Rasgo de luz: o que é? Qual efeito causa no ambiente?

Rasgo de luz: o que é? Qual efeito causa no ambiente?

O rasgo de luz, que também é conhecido como sanca de gesso, é muito pedido nos projetos arquitetônicos para deixar o ambiente mais iluminado e com um espalhamento melhor da luz. O efeito gerado é surpreendente e deixa o espaço ainda mais aconchegante. Diversas residências e ambientes de luxo optam por esse método de iluminação porque ele é funcional e, dependendo da lâmpada, você consegue dar um toque com mais ou menos intensidade.

Hoje a Henrilustres preparou esse conteúdo exclusivo parar tirar suas dúvidas sobre o Rasgo de Luz, vamos te ajudar a entender se ele vale a pena ou não. Também vamos dar dicas sobre quais são os ambientes em que eles se encaixam perfeitamente, para que não ocorra erros na hora de planejar o seu.

Como funciona o rasgo de luz?

rasgo de luz no teto de gesso em formato de l

O rasgo de luz é uma faixa criada numa base de gesso, seja no teto ou na parede, funciona muito bem como ampliador de espaço e também economiza energia, uma vez que a luz se espalha com mais propriedade pelo ambiente. Esse tipo de sanca se tornou tendência em todo o mundo, pois é a combinação perfeita entre a iluminação de qualidade e o gesso.

Controlando a intensidade luminosa do local, você consegue entender também onde são os espaços que mais precisam de luz, neles é que deve ser feito seu rasgo de luz, podendo ter apenas um ou vários no mesmo lugar.

Em quais cômodos colocar rasgo de luz?

Os rasgos de luz podem ficar em diversos cômodos, vai depender de como você quer que fique o ambiente, uma vez que por serem detalhes espaçosos com luz, fazem toda a diferença. Você deixa o local mais clean e ao mesmo tempo, dependendo do tamanho do feixe de luz, é possível deixar o espaço completamente iluminado.

rasgo de luz em teto de quarto de casal

Nos quartos eles ficam espetaculares, combinando a lâmpada certa, você consegue equilibrar as temperaturas junto com as cores do quarto, enquanto os outros elementos ficam destacados pela luz que se reflete. Por isso pense muito bem também onde cada móvel estará, para que esses feixes de luz não atrapalhem e sejam um complemento para montar um quarto sofisticado e aconchegante.

Já a iluminação da sala pode conter feixes menores, que deixam um espaço equilibrado e dão uma atenção maior em outros espaços. Com a intenção de ampliar o ambiente, essas faixas de luz podem ajudar nesse direcionamento dos locais.

rasgo de luz em teto de sala de estar

Em algumas residências, o risco de luz acontece seguindo do corredor até a sala ou até a cozinha, e com isso direcionam para os cômodos. Por essa versatilidade, você pode usá-lo em qualquer lugar para dar o toque especial que deixará sua casa ainda mais sofisticada e luxuosa.

Qual lâmpada usar no rasgo de luz?

Os rasgos de luz são ótimos para economizar energia, isso porque fazem um caminho de luz grande, o que abre espaço para usar uma fita de LED, as quais conseguem espalhar muito bem a luz por todo o ambiente, consumindo menos energia.

Para quem gosta de inovar, usar uma fita de LED colorida pode dar um toque ainda mais moderno aos rasgos de luz, então veja suas possibilidades e arrisque para ter um ambiente que seja versátil e super aconchegante. Uma outra ideia de lâmpada que fica muito bem nos rasgos de luz são dos spots e trilhos, perfeitos para quando você quer uma luz mais difusa, que ao mesmo tempo em que dá sofisticação ao espaço, também traz um toque mais clássico.

Nos ambientes rústicos, os spots quando usados com a um rasgo de luz, conseguem dar destaque ao teto, e isso completa os móveis, que nesse caso, são geralmente de madeira, e esse tipo de luz se encaixa muito bem com esse ambiente!

Como instalar fita de LED em rasgo de luz?

Para você usar uma fita de LED precisa considerar qual tipo de fita irá comprar. Entre os tipos disponíveis você pode encontrar as fitas de LED diretas, as de baixa tensão, baixa luminosidade, mediana, iluminação forte e muitas outras. Então, entenda primeiro como você quer a iluminação de seu ambiente e depois compre a fita desejada.

Para instalar, basta ver o tamanho da fita para encaixá-la no rasgo de luz. Use uma tesoura se for necessário cortá-la, e a dica fundamental é tomar cuidado com o corte, porque existem as partes corretas onde eles devem ser realizados. Depois de cortado, é importante que você solde os terminais para evitar possíveis oxidações.

Depois disso é só ir colando nas extremidades do rasgo. Elas vêm com uma fita dupla face, por isso facilita ainda mais seu trabalho. Confira cada detalhe e só ligue quando tiver tudo organizado. Depois é só aproveitar seu trabalho.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Rasgo de Luz, não se esqueça de acompanhar nossos outros posts para ficar por dentro de tudo sobre iluminação! Aproveite e confira como fazer uma iluminação vintage em seu ambiente! Até a próxima!

Deixe um Comentário