxo luminoso dividido pela área – e a luminância – a intensidade de luz que determinada superfície emite dividida pela área em uma direção específica. Entenda também o que é plafon.

Para que seja possível atingir esses valores com exatidão, o especialista insere dados sobre os equipamentos de luz escolhidos (lâmpadas, painéis LED, luminárias, arandelas, etc) e as superfícies utilizadas em móveis e revestimentos. Atualmente, são dois os métodos de cálculo utilizados por todos os softwares disponíveis: ray tracing ou radiosidade.

Diferenças entre projeto elétrico e projeto luminotécnico

projeto de iluminação de cozinha

No papel, os projetos elétrico e luminotécnico podem ser semelhantes. Isso acontece pois os dois estão muito relacionados e se conectam em diversos aspectos. As diferenças, no entanto, são bem importantes.

Enquanto o projeto elétrico específica fiações, sistemas, disjuntores e interconexões internas, cuidando essencialmente da infraestrutura elétrica, o projeto luminotécnico se encarrega da instalação de iluminação que de fato se manifesta visualmente e funcionalmente ao usuário.

projeto luminotécnico banheiro

Nele, são definidas a posição e configuração das fontes de luz, posição dos interruptores, tipos de lâmpada, tipos de acessório de iluminação, temperatura de cor, fachos, intensidades de luz e etc. São sutilezas de iluminação que simplesmente não aparecem no projeto elétrico e fazem toda a diferença para um ambiente confortável.

De certa forma, ambos os projetos estão conectados ao projeto arquitetônico e de decoração de interiores, que deverão ser executados primeiro. É importante que ambos os profissionais – o engenheiro elétrico e o light designer – estejam bem alinhados para que o projeto como um todo seja o mais redondo e econômico possível.

E quanto custa um projeto luminotécnico?

O valor cobrado pelo light designer dependerá fortemente da extensão e complexidade do projeto luminotécnico. Influenciam no preço, ainda, a necessidade de uma renderização 3D, além da experiência e nome do profissional.

Estima-se que o preço mínimo gire em torno de R$ 2.000,00. Os preços mais altos ficam na faixa de R$ 12.000,00. Considere também variações causadas pela região do país em que você vive, características dificultantes do projeto e solicitações de alterações amplas, que podem ser cobradas.

Gostou? Conta pra gente! Deixe um comentário com suas dúvidas, sugestões, ideias e experiências que com certeza vão nos ajudar a deixar esse blog ainda mais com a sua cara!

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre iluminação, decoração e design, não perca nenhuma das nossas atualizações, que acontecem toda semana.

A Henrilustres também está no Instagram. Siga a gente por lá e encontre muito mais conteúdo de ponta, com fotos lindas e todas as novidades da nossa loja!

Nos vemos no próximo post. Até!

Deixe um Comentário