Tipos de arandela: quais são os principais? Conheça aqui!

As arandelas são opções de pontos de luz que trazem muito charme na iluminação e que estão se popularizando muito na área de decoração de ambientes, trazendo a possibilidade de serem aproveitadas tanto em espaços internos quanto para espaços externos.

As principais características desses tipos de itens de iluminação é oferecer uma luz indireta para os espaços sendo fixadas na parede, possibilitando diversos efeitos estilísticos com os fachos de luz que criam.

Contudo, existem tipos de arandelas diferentes e, para que você possa fazer a melhor escolha para compor a sua decoração, trouxemos para você quais são esses modelos disponíveis no mercado. Confira!

10 principais tipos de arandelas

É válido ressaltar que as arandelas não devem ser usadas como iluminação principal de um ambiente, já que elas oferecem uma iluminação mais suave e indireta. Contudo, elas podem ser perfeitas para deixar o espaço mais aconchegante ou mais decorado, independente do cômodo escolhido.

O melhor é que existem vários tipos diferentes, assim, fica mais fácil escolher um modelo ideal para combinar com móveis, texturas de paredes e outros itens de decoração do seu espaço. Confira os tipos que a Henrilustres trouxe para você conhecer!

Arandelas de luz direta

Como o próprio nome revela, esse modelo de arandela direciona o seu facho de luz diretamente sobre um ponto, graças à sua estrutura que traz apenas uma proteção transparente de vidro ou plástico sobre a lâmpada.

Arandela de estrutura em preto e vidros transparentes com lâmpada dentro.

Nos ambientes internos, esse tipo de arandela é amplamente utilizada em cômodos menores, direcionando a sua luminosidade para elementos específicos da sua decoração.

Já nos ambientes externos, você provavelmente já deve ter visto o modelo tartaruga, que é uma opção clássica para muros ou fixada sobre o batente das portas de entrada e saída das áreas externas de casas e condomínios.

Arandelas com cúpula

Esse modelo tem uma função muito similar à de um abajur, porém ele é fixado na parede (por isso, é uma arandela). É um tipo de iluminação ideal para os dormitórios, principalmente para serem instalados próximos à cabeceira, perto da cama, sendo muito usados em momentos de leitura.

As arandelas com cúpula podem ter diferentes tipos de design, por isso, você encontra facilmente desde os estilos retrô até os modelos para uma decoração minimalista em diversas cores, principalmente na parte da cúpula. Assim, você consegue encontrar o modelo ideal para sua decoração.

Arandelas com uma saída de luz

Existem dois subtipos de arandelas com uma única saída de luz: as uplight e as downlight!

As arandelas uplight direcionam o facho de luz para cima, geralmente para o teto ou para destacar um ponto específico acima da peça. Em contrapartida, as downlight direcionam o facho de luz para baixo e são muito utilizadas em áreas como jardins de inverno e ambientes externos.

São modelos que trazem muito charme para os ambientes e oferecem muito conforto para a visão. Ficam ótimas em salas de TV, quartos e corredores!

Arandelas com dupla saída de luz

Conhecidas também como arandelas de duplo efeito, elas oferecem as duas funções de luminosidade: uplight e downlight, projetando fachos de luz para cima e para baixo.

Existem diferentes modelos dessas arandelas que oferecem efeitos únicos na iluminação, criando diversas formas de luz. São amplamente usadas na decoração, já que trazem muitas possibilidades de combinações diferentes.

Arandelas translúcidas

Como o próprio nome revela, são modelos que possuem um material de proteção translúcido que reveste a lâmpada. Geralmente, são associados aos tipos de luz direta, já que a sua iluminação é bem similar a esse tipo de arandela.

Arandela de formato retangular com base preta em parede.

Por isso, trazem muito conforto para o ambiente, já que a iluminação fica espalhada por todo o ambiente de um modo suave. Comumente, são instaladas no hall de entrada, nos corredores e em varandas.

Arandelas em caixa de vidro

Esse modelo de arandela é semelhante ao tipo translúcido, entretanto, o vidro tem a função de deixar a iluminação mais intensa.

Você encontra diferentes tipos de arandelas de caixa de vidro, desde os modelos clássicos, retrôs, até os tipos mais modernos e futuristas.

Elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de ambiente, tanto internos quanto externos, ficando muito lindas em jardins, corredores, salas de estar, entre outros cômodos.

Arandelas retangulares

Esses tipos de arandela são os mais tradicionais e possuem proteção externa no formato retangular, sendo até mesmo possível embuti-las na parede.

Elas são cheias de charme e muito utilizadas em ambientes com muita circulação de pessoas, já que oferecem uma iluminação muito interessante para ambientes de festas, por exemplo.

Arandelas clássicas

Os modelos clássicos são os mais caros do mercado, afinal, eles trazem elementos como os cristais em sua composição e fazem referências aos castiçais históricos de castelos antigos. São arandelas para decorações diferenciadas, que remetam a tempos clássicos.

Geralmente, compõem a decoração de ambientes como bares, restaurantes, igrejas, hotéis ou casarões de época.

Arandelas Rústicas

As arandelas rústicas são modelos que fazem referência às decorações bucólicas e campestres para os ambientes. Além de muito belas, elas são ideais para oferecer conforto e bem-estar para a iluminação.

Arandela rústica em formato desenhado.

São encontradas em diferentes tipos de materiais no mercado, como madeira e metal, além de poderem apresentar várias cores e formatos.

Arandelas Industriais

Esses modelos de arandelas são aquelas trazem um estilo de decoração industrial, fazendo referência aos galpões de fábricas em uma espécie de conceito urbano.

Elas possuem uma estética industrial, apresentando-se em diversos formatos diferentes, unindo o moderno e o retrô com toques de elegância. Para quem gosta de elementos diferenciados, elas são as opções mais recomendadas.

De modo geral, quase todos os tipos de arandelas compõem muito bem as áreas externas, já que parecem que foram feitas para esses ambientes. Mas também oferecem uma iluminação muito confortável para ambientes internos, por isso, se apresentam em diversas variações de estilos de decoração, das mais tradicionais às mais modernas.

E aí, gostou desse conteúdo? Que tal conferir também nossas dicas para instalar a sua arandela? Não deixe de acompanhar as atualizações do nosso blog!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário