Sanca de gesso invertida: o que é e como aplicar

Se você está buscando efeitos novos e incentivos para decorar seu ambiente, certamente vale a pena considerar a instalação de uma sanca de gesso invertida; entre as técnicas dessa categoria, ela certamente vai criar uma atmosfera única no seu ambiente!

A sanca de gesso e seus tipos

A sanca de gesso consiste na aplicação de uma modelagem com bordas de gesso, criando um espaço extra no forro. A técnica se tornou muito querida especialmente em apartamentos, onde o teto é relativamente mais baixo, então a aplicação da sanca, além de ganhar em níveis de profundidade, estiliza o forro e permite a instalação de focos novos de luz.

Comumente, a sanca proporciona um dos principais meios de gerar iluminação indireta, com o auxílio de spots de luz, fitas de LED, mangueiras de luz ou lâmpadas fluorescentes.

Entre as técnicas mais comuns para sancas de gesso estão:

  • Sanca de gesso aberta: a modelagem aberta da sanca é ideal para a iluminação indireta, pois cria um espaço recôndito ideal para a aplicação da iluminação indireta.
  • Sanca de gesso fechada: Com a modelagem fechada, as opções de customização na modelagem são maiores,mas fica mais difícil a instalação de iluminação indireta. Plafons ou spots divididos por sua extensão costumam ser mais comuns.

Sanca de gesso invertida

Já a sanca de gesso invertida tem o padrão oposto: ao invés de ser uma espécie de “vazado” no volume do teto, ela é composta uma extensão de drywall ou gesso que oferece sensação de rebaixamento do pé direito, numa extensão maior que a da sanca de gesso fechada comum.

A sanca invertida pode ser instalada de diferentes formas, e pode receber tanto a técnica de sanca invertida fechada (menos comum) quanto sanca invertida aberta.

Na maior parte das vezes, a sanca de gesso invertida é projetada no centro do forro, com uma cantoneira auxiliar nas laterais, mas também não é incomum que seja aplicada sem.

De acordo com a iluminação, a cantoneira ajuda a controlar a irradiação da luz. Se projetada direto na parede, dependendo do tipo de lâmpada, como os spots, por exemplo, ela pode ficar muito marcada, e se não não tiver um distanciamento adequado, pode acabar ficando a irradiação de luz muito rebaixada e forte.

Uma vez que o principal efeito da sanca é decorar e permitir um foco novo e brando de luz, o efeito buscado é mais suave, por isso vale a pena pensar em um espaço adequado para que a luz não fique nem muito comprimida nem muito difusa.

Um espaçamento médio adequado entre a sanca e a cantoneira é de 15 cm, e quando a sanca é projetada sem cantoneira, muitas vezes está preparada para um efeito diferenciado.

Como aplicar a sanca de gesso invertida

Antes de tudo, é necessário escolher qual vai ser a técnica aplicada e a lâmpada usada, pois cada tipo de lâmpada exige uma forma diferente de ser afixada. As fitas de LED e mangueiras precisam da instalação de um perfil para embutir, já os spots, de um espaço direto no gesso.

No caso da sanca de gesso invertida, o foco costuma vir da parte rebaixada em direção à cantoneira.

  • Sanca de gesso central

sanca invertida de gesso com lustre

Apesar de termos falado muito sobre cantoneiras de sanca, em espaços muito grandes onde se quer instalar uma iluminação difusa central com lustres além da iluminação indireta suplementar, a sanca é instalada como uma de modelagem fechada, mas com o detalhe do espaço para a iluminação extra.

Esse modelo é ótimo para salas muito grandes, seções de lojas e casas com ambientes integrados, de forma que você pode adicionar uma iluminação central na sala, sobre o centro, outra na cozinha, sobre a mesa, outra sobre a pia, ou no hall entre os quartos, por exemplo.

  • Sanca invertida direto nas bordas

sanca invertida de gesso fita de gesso

Outro efeito interessante de se causar é o de fechar toda a extensão do teto, deixando a borda da sanca diretamente próxima da da parede, com um espaço menor que 15cm.

Com isso, você projetará a luz com muito mais intensidade, de forma que ela quase crie um foco, especialmente se partir de um spot.

Esse efeito fica muito interessante em ambientes com decorações exuberantes de aparadores, ou sobre espelhos, como no banheiro ou no quarto, além de servir muito bem para estacionamento e halls também.

  • Sanca como integradora de ambientes

sanca invertida de gesso para sala de estar

Falamos do efeito de individualização que a sanca pode causar em espaços integrados mas mais do que isso, ela também pode causar o efeito de integrá-los, especialmente quando estes são menores, esse efeito pode ser muito útil para causar um efeito de ampliação de espaço, de condensação de ambiente. Funciona muito bem com decorações minimalistas.

  • Rasgo de luz na sanca invertida

sanca invertida de gesso para sala

Caso precise ou queira uma iluminação direta e não segmentada, você pode aproveitar a sanca invertida para fazer rasgos de luz, desse modo, você consegue desenhar múltiplos focos e agregar profundidade à instalação da luz como alternativa a faixas suspensas.

Gostou das ideias para instalar sua sanca de gesso invertida? Certamente essa é uma técnica amada e que agrega muito valor, além de dar uma ambientação única no seu espaço.

Aqui no blog da Henrilustres você encontra tudo sobre luminotécnica e decoração, e na nossa página, itens exclusivos de iluminação, feitos sob medida para customizar seu ambiente, entre em contato conosco e avaliamos seu espaço!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário